Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1677 - 31 de Maio de 2019

Festa da Padroeira termina com carreata, procissão e missa

Final de semana prolongado em Sacramento com o feriado municipal nessa sexta-feira 31, data em que se celebra a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.

 A festa, que iniciou no dia 22, teve nos últimos quatro dias a  participação de  três ex-párocos da Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira,  monsenhor Levi Fidelis e monsenhor Valmir Aparecido Ribeiro. Nessa quinta-feira 30, encerrando a novena, a participação do arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, que presidiu as celebrações e recebeu os votos perpétuos professados pelas leigas sacramentanas consagradas, Maria do Carmo Chaer Borges e Maria Luiza de Melo. 

 As coroações  nestes últimos dias ficaram a cargo das escolas Sinhana Borges, Barão da Rifaina, CAS Padre Antônio Borges de Souza e a Escola de Catequese.

 Nesta sexta-feira,  a partir das 11h, acontece a grande  carreata pelas ruas da cidade e bênção dos veículos; às 18h solene celebração Eucarística e procissão luminosa, presididas pelo pároco, reitor da Basílica, Pe. Ricardo Alexandre Fidelis. A coroação, como manda a tradição, será feita pelos representantes dos poderes Executivo e Legislativo. 

Comenda “Cônego Hermógenes” – Como acontece anualmente, desde 2014, no dia da festa, a paróquia outorga a Comenda Cônego Hermógenes a pessoas, pelos relevantes serviços prestados à Igreja. Foram escolhidos para receber a comenda este ano, o casal Aristonides Amâncio de Melo e Maria Lina de Melo, José Alberto Bernardes Borges, Marlene Félix e Walmor Júlio Silva.

 

Maria Rosa celebra Festa do Divino Espírito Santo

Começa na próxima quinta-feira 6, o tríduo em louvor ao Divino Espírito Santo, no Igreja do Divino, no bairro Maria Rosa. Nos dias seguintes, até sábado, haverá reza do terço às 19h seguida de missa com a participação do Terço dos Homens, Mães que Rezam pelos Filhos, MECE, ECC, EJC, Nata, Catequese, Aliança da Misericórdia,  pastorais do Batismo, Liturgia e Dízimo  e das comunidades Matriz, São Miguel, Santo Antonio (Mumbuca), São Benedito (Tatu), São Brás, Bom Jesus (Vitorinos), Divino Espírito Santo e São Geraldo. 

No domingo 9, Dia de Pentecostes, almoço, das 11h30 às 13h30 e, às 17h, procissão e missa de encerramento. 

São festeiros este ano, os casais Anderson e Elisângela, Luiz Fernando e Bárbara, Diomedes e Vera e, também,  Amélia Ribeiro, Maria Belai  e  Neide Isabela Galdino Miranda. 

O dia de Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e, comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos,  sua mãe Maria e outros seguidores. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no sétimo dia depois da celebração da Ascenção de Jesus.