Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1602 - 22 de Dezembro de 2017

Família Urbano comemora 120 anos da chegada ao Brasil

Uma missa em ação de graças na Igreja do Divino Espírito Santo celebrada pelo pároco, Pe. Antônio Carlos, e um almoço no Curral Eventos, marcou o encontro dos descendentes dos irmãos, Francesco Urban (Anna Maria Faccin) e Pietro Urban (Regina Rosalén) em Sacramento, no último domingo 17, para comemorar os 120 anos da chegada da família ao Brasil, completos no dia 15 de dezembro. 

Para lembrar a data, a bisneta Mônica Guarato Testa produziu um livreto com registros dos antepassados, depois de uma minuciosa busca desde os arquivos do Museu da Imigração em São Paulo, além de registros no Rio de Janeiro, Minas Gerais, e no Cartórios de Registro Civil de Sacramento e de Uberaba, chegando enfim a uma bela história da família italiana que, no Brasil, se tornou Urbano.

Em 1897, Francesco, com 26 anos, sua esposa Anna Maria Faccin, com 22 anos e seus filhos Augusta Filomena Urban, com 1 ano e 9 meses e Girolamo Urban, com 4 meses de vida, desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro,  com outros 800 imigrantes, depois de 30 dias de viagens,  a bordo vapor Espagne que saiu do Porto de Gênova rumo ao Brasil... Fixaram-se, primeiro, no município de Conquista, depois em Sacramento, onde adquiriram propriedades para o cultivo de café e uva, e fabricação de vinho, na região da Mumbuca. 

 Autora do livreto que conta a história da família, Mônica explica que “cada um recebeu um exemplar para conhecer um pouco da história, que vai até a terceira geração, mas no próximo encontro, com a colaboração de todos chegaremos com a árvore genealógica até a quinta geração”, garante. 

“Dou graças a Deus por viver esse dia de hoje”, diz Caleto Guarato aos 91 anos

Aos 90 anos, o neto de Francesco, José Urbano (Juquinha) residente em Uberaba, desde 1964, era pura alegria e emoção no encontro. “Está sendo um encontro maravilhoso. A gente nunca mais vai esquecer esse dia”, afirma. Casado com Alice Alves Urbano, pais de três filhos, Maria Alice, José Antonio e Ralf é avô de seis netos e dois bisnetos. 

Sua filha, Maria Alice, de Brasília, diz que a festa foi a melhor coisa que poderia acontecer. “A família Urbano foi uma das forças trabalhadoras no Brasil e esta data tinha que ser comemorada”, afirma e o sobrinho João Paulo, residente em Macaé (RJ) emenda: “Essa era uma oportunidade que não poderia deixar passar, conhecer  a família e parte da nossa história é muito importante, porque o que somos hoje depende do nosso passado”.

 

 Já Carleto, aos 91 anos, o mais longevo do encontro, filho de Victório Guarato e Laurinda,  residente em Uberaba, desde 1970, também aprovou a ideia do encontro. “É muita alegria encontrar a família Urbano Guarato num dia só. É muita felicidade. Dou graças a Deus por viver esse dia de hoje e por poder participar dessa festa”. Carleto é casado com Amábile, pais de seis filhos, avô e de 11 netos e 9 bisnetos.  

 

OS URBANO

 

Fabiana Aparecida Urbano de Sacramento e Monica Guarato, residentes em Uberlândia, ambas bisnetas de Francesco Urban, falaram ao ET sobre a bela confraternização da família. “Numa conversa entre primos me veio a ideia de reunir a família e todos aceitaram e assim que a notícia espalhou a festa ganhou proporções muito maiores e conseguimos reunir parentes de vários estados. Mônica Guarato Testa, neta da quarta-filha de Francesco, a Laurinda Urbano, presentou os presentes com um eu escreveu narrando a história até a terceira geração. Na foto com Fabiana e Mônica, outras três primas, Talita, Márcia e Patrícia.

 

JOSÉ RENATO

 

Ao lado da esposa Carolina, o empresário José Renato Marques participou da Festa de Confraternização da Sak's. Sua mensagem de agradecimento aos funcionários e clientes teve um tom de novas perspectivas e sonhos para as empresas do grupo. “A todos que nos deram a honra de serem atendidos pela nossa empresa e àqueles que fizeram parte dessa realização, nossos mais sinceros agradecimentos, por permitir que pudéssemos oferecer o melhor e sonhar com novas realizações”, disse o empresário, diretor proprietário do grupo.

 

CORRI-13

 

Tem a 'Corriteca' na Praça de Esportes, agora tem a 'Corri-13' no Clube 13 de Maio. A ideia nasceu com Douglas Pacote que logo ganhou a adesão da comunidade. Entre os competidores, duas duplas chamaram a atenção, Perpétua Eugênia Mota e Dalva Maria da Silva, que revelam, “nunca corremos na vida, entramos de gaiato”; a outra, dois atletas, Calango Barcelos e Ratinho Mota, que valeu até caixa de cerveja. Mas duas duplinhas fizeram a festa,