Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Frente Mineira se mobiliza e tenta barrar leilão de usinas hidrelétricas

Edição nº 1583 - 11 de Agosto de 2017

Com o objetivo de barrar a venda pelo governo federal de quatro usinas sob a concessão da Cemig, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes, com o governador Fernando Pimentel  e integrantes da Frente Mineira de Defesa da Cemig, cumpriram agenda em Brasília.

Um dos compromissos, na noite de terça-feira (8), foi com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli. O deputado Rogério Correia, 1º secretário da ALMG, que tem encabeçado as ações da Frente Mineira, salientou que a finalidade do encontro foi pedir apoio a Toffoli para que propostas que impeçam o leilão sejam debatidas. Segundo o parlamentar, o ministro sinalizou que um acordo entre as partes seria o melhor caminho. Ao Estado interessa o acordo, mas a União estaria irredutível, conforme salientou Correia.

Também participaram do encontro o presidente da Cemig, Bernardo Alvarenga; o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Olavo Machado, e o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, além de presidentes de sindicatos e deputados federais que integram a Frente Parlamentar Federal em Defesa do Setor Elétrico.

Mobilização: A Frente Mineira, integrada por parlamentares, movimentos sociais e sindicatos, foi lançada no último dia 24 de julho, na Assembleia, para desencadear uma ampla mobilização no Estado contra o leilão das usinas de São Simão, Jaguara, Miranda e Volta Grande, no Triângulo Mineiro, que respondem por cerca de 50% da energia gerada pela Cemig. O STF deve julgar ainda neste mês se o governo federal pode fazer o leilão das usinas hidrelétricas. (Jornal O Tempo)