Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Epicentro do tremor foi na Usina do Estreito

Edição nº 1612 - 02 de Março de 2018

Moradores na região da Usina de Estreito, em Rifaina e em Sacramento, cidade vizinha, relataram à imprensa terem sentido o abalo sísmico, com episódios que mais pareciam “uma vibração” atingindo principalmente janelas e móveis domésticos.

De acordo com informações no site da prefeitura de Rifaina, o Prof. Marcelo Assumpção, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) informou que tremores desta magnitude não são capazes de causar danos por causa do baixo impacto. 

Estudiosos do IAG dizem ainda que tremores pequenos são comuns no Brasil e são causados por forças ou pressões geológicas presentes na crosta terrestre que, ocasionalmente, podem provocar um leve deslocamento em alguma falha ou fratura geológica no meio da crosta a poucos quilômetros de profundidade. Isto é, as vibrações sentidas pelas pessoas e registradas pelas estações sismográficas são causadas por este deslocamento repentino na fratura. 

O Instituto informou ainda que a região do triângulo mineiro e o Nordeste do Estado de São Paulo têm histórico de atividade sísmica. Em 1990, o município de Sacramento registrou um tremor de magnitude 4,2 na escala Richter. Em fevereiro último, moradores da Jaguarinha, povoado distante 45 quilômetros do município sentiram também um pequeno tremor. Na cidade, a Mina da Loca, uma gruta de arenito que serve como o mais antigo manancial da cidade, desabou. Não se sabe se tem relação com o tremor do povoado. 

Segundo informações de outras mídias, os tremores de terra na região que margeia o Rio Grande entre Passos, Ibiraci, Pedregulho, Rifaina e Sacramento seriam consequência de uma falha geológica cuja dimensão ainda não foi identificada.  Os especialistas das universidades de Brasília (UnB) e de São Paulo (USP) vão aprofundar os estudos para buscar identificar o porte desta falha, mas tranquilizam a população, garantindo  que não há risco de tremores de magnitude superior a 4,5 graus.