Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Juventude espírita faz encontro na cidade

Edição nº 1717 - 06 de Março de 2020

Aproveitando o feriado de Carnaval e abordando o tema, “Amai-vos e Instrui-vos", um grupo de jovens espíritas da região realizaram em Sacramento, na EE Carolina Maria de Jesus, de 22 a 25 fevereiro, o XII Encontro de Mocidade e Jovens Espíritas (Emeje). As palestras proferidas durante o retiro ficaram sob a responsabilidade da presidenta do Grupo Fé, Esperança e Caridade,  Alzira Bessa França Amui, e  Artur Valadares.  

De acordo com Eurípedes Coelho Junior, um dos coordenadores do encontro, o Emeje surgiu em 1987 na região centro-oeste de Minas Gerais com o intuito de buscar o envolvimento de jovens com a espiritualidade, confraternizar, estudar, se conhecer, fazer amigos e se divertir. 

Após 21 anos sendo realizado apenas naquela região e com grande participação de pessoas residentes na região do Triângulo Mineiro, surgiu a oportunidade de se ampliar o encontro. Em 2009, surgiu o EMEJE Triângulo, realizando encontros em Araxá até 2013, nos mesmos moldes, com as mesmas regras, mesmos dias e mesmo cronograma. A partir do ano seguinte o encontro foi levado para várias cidades, Uberaba (2014), Uberlândia (2016/17), Araxá (2018), Patrocínio (2019) e, este ano, chega a Sacramento. 

“Os participantes permanecem sob forma de retiro, ou seja, durante esses quatro dias, eles pernoitam, fazem as refeições e banhos no local, que  passa a ser a sua  'casa' nesse período”,  explica a coordenadora, destacando que durante os dias do encontro, são desenvolvidas atividades em grupos de estudos, oficinas de introspecção, de teatro, de música, de poesias e palestras dentre outras atividades relacionadas ao tema preestabelecido  pelo grupo responsável pela coordenação, que este ano foi "Amai-vos e Instrui-vos". 

Finalizando, Eurípedes informa que o EMEJE é aberto a todas as faixas etárias. “A faixa etária é livre, contando com a presença de crianças, jovens e adultos, mas para os menores de 16 anos é necessária a presença dos pais ou do responsável com a autorização devidamente preenchida”.