Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1181 - 27 de Novembro de 2009

Festa dos baixinhos

O garotão Andre Luiz, no estilo cowboy, comemorou o segundo aniversário no dia 21, numa festa Country, organizada pelos pais, Andréia Zandonaide e Rubens Vaz Padilha. E a galerinha agitou bonito na festa que contou com a presença de familiares e amigos.

Parabéns, garotão!!!

* No dia 25, foi a vez de os irmãos Stefani, 5, Davy, 4 e Nicolas, 1, terem um big parabéns pra você', na festa preparada pelos pais, Elisângela e Silvio Fidélis Silva. A festa com motivos 'Carrossel' aconteceu na Creche Alexandre Simpson (Dona Cristina) onde a galerinha agitou pra valer...

 

Festa dos Reis Magos

O dia dos Reis Magos é comemorado em 6 de janeiro, no calendário da Igreja Católica, mas na fé do povo, todo dia é dia dos Santos Reis Magos. Exemplo disso foi o que aconteceu no Salão de Festas da Comunidade São Brás (COHAB), no sábado, 21, quando o sanfoneiro Anderlúcio Batista realizou uma festa por uma graça recebida. A festa reuniu muita gente depois de a folia de Reis percorrer durante um mês o município. Anderlúcio é filho dos amigos Maria Alvina e Álvaro. 

 

Celso Gaspar 

Depois de legalizar sua rádio comunitária, o empresário Celso Gaspar se prepara para reabrir a Rádio Estrela no início do próximo ano. A abertura só não aconteceu ainda, porque Celso foi buscar mais subsídios para encarar a profissão de locutor com toda bagagem profissional necessária. A formatura do radialista aconteceu no dia 23 último no SENAC de Franca, depois de freqüentar o curso de Radialista e Locução, com direito a atuar na área de locução, produção, matérias jornalísticas e direção de Rádio. E valeu a pena, Celso saiu do curso com o registro do DRT (Delegacia Regional do Trabalho), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, que concede a habilitação necessária para o exercício da profissão, garantindo que os profissionais da categoria atendam aos requisitos legais, e é uma exigência estabelecida pelas legislações profissionais.

 

Final de ano movimenta escolas

Dezembro bate às portas e com ele chega o tempo não só de festas e presentes, mas também de prestações de contas e encerramentos. E por falar em encerramentos, o do ano letivo já começou, afinal a temporada de provas finais se aproxima anunciando as formaturas e as tão esperadas férias. Confira a movimentação do fechamento de projetos em mais algumas escolas da cidade: Colégio Rousseau - Alunos, pais, professores e direção reuniram-se na noite da quarta-feira para a lançamento do VI volume do livro, “Escreve Rousseau”, projeto que edita as produções de textos dos alunos a partir do 6º ano, sob coordenação das professoras de Língua Portuguesa, Sandra Randi Donadelli e Eloisa Helena Melo Scalon, este ano dedicada aos professores José Antônio, que deixa a escola depois de nove anos, e Angélica Beatriz Correia Carneiro. 

Paralelamente ao lançamento do livro, os alunos , Matheus Leone Borges, do 6º ano e Patrícia Alcântara Lopes, da 3º Colegial receberam os diplomas e as medalhas, ele, ouro, ela, prata, pela participação na XII Olimpíada Brasileira de Astronomia .

Outro ponto alto, que encerrou a noite cultural foi assistir aos vídeos do 'Dia do Bem', gesto concreto do projeto Serenidade, que levou os alunos em visita às várias instituições filantrópicas da cidade. 

Colégio XX de Outubro - Os alunos cenecistas do 7 ao 9º ano, do Colégio XX de Outubro, acompanhados de seus professores também fizeram a sua boa ação esta semana, encerrando um trabalho que iniciou no ano passado na APAE e no Lar São Vicente de Paulo. Bimestralmente, os alunos visitaram as entidades, levando o seu carinho e vivenciando o dia a dia dos assistidos.

O ponto alto do projeto aconteceu nessa quinta-feira, 26, com o lanche confraternização, com muita música, alegria e descontração com os idoso e funcionários do Lar São Vicente e os cerca de 80 alunos apaeanos do turno da tarde, funcionários, professores e alunos. 

Escola Coronel - A movimentação foi total na Escola Coronel está semana a partir da terça-feira 24, com a aberta do projeto Arte e Linguagem, coordenado pela professora de Educação artística, Maristela Borges Tura, que com seus alunos fez uma reeleitura do Flower Power (A força das flores) movimento que em 1967, levou os jovens a armarem de flores e irem para as ruas pedir paz e dizer não à guerra, no famoso slogan do poeta hippie americano, Allan Ginsberg, “Make love not war”. . 

