Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1174 - 09 Outubro 2009

Chorinho Novo

Miguel, Laís, Welton, Ana Beatriz , Gustavo e Diogo são os babies desse final e  início de mês, como um presente aos pais e demais familiares pelo Dia das Crianças: 29, *  Diogo, filho de José Reinaldo da Silva e de Angelita Maria Pinheiro. Diogo,  do latim "belo". 3, *  Miguel, filho de Rute Dias Muniz e de Paulo Carvalho do Nascimento. Miguel, do hebraico, 'semelhante a Deus'.

5, * Laís, filha de  Francimeiry Paula da Silva e de Lucas Afonso Borges. Laís, do grego "a democrática", do hebraico "a leoa". * Welton Kaiãh, filho de Kátia Flávia da Silva e de Wellington Pereira da Silva. Welton, do teutônico, 'lugar onde os guerreiros descansam', Kaiãh (sem significado definido)

6, * Ana Beatriz, filha de Vanessa Teixeira Sene Silva e de Evandro Macedo Silva. Ana, do  hebreu "cheia de graça, aquela que tem compaixão, clemência"; Beatriz, do latim "bem -aventurada". 8, * Gustavo, filho de Fernanda Oliveira de Souza Monteiro e de Samuel Monteiro de Jesus. Gustavo, do sueco "bastão de combate".

 

Adolescentes do Projovem homenageiam crianças

Os adolescentes e pré-adolescentes do projeto Projovem, coordenado pela secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, realizaram uma tarde festiva na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, na quarta feira, 7, alegrando as crianças assistidas pelo Lar Solidário. O objetivo, segundo a secretaria foi promover uma demonstração de coleguismo e carinho com o ser humano, através de danças, brincadeiras com palhaços e distribuição de doces, levando muita alegria não somente às crianças, mas a todos os presentes.

 

Semana do Idoso

Várias atividades marcaram a Semana do Idoso, iniciada no dia 22/09. A abertura da Semana aconteceu na casa da Cultura, com a mensagem proferida pela secretária Silvia Madalosso Dreher, seguida da exibição do filme, “Tempo de Espera”, oferecido pela Câmara Municipal. Tarde recreativa no Centro de Convivência do Idoso, passeio ao Clube Náutico Águas do Vale, almoço, tudo fez parte das festividades, mas o ponto alto foi o baile abrilhantado por Jaiminho da Sanfona, quando foram eleitos a Rainha e o Rei da Terceira Idade, respectivamente, Izolina Firmino da Silva e Eurípedes Vieira da Silva, mais conhecido por “Baianinho do Chevette Branco”, que logo receberam as faixas para o reinado de 2009/2010.

 

Um ano da Many Mania

A loja Many Mania completou um ano na quinta feira, 8, com uma big festa com direito a bolo, pipoca e grandes promoções. Radiante com o sucesso do empreendimento Juliana Silva Gomes agradece. “Só temos muito o que agradecer pelo nosso sucesso, sobretudo aos clientes e amigos. A loja só nos deu alegrias nesse primeiro ano”, reconheceu. E o nome da loja Many Mania é uma homenagem à filha Iamany  “Ela é o xodó da família e todos a chamam de Many e a loja  ganhou o seu apelido carinhoso e Mania é para vestir bem.. Many Mania é o lugar de se vestir bem”, explica  Ju, em meio aos clientes afoitos com tanta novidade.

Com uma grande variedade de confecções adulto e infantil de ambos os sexos, bolsas e acessórios, a Many Mania recebeu muitos clientes que foram conferir as novidades e participar da promoção de aniversário, com  descontos de 20 a 50% nas compras à vista ou parcelado em ate cinco vezes. 

Felicíssima, Juliana reafirma o sucesso da loja e diz mais: “A nossa felicidade é imensa, são muitos clientes visitando, gente nova chegando e graças a Deus temos tido muito sucesso e agradecemos brindando todos com o bolo de aniversário”. 

A Many Mania fica na  avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº. 354. Fone: 3351-6054

 

I Encontro da Família Borges

Os descentes de José Simões Borges (Maria e Maria Luíza) reúnem-se neste domingo para resgatar as origens, de um clã que soma hoje  453 descendentes. São tios, netos, sobrinhos, primos, genros, noras de cinco gerações que se encontram neste domingo, 9, para o I Encontro da Família Borges de Rezende, que começa com a missa em ação de graças, às 17h30,  na Igreja Matriz. Depois de agradecerem pela vida e orarem pelos ancestrais, todos se reúnem no Pacheco´s Bar para uma confraternização que promete muita animação, alegria e emoção. 

E quem conta um pouquinho dessa família fantástica, de origem portuguesa, é a primeira neta do segundo casamento de  José Simões, a Geralda Ribeiro Pizzani, residente em Santa Bárbara do Oeste e está por aqui há uma semana ajudando nos preparativos. “Nasci no Desemboque. Meus pais eram Cassiano Ribeiro da Silva e Zulmira Borges de Rezende. Mamãe era a primeira filha do segundo casamento de José Simões Borges com Maria Luiza  Rezende e, eu sou a primeira neta.  Vovô teve dez filhos, três do primeiro casamento e sete do segundo. Dois dos filhos  de vovô estão vivos, a tia Alda Borges Oliveira (esposa de José Batista) e o José Simões Borges (Zico Mateus). Vânia, filha da tia Alda é a neta mais nova”, explica.

De acordo com Geralda, José Simões Borges veio de Araxá para o município de Sacramento. “Aqui ele e a vovó Maria Luiza constituíram família. Vovô faleceu há 73 anos (1936) e a família foi crescendo, mas  fomos perdendo o vínculo uns com os outros. São  cinco gerações e há muita gente pra conhecer”, conta empolgada, ressaltando que o encontro reúne descendentes do primeiro e  segundo casamentos. “São 453 pessoas, descendentes de vovô e apenas 31 falecidos. Essa nossa busca é para um encontro, porque a família vai se distanciando, vai nascendo gente, a família vai se multiplicando e a gente perdendo o vínculo”, disse. 

“Há Borges espalhados por muitos lugares: Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e até na  Nova Zelândia. Não é possível encontrar todos, mas já é um começo', disse mais, acrescentando que no Brasil, a família está espalhada por Sacramento, Belo Horizonte, Goiânia,  Uberlândia, Ituiutaba, Tupaciguara e outras cidades.”

 

Observação de pássaros 

A agência  Maritaca Turismo, de Fred Crema, com o apoio do ambientalista e professor, Alessandro Abdala, realizou o  primeiro curso de Observação de Aves, no  Parque Estadual da Serra da Canastra  entre os dias 28/09 a 02/10. O curso  contou com a participação de seis alunos que tiveram a felicidade de serem os pioneiros, numa atividade que é relativamente nova na cidade. Além da observação das aves o curso propiciou conhecimento do ecossistema, da avifauna da região, identificação das aves, técnicas para gravação e fotografia em campo, perfil do observador  temas voltados para a condução de grupos na atividade de observação de pássaros, criação de lista das aves observadas. Relata Abdala, que colaborou na orientação fotográfica, nos cinco dias de curso, o grupo identificou 105 espécies de pássaros. A observação de pássaros – birdwatching - no mundo data de mais de um século.