Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1714 - 14 de Fevereiro de 2020

Bateria 2000 no embalo final

 

O músico e mestre de bateria, Marcos Botelho Bonatti, faz parte do time da, vamos dizer, 'velha guarda', sem nenhum pejorativo, da Bateria 2000, que este ano desfile no Carnaval de Rua completando seus 20 anos de existência. Veja o time de feras na foto acima, responsável pelo embalo de uma bateria que nasceu no último ano final do século XX, graças...

Comandada por Botelho, de quarta a domingo, a Bateria 2000 vem se reunindo no velho prédio do Banco Credireal para afinar os tamborins e caixas de som para uma apresentação exemplar no Carnaval dos 200 Anos. Foi ali, num pequeno intervalo que Botelho falou ao ET.

“- Um resgate muito importante. E eu fiquei muito lisonjeado com o convite para trazer de volta a Bateria do Sacramento Clube, rebatizada como Bateria 2000 a partir daquele ano. Então, a primeira vez que desfilei na avenida foi em 1978, exatamente no ano da oficialização do Carnaval na cidade. 

Outro veterano do grupo, Eduardo Cordeiro, o Ado, que dirige o bloco dos tamborins, completa: “Muito importante esse reencontro com a história, que estão promovendo, porque vai propiciar uma oportunidade de encontrar grandes amigos e amigas que fizeram parte dessa história, mesmo porque a maioria mora fora. Para mim, reencontrar e poder tocar com eles, será uma felicidade muito grande”, reconhece. 

Naquele ano, o ritmista Marquinho Botelho recebeu homenagem da comissão organizadora pelos 29 anos de bateria na avenida. 

Ado não se lembra de quando começou, mas sabe que o mais longevo da turma. “Nos meus belos 60, sou o mais velho da turma e me lembro que comecei na época do  Efren. Marquinho Botelho era criança, ele é da quarta geração. Essa 'molecada' aí está em torno dos 40... Acontece que eu sempre estava lá, continuei tocando com a 2ª, 3ª, 4ª geração (risos)...”

 

LÚCIA SANTOS É A FELIZ GANHADORA DO FUSCA

Lúcia Santos, moradora da Cohab, foi a ganhadora do Fusca Azul sorteado no domingo 9, no almoço de encerramento da festa de São Brás, comemorada na Igreja de São Brás, no Residencial Cohab e no salão de festas da Paróquia de Na. Sra. da Abadia. A parte religiosa da festa iniciou com o tríduo nos dias 31 a 2/2 e, no dia 3, dia de São Brás, a celebração contou com missa, procissão e bênção da garganta. 

 

JULIANA MENEZES

A EE Cel José Afonso de Almeida recebeu seus alunos na segunda-feira 10 de maneira inovada e artística, por conta da professora e pedagoga Juliana Menezes, que interpretou uma 'estátua viva' no galpão de entrada da escola. A performance surpreendeu e agradou os jovens estudantes que eram agraciados com diferentes gestos ao interagirem com ela.  

“Foi um momento único, impressionante. Muito lindo, pura arte”, relatou Sumaia Debroi, que presenciou o momento.

 

SARAU DO DESPEJO

à frente do Casarão Centenário, sede do Instituto Cultural Leopoldina Geovana de Araújo, os apoiadores do Sarau do Despejo, o poeta José Belizário, o casal Luiz Eduardo e Renilda e a diretora de Cultura, Eliana Villas Boas.  Instituto Cultural Leopoldina Geovana de Araújo (INCLA). Momento onde a Arte se fez presente através de vários artistas, poetas, contadores de causos, declamadores, cantores e tocadores...