O Arte e Linguagem, que permaneceu aberto para visitação durante todo o dia 25, até as 21h00, veio em sintonia com o FACC – Festival de Arte e Cultura do Colegial, que enfocou o tema,“40 Anos de Woodstock: Um Sonho de Liberdade...”.

O FACC que envolve as modalidades redação, poesia, fotografia, lema/emblema, Projeto de Ação Solidária (PAS) e dublagem teve a sua culminância nesta quinta–feira com a peça teatral, “Bailei na curva”, dirigida pelo teatrólogo Dadá Rodrigues, que ministra curso de teatro nas dependências da escola e nesta sexta-feira, o FACC encerra com as dublagens. 

 

J. H. Silva Henriques

O escritor J. H. Silva Henriques poderá ser o próximo a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras – ABL, caso seja eleito no próximo déia 16, para ocupar a cadeira deixada por Antônio Olinto . José Humberto Silva Henriques, natural de Brejo Bonito no Alto Paranaíba é medico em Uberaba e autor de mais de 190 obras e detentor de 80 prêmios literários. São de sua autoria, dentre outros, os romances 'Cangalha' (Ed. Relume, 2001), 'A nascente das pedras de fogo' (Inst. Goiano do Livro, 2002), a série ficcional “A tragédia humana”, formada por oito romances. Além de romances, compõem sua ficção diversas novelas literárias, livros de contos e dramas teatrais. Sua poesia é marcada inicialmente pela tendência modernista, e, depois, pelo construtivismo e o experimentalismo, cultivando também a oitava arte, a visual, impropriamente denominada de “poesia visual”. Henriques é autor, ainda, de vários ensaios, entre eles, A Inutilidade da Estética. Mais informações sobre o escritor, podem ser obtidas no portal: www.jhhenriques.com.br .


Sidnei curte férias na cidade 

O jovem Sidnei Inácio, 17, o menino João da peça “O milagre das águas', apresentada na Escola Coronel, no FACC 2006, está na cidade curtindo merecidas férias e matando a saudade dos pais, Alice Maria de Jesus e Sebastião Pereira da Silva. Sidnei deixou Sacramento em 2007, quando ingressou na Congregação Fraternidade são Francisco de Assis na Providencia e Deus, a mesma dos freis Ângelo e Bonifácio, do Mosteiro. Residindo em Jaci (SP), Sidnei conclui o Ensino Médio este ano e, em 2010, segue para a Cidade de Maria, um centro de formação de várias congregações, em Barretos (SP), para o noviciado durante um ano. Mas, Sidnei já tem metas para a partir de 2011, cursar Filosofia e Teologia e ser ordenado padre. 

 

Hospital Doutor Hélio Angotti 

Enfim o Governo Federal volta dos olhos para o Hospital Hélio Angotti, uma das referências no tratamento de câncer na região. Portaria que prevê verba no valor de R$ 3,6 milhões para o hospital foi publicada no Diário Oficial da União, na terça-feira 24). Os recursos são do próprio Ministério da Saúde e será repassado em seis parcelas de R$ 600 mil. O dinheiro será depositado no Fundo Nacional de Saúde, que repassará para o Fundo Municipal de Saúde e esse, por sua vez, encaminhará ao HHA. “Esse dia entra para a história do hospital e, também, da cidade de Uberaba”, ressaltou o presidente do hospital, o médico Délcio Scandiuzzi à mídia regional

 

Saudades...

Perival Calixto de Oliveira, 63, faleceu no dia 20, na Santa Casa de Franca, após lutar por cerca de seis meses contra um câncer (sarcoma) na perna. 

Natural da região de Quenta Sol, Perival (irmão de Dary, da Cristina Flores), escolheu viver em Franca, depois de trabalhar muito na zona rural e com o amigo Ambleto, na Viação Auto-Aparecida. Perival, carinhosamente chamado de Nenzinho pela família, mudou-se para Franca, mas nunca esqueceu as suas origens. Nutria um grande carinho por Sacramento e a região onde nasceu e sempre que podia visitava a cidade e o sitio próximo ao Quenta Sol. 

Resignado e sempre confiante em Deus, Perival lutou até o fim pela certeza de que era amado pelos familiares e amigos, que não o abandonaram em nenhum instante, sempre torcendo pela sua recuperação. Trasladado para Sacramento e velado pro familiares e amigos, Perival foi sepultado às 15h00, do sábado, 21. Perival deixou a esposa Gasparina, os filhos Joyce (Carlos) e John e dois netos. 

 

Falecimentos

Novembro: 6, José Eufrásio. 9, Flávio Roberto de Oliveira. 10, Augusto Siviere Lima. 11, Neiva Cunha Garcia. 17, Renato Crema Souza. 18, Pedro Florentino de Santana.