Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1634 - 03 de Agosto de 2018

Aos 89, morre Da. Mindinha do Moicana

Delminda Rosa Gonçalves Cintra, a Dona Mindinha do Moicana, de saudosa memória,  morreu em sua residência na madrugada dessa quarta-feira 1º, aos 89 anos. Seu corpo foi velado por familiares e um grande número de amigos, conhecidos e autoridades, entre elas, o prefeito Wesley De Santi de Melo que, acompanhado da primeira dama, Maria Tereza Abrate, cobriu o seu corpo com a Bandeira de Sacramento e decretou três dias de luto oficial pelo fato de Da. Mindinha ter sido condecorada com a Medalha da Ordem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. Após as exéquias, Da. Mindinha foi sepultada no Cemitério São Francisco de Assis.

Dona Mindinha era viúva de João Justino Cintra ( João Moicana) com quem ficou casada por  53 anos, 3 meses, 18 dias e 14 horas, como ela gostava de dizer. Juntos, criaram 12 filhos, dez dos quais vivos: Maria Lucia (Adebaldo), Lucia Elena (Luiz), Analice (Mozair), Doralice (Carlos Alberto), Ionice (Marconi, falecido), Elenice (Donázio), Ana Lucia (Antonio), Davy (Gisele), Ana Maria (Adriano) e Daniel (Eliana).

Mindinha foi uma mulher humilde, trabalhadora, guerreira, prestativa, lutadora, rígida na criação dos filhos, um exemplo de mulher para todos. Engajada nos movimentos pastorais como curso de noivos, encontros de casais com Cristo, encontro de jovens, cursilhos e de um religiosidade extremada. Devota do Divino Pai Eterno, até os 80 anos ainda fazia a caminhada a pé até a Capela no Cipó. Mindinha fazia também anualmente na sua casa um dos maiores presépios da cidade, que era visitado por muitos. Adorava festas e cantava como ninguém. Estava sempre falante e com uma alegria radiante.

 

Nos últimos anos sua saúde começou a debilitar-se e agora encerrou sua jornada diante dos filhos e em casa, tranquila, cantando e feliz. Está ao lado de Deus com certeza, fazendo parte do coral dos anjos. 

 

OS 60 ANOS DE ALVINA

Alvina Maria de Faria completou 60 anos no último dia 27 e comemorou a data ao lado do marido, Menerval Luiz de Faria, dos filhos Débora Luiza Faria Demartine e Menerval Júnior, do genro João Alexandre Cordeiro Demartine, da nora, Marcelina Aparecida Borges, e dos netos Miguel, Carolina e Luiza. A alegria reinou no seio familiar, dando graças e pedindo bênçãos para Alvina, esposa dedicada e mãe zelosa, que nesses anos todos só soube proporcionar amor e bem a todos que a rodeiam. Parabéns!

 

 

CHORINHO NOVO

Muitos babies estão enchendo seus lares de alegria desde o final do mês de julho e chegaram bem a tempo de ver os ipês floridos  dando um colorido especial ao inverno. Dia 17, Arthur Miguel,  filho de Samuel Vinicius de Araújo e de Angélica Borges Mota de Araújo. Dia 23, João Miguel (foto),  filho de Rogério Batista Ferreira e de Lunara Patrícia Machado. Dia 24, João Pedro,  filho de Leandro dos Reis Rodrigues Carvalho e de Viviane Aparecida Fornazier; Lorenzo Rodrigo,  filho de Hernane Rodrigo de Carvalho e de Diana Carvalho Mendes Alves; Mikael Adryan,  filho de Janilson Pereira Da Silva e de Luana Alves de Lima; Laura Manuely,  filha de Pedro Henrique da Silva e de Maykene Silveira Abrão. Dia 27, Fernando Antonio,  filho de Sílvio Fernando S. Freitas e de Samara O. Cardoso. Dia 31, Lívia, filha de Lincoln Ezequiel Figueiredo e de Élica Ramos da Fonseca.

 

DADINHO

Peão Boiadeiro de origem, Aldo Cintra assumiu há 16 anos a promessa de coordenar uma romaria de cavaleiros e amazonas até o Santuário de Na. Sra. da Abadia, em Romaria. ‘‘A romaria nasceu para chegarmos aos pés da Santinha para agradecer, 

pedir e rezar...’’