Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1669 - 05 de Abril de 2019

Quando Prata é mais que Ouro

Uberaba sempre esteve muito perto  de Sacramento. Sua medicina, escolas superiores e comércio. Enfim, sua energia de cidade irmã, oriunda do nosso Desemboque, gerador de riqueza e tudo o que somos. Uberaba sempre esteve muito perto pela sua gente e pela força moral do seu povo. De lá a Coordenação  da Igreja Universal que nos orienta  pela arquidiocese da qual faz parte os missionários da nossa Paróquia. 

Pe. Thomas de Aquino Prata nasceu em Uberaba em 22/12/1922, foi ordenado em 08/12/1946 e veio a falecer em 04/04/2019: Lacônica trajetória de um servo de Deus de extenso valor moral de grande significado humano. Pe. Prata fez sua história de vida com devotamento e discrição, além do seu ministério, sempre modesto e discreto, porém de ilibado sentido humanista, que o coloca num patamar superior, acima de nossa condição pequena e vulgar,  elevando-nos a sua condição de intelectual, escritor e literato. 

Pe. Prata interessava-se pelo ser humano e pelos assuntos relevantes. Sentimento elevado de amor ao próximo. Com seu sorriso permanente, credencial de um espírito caridoso, cativou, amigos arrefecendo contendas ideológicas ou religiosas. Sem abrir mão da sua inequívoca vocação socialista com base nas primeiras comunidades cristãs. 

As palavras, instrumento e expressão dos nossos sentimentos, são incapazes  de retratar a camaradagem e o amor fraterno que serão privados com a sua ausência. Pe. Thomás de Aquino Prata, agora entendemos  a sua despedida dizendo que não retornaria às reuniões da Academia de Letras do Triângulo  Mineiro, onde usufruímos da sua amizade e carinho.

Agradecemos ao Criador os seus 96 anos de vitalidade física, intelectual e espiritual. 

Reconhecemos o imenso dom da vida que transbordou da sua personalidade despojada. 

 

Na exiguidade do tempo, dizemos, até logo, ressaltando o sentindo benígno, do Senhor, que colocou a misericórdia com primazia sobre a justiça na parábola do filho que retorna ao Pai como dádiva da Ressurreição.  Pe. Prata fez por merecê-la. 

GABRIELLY VAI AO PERU 
A garotinha Gabrielly Rosemary Goes Silva 11, filha de Gislaine Goes e Pedro Luiz Silva,  viaja com a mãe nesta terça 9, para participar do concurso, Miss Teen Universo 2019, em Arequipa, no Peru. Família de gente bonita, primeiro foi o irmão, Antônio Júnior, eleito mister Sacramento, e, agora, a irmã, eleita Miss Pré-teen Sacramento, em 2018, em concurso realizado por Luiz Alberto da Silva. No mesmo ano, foi eleita Miss Brasil Universo Internacional, no Rio de Janeiro, e agora representa o Brasil no concurso internacional em Arequipa,  no Peru. Estudante do 6º ano, na Escola Coronel, nossa Miss Pré Teen conta com o apoio de empresas e da Prefeitura da cidade. 
Para a mãe, Gislaine, é uma alegria para a família. “Pode não ganhar, mas o fato de participar, de ser reconhecida, já é um grande feito para Gabrielly, uma oportunidade que só se tornou possível graças ao apoio de muitas pessoas. “Agradeço ao prefeito Baguá e a todos aqueles empresários e pessoas que nos patrocinaram”, reconheceu a mãe.
FERNANDO E MATHIAS
Fernando Lúcio Brás e o filho Mathias Fraga Brás têm feito sucesso com suas belas vozes, sobretudo, com as músicas religiosas cantadas nas celebrações eucarísticas, nas igrejas da Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento. “Comecei a cantar nas celebrações há 35 anos e os filhos desde pequenos vem nos acompanhando, desde a evangelização, participando comigo, minha esposa Madalena, meus pais... E não pretendemos parar tão cedo. Só quando Deus quiser mesmo”, afirma Fernando, agradecendo ao convite do pároco, Pe. Ricardo. “Fico muito agradecido, feliz por estar voltando a cantar na Basílica, colocando o dom que Deus me deu a serviço da evangelização. Agradeço muito a Deus por isso e pela força que ele me dá pra fazer o trabalho que gosto de fazer”, diz, acompanhado de seu violão de 12 cordas, ao lado do filho Mathias, expert no violão, gaita e flauta, com mais de 300 músicas compostas.