Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1690 - 30 de agosto de 2019

Fabiano Augusto restaura imagem histórica da padroeira

A abertura das comemorações dos 200 anos de Sacramento com a Caminhada Ecumênica teve a presença da imagem histórica da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, uma das relíquias históricas da Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, que foi totalmente restaurada pelo artista plástico, Fabiano Augusto dos Santos. 

De acordo com Fabiano, a imagem é toda de madeira em peça única, apenas a mão direita, por ela ser suspensa, e os anjos ou querubins na nuvem pelo seu formato, são peças agregadas. 

Sobre a pintura, a prospecção feita na imagem - que é esculpida numa única peça em madeira maciça, a exceção apenas da mão direita, por ela ser suspensa, e dos anjos ou querubins - foi feita para buscar a originalidade das cores. “As cores estão fiéis às da segunda reforma, que cobre a original e que, pelo que percebemos, é muito antiga”, informou, ressaltando que, após o trabalho para a recuperação das tonalidades, foi feita uma calafetação (vedação) das partes deterioradas. 

De acordo ainda com a artista, “após a limpeza, a prospecção, a calafetação e a recuperação das partes menores, tais como o nariz, os dedos, os frisos das vestes que estavam bem estragados, a imagem recebeu um tratamento em solução líquida para recuperar as propriedades originais de compactação e solidez”.

Só depois desse tratamento, passou à fase da pintura propriamente dita, conforme explica: “Uma pintura especial, sem perder as características originais, inclusive as flores de lis no manto, que representam a nobreza. Depois da reconstituição da pintura, fizemos a policromia com aplicação de folhas de ouro, no detalhes, frisos das vestes das nuvens da base e, finalmente, a impermeabilização da pintura, laqueação do ouro e uma forração da base. Agora, está aí a imagem pronta e entregue à paróquia, entregue a Sacramento”, explicou, atento a outros detalhes: “Faltam agora uma coroa no tamanho adequado e o ostensório, que já está sendo providenciado pela Paróquia”. 

 Além da imagem, o artista plástico foi também contratado pela Paróquia do Santíssimo Sacramento para pintar uma nova via sacra para ser afixada nas paredes da Basílica. “A via sacra antiga será transferida para uma 'Capela da Adoração Eterna ao Santissimo', que será construída aproveitando a Salão S. José, no corpo da basílica”. 

Finalizando, adianta o artista plástico Fabiano Augusto que assumiu o compromisso de restauro de algumas imagens da Fortaleza de São João, prédio localizado no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, de propriedade do Exército. “Algumas imagens vieram de avião, como a de São João Batista, toda em madeira de ipê, que foi restaurada aqui e já retornou ao local de origem, porém, as maiores, serão restauradas no local”.

Para Fabiano, não deve ser problema passar uma temporada na praia da Urca, no Rio, um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa...

 

 

 

CAFÉ MAIS VOCÊ

A empresária Simone Magnabosco ao lado do marido, Chiquinho, na inauguração, fala sobre sua participação do empreendimento. “É minha paixão, fizemos com muito carinho e queremos cuidar com carinho, oferecendo as coisas gostosas que temos em casa. Considero um ambiente gostoso, aconchegante para vir com a família, tomar um café, ouvir uma musiquinha legal, um lugar para descontrair e degustar gostosuras que vamos oferecer. E são muitas as novidades”, assegura. Falando da parceria com Mônica Menezes. ‘‘Pensei num espaço aconchegante, que fosse rústico, mas ao mesmo tempo moderno. “Mônica ajudou bastante, porque houve muita empatia, fomos trabalhando juntas e resultou exatamente naquilo que eu queria”.

 

BANHO DE CAMPEÃ

Quem merecia o banho de leite era a vovó, Luciana Rodrigues, pelo honroso título de campeã que deu à vaca cruzada, Paciência, de sua propriedade, no encerramento do 39º Torneio Leiteiro da Expogal, na manhã do último dia 24, no Parque de Exposição. Coube à matriarca receber um abraço carinhoso do prefeito Wesley De Santi de Melo e o troféu de 1º lugar. Mas a neta, Maria Eduarda, fez as vezes da vovó e, gentilmente, saiu toda banhada  da festa de confraternização.

 

ANINHA CREMA

Aninha Crema, filha do empresário Renato de Souza Crema, homenageado pela Prefeitura de Sacramento ao denominar o Bosque do Ipê com o nome de seu progenitor, recebeu as honras pelo pai, na inauguração da nova iluminação daquele parque. Aninha recebeu da primeira dama, Maria Tereza Abrate Melo, uma corbelha de flores. Sentindo-se emocionada, deixou os agradecimentos ao filho Rafael que, carinhosamente enalteceu o inesquecível avô, afirmando: “Meu avô foi um homem honrado, grande pai de família, um homem amoroso, presente e amigo, cujo legado vai muito além dos bairros que construiu”.