Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Estado cadastra bandas civis

Edição nº 1121 - 3 Outubro 2008

O Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de cultura  está com uma campanha para cadastrar e atualizar documentos de bandas civis do Estado, que segue até o dia 21 de outubro.  

As corporações cadastradas e com registro regular estarão aptas a participarem do Programa de Apoio às Bandas Civis de Música do Estado de Minas Gerais. Criado há mais de 20 anos, o programa realiza doação de instrumentos, e promove, em várias cidades, oficinas, cursos de regência, instrumentos, percepção musical e reparo de instrumentos, capacitando os músicos a darem continuidade a uma das expressões culturais mais fortes do Estado.   

 Para serem beneficiadas, as bandas civis devem enviar ofício manifestando a necessidade e especificando os instrumentos de que necessitam, o fato de não terem sido contempladas com a doação de instrumentos nos últimos três anos, além de estar com o cadastro atualizado. Doação de instrumentos, cursos de reciclagem e encontros de bandas são algumas das ações previstas para o Programa que se destina, exclusivamente, às bandas civis.  

Minas Gerais possui mais de 800 bandas civis, que reúnem cerca de 30 mil músicos de diversas idades. “As bandas civis têm importância fundamental na vida musical, social e cultural do interior de Minas, perpetuando gêneros abandonados pela música comercial”, afirma o secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant.