Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentanos participam da 110ª Convenção Internacional do Rotary na Alemanha

Edição nº 1680 - 21 de Junho de 2019

A vice-presidente do Rotary Clube de Sacramento, Jane Araújo Ferreira Martins, acompanhada do marido, Luiz Carlos Orlando, e a Profa. Cirlene da Glória Melo Borges, diretora de Imagem Pública da entidade, representaram Sacramento na 

110ª Convenção Internacional do Rotary, realizada na cidade de Hamburgo (Alemanha), entre os dias 1º a 5 junho. 

A Convenção, que teve como lema, 'Ser a inspiração', reuniu 25 mil participantes entre rotarianos, interactianos e rotaractianos de 170 países, para participar de uma série de eventos, entre palestras, atividades culturais e artísticas e, também, participar da posse do presidente 2019/2020, do Rotary Internacional, o americano Mark Daniel Maloney, que abraçou o lema, 'O Rotary conecta o mundo'. 

Durante a convenção, além de conversas/palestras sobre questões mundiais urgentes como a erradicação da pólio, poluição, migrações, prevenção de doenças e alfabetização,  foram oferecidos cerca de 100 workshops, com interpretação  simultânea em vários idiomas, abordando  vários temas, dentre eles: 'Divulgar o Rotary', orientando maneiras de melhorar a imagem pública da instituição e aumentar  a conscientização pública sobre o clube. 

Em entrevista ao ET, Jane e Cirlene destacaram, entre outros temas candentes discutidos, a 'Capacitação de líderes de clubes', com dicas para se tornar um líder eficiente no Rotary  e nas comunidades; 'Engajamento de jovens líderes', com apresentação de estratégias para atrair as novas gerações ao Rotary; 'Fortalecimento do quadro associativo', com apresentação de ideias para formar clubes inovadores, promover a diversidade e melhorar o recrutamento e a retenção dos associados. 

“Foram também abordados outros assuntos interessantes incentivando parcerias com a comunidade, como 'Desenvolvimento de projetos melhores por meio de parcerias', e outros direcionados aos jovens como 'Rotaract contemporâneo como um modelo sustentável de associação do Rotary' ”, destacou Jane, completada por Cirlene:

“- Sem falar que, unindo o útil ao agradável, todos puderam desfrutar de eventos promovidos pelos anfitriões, tais como passeios ciclísticos e caminhadas, shows musicais e de balé, concerto de órgãos na belíssima Igreja de São Miguel, além de visitas a rotaries da região de Hamburgo”.  

 

A 111ª Convenção Internacional do Rotary em 2020 será em Honolulu (Havaí). 

 

Uma Torre de Babel onde todos se entendem

Para Jane Araújo, que participou da 109ª Convenção em Toronto, no Canadá, participar de uma convenção internacional é tudo bom para um rotariano. “A participação numa convenção mundial é o que há de melhor para um rotariano. Lá temos contatos com rotarianos do mundo todo. Em Hamburgo, havia cerca de 25 mil rotarianos, em Toronto foram 33 mil e a gente está lá entre eles. É uma coisa fantástica”, afirma a farmacêutica, que é rotariana há muitos anos. 

De acordo com Jane, a convenção tomou conta de toda a cidade de Hamburgo. “A recepção foi imensa, envolvendo toda a cidade, com bandeiras hasteadas de todos os países presentes, com pessoas de várias partes do mundo se comunicando... Mesmo não  falando a mesma língua, num encontro desses, os sinais falam mais, porque todos estamos identificados com os bótons do Rotary. E o mais importante, uma convenção como essa  é um espaço para a formação de líderes, desde os jovens ao presidente  internacional, a preocupação é a formação de líderes”, avaliou.  

Cirlene da Glória, também veterana no Rotary, que também participou no Canadá no ano passado, destaca o crescimento pessoal num evento desses. “A Convenção é uma Babel, cada um falando uma língua e todos se interagindo, se entendendo, por um fim único. E é uma Babel única, porque é uma diversidade de cores, de línguas, de povos muito grande. E o que mais me chamou a atenção foi a pré-convenção direcionada aos jovens. Eram milhares de jovens de vários países...”, conta, lembrando que se encontraram com intercambistas tchecos que estiveram no Brasil. 

“Tivemos a oportunidade de conversar com rotaractianos da República Tcheca, que fizeram intercâmbio no Brasil. E eles estavam lá, participando, buscando meios de servir, buscando amizades e habilidades em lideranças. E eram rotaractianos e interactianos se capacitando, jovens que promovem mudanças sustentáveis em suas escolas e comunidades”, enfatiza, afirmando que “o intercâmbio é uma forma de estar a serviço das futuras gerações”. 

Citando um dos temas abordados na Convenção, 'Parcerias', a Profa. Cirlene destacou uma das parcerias do Rotary local com o Instituto Madiba, cuja voluntária, Lana  Peres participou, recentemente do Ryla 2018/2019, em Uberaba. “Pela sua brilhante participação foi contemplada com o principal prêmio do evento, uma viagem a Brasília, onde esteve para uma reunião do Rotaract, retornando encantada. Então, temos que trabalhar, investir nos jovens”, incentivou.

 

 O Rotary Clube local encerra no próximo dia 13 a gestão atual, presidida por Luiz Alberto Silva, que passa o cargo para o atual secretário do clube, Sebastião Inácio Borges, com mandato para o ano rotário, 2019/2020.