Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1698 - 25 de Outubro de 2019

Instituto Madiba traz Salibi a Sacramento

O Instituto Madiba recebeu nessa terça-feira 22 o palestrante, de renome internacional, José Salibi Neto, para falar aos alunos do IOS, funcionários e convidados. A palestra lotou a Casa da Cultura Sérgio Pacheco, que aplaudiu de pé Salibi, depois de duas horas de um monólogo que deixou perplexo o público presente pelas revelações do que está por vir em matéria de tecnologia digital...

De acordo com Marise da Cunha Rezende Cerchi, diretora administrativa do Instituto, a vinda de Salibi a Sacramento tem como objetivo mostrar o futuro nessa área das plataformas digitais. “Autor do livro, 'Gestão do Amanhã', através da HSM, uma de suas plataformas, Salibi amplia horizontes de empreendedores ligados à administração, trazendo ao Brasil pessoas renomadas do exterior como Peter Drucker, Michael Porter, Tom Peters, Jim Collins...

 

Na primeira visita ao Instituto, ele deu um depoimento de vida, de garra, dos desafios que teve que enfrentar e superar. Então, isso acrescenta muito na vida de qualquer jovem. Para nós é uma satisfação poder trazê-lo a Sacramento para falar com os meninos, porque a experiência maravilhosa que tivemos lá vai ser uma sementinha para os nossos alunos”, resumiu, Marise. 

Governos ficam para trás, porque não se interessam pela tecnologia
Conversando com o ET, José Salibi destacou a mensagem do livro, 'Gestão do Amanhã'. “Basicamente, mostra todas as transformações que vêm ocorrendo no mercado em todo o mundo, devido ao impacto da tecnologia que causou uma mudança muito grande na maneira como pensamos os negócios, como pensamos em nós mesmos como líderes, como pensamos a educação. E desdobramos esse pensamento em diversas áreas. Especificamente, aqui, vou mostrar o cenário de mudança que vem acontecendo e a pessoa como líder, as habilidades que tem de desenvolver para competir num mundo dirigido pela tecnologia”.
Para Salibi, existe um fator que é muito forte hoje, a velocidade. “A tecnologia pegou uma velocidade tão grande, porque ela dobra o poder computacional a cada 18 meses. Então, para viver dentro desse mundo, a pessoa tem que se preparar como nunca. Hoje não tem mais tempo para acomodação, para decidir se se desenvolve mais ou menos. A tecnologia hoje cresce mais rápido que a capacidade do ser humano de compreendê-la. Então, quem se acomodar, não andar neste ritmo, fica para trás”, afirma, destacando que as velhas técnicas continuam importantes, mas não são mais suficientes. 
“A tecnologia quebra barreiras e integra tudo e todos no mundo inteiro. Hoje não se consegue controlar mais a tecnologia, por isso as pessoas, sobretudo os governantes, autoridades ficam apavorados, porque não têm mais como controlar. E se analisarmos friamente são os setores mais obsoletos. Por exemplo, no Brasil, a última coisa que os governantes estão preocupados é com a tecnologia, então ficam sempre para trás”.
Questionado pelo repórter sobre o uso da tecnologia digital para a veiculação de notícias mentirosas, Salibi respondeu que, infelizmente, nem sempre a tecnologia e a sua velocidade são usadas para o bem. “Exemplo disso são as fake News. Ela, a tecnologia,  cresceu exponencialmente, só que tem gente que a entende para o bem, outros para o mal. O mundo sempre teve um conjunto de empresas que o dominaram em cada período, por exemplo, a General Eletric, a Kodak, dominaram o mercado por décadas e se perderam. Hoje, das dez maiores empresas do mundo, sete são de tecnologia. E veja que, em 2008, entre as dez maiores, apenas duas eram de tecnologia, ou seja, em dez anos, elas quase quadruplicaram. O crescimento é imenso”.  
HOMENAGEM
A empresária Vera Lúcia de Souza, do Marmitex nota 10, ao comemorar mais um ano de vida, foi, carinhosamente, homenageada pela Construtora Vinícius & Germano, a quem prestou seus serviços durante os três anos em que a empresa permaneceu na cidade, na abertura do Residencial Alto das Torres. Ao lado da esposa Fabiana, o empresário Germano recebeu a convidada no Restaurante Bossa Nova. Quem sempre serviu, foi servida com um delicioso jantar e o carinho do casal. Neste domingo, Pedro Henrique, filho de Vera, recebe o sacramento da Crisma tendo como padrinho o amigo Germano. 
PARABÉNS, PE. ALBERTO
O missionário redentorista, Pe. Alberto Pasquoto, completou, dia 19 último, 80 anos e comemorou a data com os confrades, na festa de encerramento do tríduo jubilar que festejou os 125 anos da presença redentorista no Brasil. Dos 56 anos de vida religiosa, Pe. Alberto nos deu o prazer de estar em Sacramento, como reitor do Seminário do Santíssimo Sacramento, de 1970 a 1975. 
Questionado sobre qual o sentimento que o move ao completar 80 anos e quais são seus maiores sonhos, mostrou sua sabedoria e simplicidade:  “Como dizia um amigo, em vez de cantar o 'Nunc Dimitts', do profeta Zacarias, 'agora eu posso morrer em paz, Senhor'.  Eu quero cantar um outro canto, Magnificat: 'Minha alma engrandece ao Senhor por tantas graças, tanta misericórdia, tanta bondade em minha vida'. E um sentimento de corresponsabilidade, eu quero corresponder a tanto amor. Então, quero agradecer a Deus, à minha família, à minha família redentorista, aos amigos que rezam por mim e me apoiam... 
Obrigado, Senhor, por tanto amor e carinho. Obrigado, Maria por tanto carinho”. Sobre meus sonhos, quero corresponder a essa bondade de Deus e  tomo isso como um desafio. Quero ser uma pessoa melhor do que fui e viver uma vida na alegria, na paz e fazendo o bem”. 
(*) 'Nunc dimittis' é conhecido como Cântico de Simeão – Lucas 2:29-32. Simeão, um homem justo,  havia recebido a promessa de que não morreria enquanto não visse o Salvador...)