Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Maritaca lança projeto ao comemorar cinco anos

Edição n° 1340 - 14 Dezembro 2012

Ao comemorar cinco anos de serviços no município, a empresa Maritaca Turismo, de Fred Crema, lança o plrojeto Sacramento + Verde, em parceria com o Ministério Público e Fórum Magalhães Drumond, com o objetivo de arborizar a área urbana.

 “- A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o índice mínimo de 12 m² de área verde por habitante na área urbana”, informa o idealizador do projeto, Fred Crema, ressaltando que, “Sacramento, apesar de estar bem próximo à zona rural, ainda não possui a quantidade ideal de árvores no perímetro urbano, que seria em média uma árvore e meia por habitante. (...) São elas umas das responsáveis pela produção do oxigênio, influenciam na temperatura local, nas chuvas, protegem a população e os veículos do sol e ainda embelezam a cidade”.

Na prática, o projeto tem como objetivo, plantar mudas de árvores nas calçadas de quem desejar. “O projeto tem o Fórum e o promotor José do Egito como parceiros, que doarão as mudas, que são resultado de multas aplicadas às pessoas que cometeram crimes”, esclarece o autor.

 Apoiando o projeto, o promotor público, José do Egito de Castro Souza, reconhece a falta de verde na cidade. “Sacramento é carente de árvores, você anda ruas e ruas sem encontrar uma sombra de árvore.  A rua do Fórum só tinha uma árvore, até que fizemos um projetinho e plantamos essas árvores que estão aqui. A cidade fica mais fresca, bonita, sombra para os veículos e até para as pessoas que vão andando e param pra descansar”, comentou.

Informou o promotor que o Ministério Público e o Fórum têm mais de 500 mudas  de quaresmeira, que floresce quase o ano todo, e 500 mudas de oiti, que tem um copa frondosa e dá uma sombra extraordinária. Ela deve ser  podada e pode ser moldada  para não crescer muito. São árvores adequadas para a arborização urbana. Apoiamos totalmente o projeto”, disse.

Quem se interessar por uma Sacramento mais verde é só entrar em contato com a empresa Maritaca Turismo, através do telefone (34) 3351–5059. As mudas serão plantadas pelos colaboradores da empresa, a fim de facilitar para os interessados e garantir o sucesso do projeto. Os interessados podem também buscar mudas no Ministério Público ou com Cristian no Juizado. “O interesse da sociedade é importantíssimo”, destacou o promotor.