Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PF embarga pedreiras no Parque Nacional da Serra da Canastra

Edição nº 1126 - 01 Novembro 2008

A Polícia Federal, numa operação de combate à extração mineral irregular embargou cinco pedreiras e depósitos de quartzito no Parque Nacional da Serra da Canastra, no sul de Minas. Com ajuda de um helicóptero, 30 homens, entre técnicos do Instituto Chico Mendes, do Ibama e policiais federais e militares do Meio Ambiente procuram por pedreiras que fazem a extração clandestinamente no Parque Nacional da Serra da Canastra.

Através de imagens aéreas é possível ver a devastação causada pela extração e os córregos cheios de pedras. Segundo a Polícia, pelo menos seis áreas de extração clandestina já foram encontradas na Serra.   “Estamos fazendo uma análise das pedreiras que estão licenciadas, com o Termo de Ajustamento de Conduta quanto à área que está sendo explorada para saber se eles não estão ultrapassando a área, avanço nas frentes, acima ou avanço lateral; se o sistema de controle de drenagem e de revegetação das pilhas estão sendo feitos”, explicou a analista ambiental Paola Vieira Ribeiro. 

A Associação dos Extratores de Pedras reclamou que a fiscalização também foi feita em áreas legais, onde construções foram demolidas, porém, o Diretor do Parque da Serra da Canastra, Joaquim Maia Neto informou que todas as ações realizadas durante a operação respeitam a lei de crimes ambientais.

A fiscalização prossegue e abrangerá toda a extensão da serra.