Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Airsoft gun chega a Sacramento

Edição nº 1736 - 24 de Julho de 2020

Um grupo de jovens sacramentanos, amantes do jogo Airsoft gun, formado por Lucas Fabiano, Guilherme, Mateus e outro Lucas, criou na cidade o Clube Airsoft Sacramento aberto a todos aqueles que apreciam a arte de atirar através de armas que simulam modelos de fuziz e metralhadoras, diferentes das armas de outro esporte semelhante, o paintball, que projeta bolinhas com tinha que explodem ao acertar o alvo. As armas do Soft Gun têm uma incrível semelhança com as armas verdadeiras.

 

De acordo com Lucas Fabiano de Freitas, o airsoft gun é uma modalidade esportiva que nasceu no Japão na década de 70, por iniciativa de um grupo de pessoas que gostava de praticar tiro ao alvo. “O airsoft consiste no uso de uma arma que dispara bolinhas de pressão de 6mm ou outra gramatura, dependendo do calibre da arma. Trata-se de uma modalidade esportiva que   já existe em várias cidades da região e agora estamos trazendo para Sacramento”, explica, informando que a prática vem desde 2017.

“Começamos em Uberaba há três anos. Ao longo desse tempo viemos praticando em várias cidades e ranchos, porque Sacramento, infelizmente, não tinha ainda um local adequado para a prática do esporte, que deve ser um lugar fechado e seguro”, explica, revelando que agora o grupo conseguiu autorização para praticar o jogo na antiga Bonargila, uma fábrica desativada ao lado da Praça de Esportes. 

Ainda de acordo com Lucas, a modalidade é reconhecida e regulamentada. “Não há problema nenhum com as autoridades. O uso de armas de airsoft tem um regulamento, que deve ser seguido. O praticante tem que estar munido de nota fiscal do equipamento, pois se for pego sem a documentação, o equipamento é recolhido. Outra norma é que   sempre que vamos realizar algum evento, temos que comunicar a Polícia, até porque, embora a arma tenha a ponta laranja, o que é obrigatório, pessoas que não conhecem podem interpretar mal ao presenciar qualquer pessoa que esteja usando esse tipo de armamento que não passa de um brinquedo”, justifica.

O jogo de Airsoft Gun é praticado em várias modalidades. Em Sacramento, eles jogam a modalidade For Fun, (estilo de jogo com partidas curtas com objetivos simples ou sem objetivos definidos), apenas com o intuito de diversão ou eliminar o oponente. 

“Montamos dois times de cada lado e vamos eliminando. E como a modalidade não usa  tinta como no paintball, vale a honra, ou seja, o jogador atingido tem que se denunciar, 'se entregar', como dizemos. Não vale mentir”, explica Guilherme, informando sobre os cuidados e investimentos. 

O investimento para a prática do jogo é de cada um, desde as armas até os itens de proteção, pelo menos os básicos, máscaras e óculos de segurança. A máscara e os óculos são para proteção sobretudo dos olhos e dentes, noutras partes do corpo a bolinha disparada não causa lesão, exceto se for disparada muito de perto, mas o regulamento já estabelece a distância mínima para a prática, porque a bolinha plástica, que depende de cada equipamento, pode chegar a uma distância de 40 a 60 metros”.

A falta de um local adequado para a prática do esporte tem preocupado o grupo. O primeiro a ser cobrado foi o secretário de Esportes, Marcio Marzola, hoje licenciado por conta das eleições, mas não obtiveram êxito. A opinião de Lucas Fabiano é de que não conhecem ainda o jogo. 

“Talvez, por se tratar de um jogo com armas e ainda desconhecido, a gente não vem encontrando apoio. Mas o airsoft nada mais é do que um esporte, um entretenimento, é uma coisa boa”, argumenta o outro Lucas, emendado por Mateus: “Começamos por conta própria, com cada um comprando seu equipamento, mas para tornar o esporte mais apreciado, precisamos de apoio para dar oportunidade para quem gostar e, também, na divulgação, para o esporte crescer”, afirma, convidando os interessados a participarem: “Os interessados em praticar, que entrem em contato pelo facebook ou whatsApp através dos contatos, 9-8410 8813 (Lucas) ou 9-84246305 (Mateus).

O Airsoft gun é um esporte de ação que simula situações de combate. Para isso utiliza armas de pressão que disparam bolinhas de plástico (bbs) de 6 mm de diâmetro. As bbs são rígidas e sem tinta, por isso a honra dos jogadores é fundamental para o desenvolvimento do esporte, já que ele deverá acusar que foi atingido e sair do jogo. No Brasil o airsoft é regulamentado pelo Exército Brasileiro e a ponta laranja é exigida em todos os equipamentos. 

Concluindo, deixam claro os jovens que as armas são réplicas externas de armas de fogo reais, porém, seu mecanismo interno em nada se assemelha com as mesmas, sendo impossível qualquer conversão das armas de airsoft para o uso com munição.