Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1169 - 04 Setembro 2009

Chorinho Novo

Muitos babies estão alegrando seus lares, afinal o seu chorinho é música para os corações 18, Victor Gabriel, filho de Érica Aparecida Pereira. Victor, do latim, 'vitorioso', Gabriel, do hebraico, 'Deus o enviou'. 30, Riquelmy Gabriel, filho de Luciane Fernandes e Carlos Rodrigues Pereira. 31, Clecius, filho de Lenimar Pinheiro Gabriel e de Genilson Pereira de Oliveira. Samira Gabrielley, filha de Selma alves Pereira e de Renato Vicente de faria. Samira, do árabe, 'amiga inseparável'.  Gabrielly, do hebraico, 'Deus a enviou'. 02,  Mirelly Abadia, filha de Claudiana Abadia e Morais e João  de Oliveira Morais. Mirelly, foram francesa de Mirela, do latim, 'sábia', Abadia, do hebraico, 'guia de mosteiro'. Diego Máximo, filho de Nayara Silva de Paula e de Diego Máximo Alari. Diego, do latim, 'conselheiro', Máximo, do grego, 'grandioso'. Giovanna, filha de Rogéria Luiza Santos Almeida e de Geovane Henrix de Almeida.  Giovanna, forma  feminina italiana de João/Joana, bíblico 'Deus é bondoso'. 

 

Festa dos Baixinhos

Ilustrando nossa coluna,   Pedro apagou a primeira velinha do seu aniversário, no dia  28, durante uma animada festa, com motivos “Pica Pau”, na área de lazer da família. Radiantes, os pais Karine Borges Meirelles e Carlos Roberto Jerônimo recebiam os convidados: familiares, amigos, padrinhos, tios, tias e primos, com destaque para a tataravó Tina, no alto dos seus 94 anos, num verdadeiro encontro de gerações. E o pequeno João Pedro era só animação, para a alegria de todos, que observavam tudo na mais pura corujice. Na festa que teve o toque de Wal Borges, João Pedro reinou absoluto e a alegria foi contagiante... O garotão ilustra nossa coluna com os familiares.

* Bem no estilo country, Mariana reuniu a galera, familiares e amigos, no salão de festas do Sindicato Rural, no dia 29, para comemorar o seu  9º aniversário.  Botas e chapéus de couro imperaram no local e a agitação não parou, para a alegria dos pais Neide Aparecida Borges Ribeiro e Mozart José Ribeiro. 

 

Final de Semana

Duas opções para aproveitar o final de semana prolongado. A primeira opção é uma realização da Secretaria da Juventude e Cidadania (Esportes),  a 13ª Copa Estadual de Karatê “João Carlos Godoy”, que acontece no domingo, 6,  às 9h00 da manhã, no Poliesportivo Marquezinho.  Na segunda feira, 7, às 15h00, será a vez de a Câmara Municipal realizar o II Câmara na Praça. O evento desta vez será realizado no conjunto residencial Cajuru. Esporte, cultura, música e muita diversão, aliadas ao civismo  não vão faltar...

 

Divino Espírito Santo

Encerra neste domingo, 6, a festa em louvor ao Divino Espírito Santo, , no bairro Maria Rosa. Com o tema, “O Espírito Santo, com seus dons, é força e vida na comunidade” (cf. 1Cor 12, 1-11), a novena teve início no dia 30, com a reza do terço, às 18h30, seguida  da celebração da palavra, às 19h00. A exemplo que vem ocorrendo nas demais festas, a cada noite um grande número de noveneiros se fez presente. Neste domingo, a solene celebração em ação de graças será às 18h00 e, em seguida, a procissão pelas ruas do bairro, encerrando com a benção solene. 

Tendo à frente o casal de  festeiros, Benedito Adão dos (Bené) e Roseli Leal Rodrigues e o pároco, Pe. Valmir Aparecido Ribeiro, a festa do Divino Espírito Santo tem também a sua quermesse, que teve início na quinta feira, 3. Neste domingo, 4, às 11h30, a tradicional almoço, com a renda destinada ao Lar São Vicente de Paulo. 

 

Posse responsável 

Com o lema, “Animal não é brinquedo, sente fome, frio e medo”, o jovem Daniel Augusto, amigo e protetor dos animais, lançou uma campanha na cidade para conscientizar os proprietários de cães, para a posse responsável. No folheto, distribuído de casa em casa, Daniel , que conta com o apoio de empresas locais, apresenta os dez artigos da Declaração Universal dos Direitos dos Animais e alerta aqueles que têm cães ou outro animal: “Quando você leva um animal para sua casa, a responsabilidade pela vida e a qualidade de vida dele é sua. Posse responsável: maltratar ou abandonar animais é crime previsto em lei.” A iniciativa de Daniel veio em boa hora  e deve merecer todo o apoio, porque o excesso de cães abandonados nas ruas da cidade é deveras assustadora. 

 

Desemboque

O  projeto do secretário de Cultura e Turismo, de Amir Salomão Jacob que prevê criação de uma vila em torno das duas igrejas do Desemboque, dando ao local características  do século XVIII, ganhou as páginas da mídia regional.  Tão logo aloque os recursos necessários,  o casario do povoado, cerca de 20 casas,  ganhará fachada em estilo colonial, os postes elétricos serão retirados e trocados por iluminação subterrânea, as ruas receberão calçamento com pedras do rio tudo lembrando uma vila do século XIX. 


Poder Judiciário

Estudantes da Escola  Eurípedes Barsanulfo tiveram , na quinta feira, 3, a oportunidade de conhecer o funcionamento do poder Judiciário no fórum local, dentro do projeto instituído pelo Tribunal de Justiça de MG, 'Conhecendo o Judiciário'.

O juiz Alaor Alves de Melo Júnior, ao falar da importância do projeto, destacou a importância do programa que já existe há algum tempo. “O programa do TJMG, visa mostrar  à comunidade o trabalho dos juízes, servidores, o funcionamento do fórum e, sobretudo, promover uma aproximação da população com o judiciário.  A população precisa saber que o fórum é um local de acesso para todos. Qualquer cidadão pode vir ao fórum, as portas estão sempre abertas à população”, explicou.

De acordo com o juiz Alaor Júnior, o 'Conhecendo o Judiciário' tem também a função de demonstrar a transparência do Poder Judiciário, no intuito de melhorar  as condições das pessoas que necessitam da justiça. “Nos últimos anos, em nível mesmo nacional, a mudança foi muito grande, em relação ao acesso das pessoas ao poder Judiciário”, revelou.

Vários outros encontros já foram feitos no fórum local dentro do projeto, com demonstração de programas e visitas. Sobre a visita dos estudantes da Escola Eurípedes Barsanulfo, o juiz Alaor abriu o encontro elogiando a iniciativa da visita. Após cumprimentar a diretora Francine Amui, professores e alunos, deixou às crianças uma mensagem: “Acreditem no país, na cidade, no lugar onde vivem. Valorizem  o que possuem, respeitem o civismo e o patrimônio público e, sobretudo, procurem por seus direitos quando forem desrespeitados”.