Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Uberaba e região perdem Antônio Carlos um grande incentivador da cultura

Edição nº 1680 - 21 de Junho de 2019

Antônio Carlos Marques, presidente da Fundação Cultural de Uberaba, morreu, na tarde do sábado 15, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Domingos, onde estava interno desde a quarta-feira 12, quando passou mal em sua sala, na Fundação Cultural. Permaneceu em coma induzido, após uma alteração na quantidade de potássio no sangue, que, elevada, provocou o mal-estar e o levou ao óbito dois dias depois. 

Seu corpo foi velado na sede da Fundação Cultural e sepultado no domingo 16, às 13h, no Cemitério São João Batista, após exéquias proferidas por Mons. Valmir Ribeiro. Durante o velório, pela manhã, várias manifestações artísticas e culturais foram apresentadas em sua homenagem, tais  como Folias de Reis, Ternos de Congo e Moçambique, toque de Berimbau com mestres de Capoeira, Rapper Toi e Orquestra Municipal de Uberaba, além de  homenagens de familiares, funcionários, amigos, artistas, representantes religiosos, autoridades municipais, ex-alunos, entre outros.

Professor há quase 40 anos, Antônio Carlos Marques era jornalista, licenciado em Artes Plásticas e Arte Educação, ministrou cursos, palestras e oficinas nas áreas de teatro, folclore, cultura popular e história da Música Popular Brasileira, além de ser referência em cultura afro-brasileira e era muito conhecido no meio cultural da região.  

O Prof. Antonio Carlos deixa a esposa Elita de Fátima Ribela e as filhas Thalita, Thaiana e Thaynara e um grande legado como  defensor da cultura,  tais como  projetos com formação de Catira, Congada, Moçambique, Circo do Povo sendo atuante na defesa da cultura afrodescendente. Revitalizou o Patrimônio Imaterial, colaborou com a preservação do Patrimônio Material, dentre outros grandes feitos, fomentando a arte e a cultura em todos os seguimentos.

 

(Fonte: Jornais de Uberaba/Redação ET)