Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Uso da água na produção da ‘Cachaça Batista’ serve de modelo no 8º Fórum Mundial da Água

Edição nº 1616 - 30 de Março de 2018

A Cachaça Batista, em parceria com o IBRAC - Instituto Brasileiro da Cachaça e a CNA - Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, levou o nome de Sacramento ao 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília – DF, no período de 17 a 23 de março, e que reuniu uma média de 17 mil pessoas por dia.

O IBRAC (Instituto Brasileiro de Cachaça) foi convidado em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

Com o objetivo de apresentar formas sustentáveis e conscientes da utilização dos recursos naturais, com foco na água, das principais cadeias agropecuárias brasileiras, desde a produção e industrialização desses produtos, o IBRAC, com o apoio dos seus associados, demonstrou como o setor vem desenvolvendo ações de sucesso sobre o melhor uso de recursos hídricos na produção de Cachaça.

“- A Cachaça Batista, na condição de associada do Instituto, foi convidada para apresentar um “case” (termo em inglês para denominar um caso bem sucedido de negócio, um modelo a ser seguido), que recebeu o título de 'Água no ciclo de produção de cachaça', ilustrando a conexão entre a produção de Cachaça e o consumo sustentável de recursos hídricos. 

E realmente, o modelo apresentado pelo empresário Marco Antônio Afonso Mota, detentor da marca que é produzida em Sacramento, foi um sucesso. “Os participantes ficaram impressionados com a redução de água obtida pela Cachaça Batista para a produção de um litro do produto”, revelou o empresário.

No dia 19 de março, o stand da CNA,  parceira da Cachaça Batista, recebeu a visita da comitiva chinesa. Na oportunidade, Carlos Lima do IBRAC, presenteou o vice-ministro de Recursos Hídricos da China, Zhou Xuewen, com uma garrafa da Cachaça Batista Ouro, abrindo as portas para o produto sacramentano chegar àquele país. 

 

‘Uso racional da água é um de nossos principais objetivos

O Fórum Mundial da Água (World Water Forum) é o maior evento global sobre o tema água. Organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados sobre o assunto, o Fórum tem como missão, “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra".

O Conselho Mundial da Água, organização internacional fundada em 1996, com sede permanente na cidade de Marselha (França), é uma organização internacional que reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. 

O Conselho é composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O interesse de Marco Antônio em participar do evento, além de sua importância internacional, nasceu também do fato da política ambiental que sempre promoveu na Fazenda Boa Sorte, sede produtora da Cachaça Batista, que vai de encontro ao objetivo do Fórum, um encontro de tão grande relevância na agenda internacional. 

“- Nosso interesse pela preservação ambiental esteve sempre presente em nosso trabalho, tanto em relação à flora como no uso sustentável dos recursos hídricos, objetivo principal do Fórum, que visa o uso racional da água”, justificou, ressaltando a abrangência política, técnica e institucional do Fórum.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. As sete primeiras edições foram realizadas  em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. Essa é a primeira vez que o evento é realizado na América Latina e o Brasil foi selecionado em 2014. 

Fotos:

Cedidas pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, no dia 22.03.2018, detentora 

dos direitos autorais.