Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Por falta de pista dupla, cinco atletas de Camposa Altos morrem na BR 262

Edição nº 1702 - 22 de Novembro de 2019

A previsão inicial para a Concessionária Triunfo Concebra concluir a duplicação da BR 262 era de cinco anos, portanto, até junho deste ano. Dos 647,8 km da BR-262 em Minas Gerais, a concessionária conseguiu duplicar somente 17,16%, ou seja, 111,2 km. Na região do Triângulo Mineiro, apenas 65 km da rodovia foram duplicados, entre Uberaba e Campo Florido. Caso a concessionária cumprisse o contrato e as autoridades fiscalizadoras também cumprissem o seu papel, os cinco jovens que morreram, teriam muito mais chances de sobreviver amparados pelo guard-rail. 

O coordenador do time, Adamilson Costa, conhecido como “Gordo do Camposaltinho” seguia no carro de trás e viu todo o acidente. Segundo Costa, “os atletas seguiam no Civic tranquilamente, sem correr.  Quando a gente saiu de Campos Altos não estava chovendo, mas começou assim que pegamos o asfalto. De repente rodaram na pista e bateram no ônibus”, contou, lembrando que na última sexta-feira, os jogadores mortos comemoravam com alegria o título de campeões da Copa Camposaltense de Futsal.

Os passageiros do ônibus que ficaram feridos foram atendidos pela equipe de emergência da Concessionária Triunfo Concebra, empresa responsável pelos pedágios, que deveria ter concluído a duplicação da BR 262 em julho último, mas até agora, dos 647,8 km da BR-262 em Minas Gerais, a concessionária conseguiu duplicar somente 17,16%, ou seja, 111,2 km. 

As vítimas foram veladas na quadra do ginásio Dr. Luiz Gonzaga Kallil Abraão, a mesma onde na sexta-feira comemoraram o título de campeão da Copa Camposaltense e que no domingo 17 reuniu milhares de pessoas unidas pela tristeza, para o velório e acompanharam os cortejos para o sepultamento. A Prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias. 

De acordo com o secretário de Esportes de Sacramento, Márcio Luiz de Freitas (Marzola), que conhecia os atletas, todos eles disputaram a Copa Band Triângulo e jogaram em Sacramento. 

 

Manifestação interdita rodovia BR 262 

Moradores de Campos Altos realizaram uma manifestação na manhã dessa segunda-feira 18, na BR-262, próximo ao Km 599. Os moradores ocuparam as duas faixas da pista e o trânsito foi interditado. “Ninguém aguenta mais mortes neste trecho, é começar a chover que esperamos o pior”, afirmam os manifestantes, denunciando a Concessionária Triunfo Concebra, empresa responsável pelo pedágio da rodovia e pela duplicação da pista, mas que até hoje não foi concluída.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o grupo cobrou melhorias e a duplicação da rodovia. Houve, ainda, reivindicação do fim das cobranças aos motoristas que passam pelo pedágio, oferecendo a eles a opção de abertura das cancelas até que a rodovia receba as melhorias solicitadas.

Depois de quase duas horas de protesto, a Concessionária abriu as cancelas do pedágio e motoristas de carros e caminhões passaram sem pagar.


Procurador pode multar Concessionária em R$ 9 milhões

No dia 31/10, a 4ª Vara Federal de Uberaba, atendendo proposição do procurador da República, Thales Cardoso, determinou que a Triunfo Concebra, concessionária responsável pela administração e cobrança de pedágios na BR-262,  retome as obras de duplicação no prazo de 90 dias, sob pena de suspensão da cobrança. Caso não atenda a determinação da Justiça, a Triunfo Concebra está sujeita a multa de R$ 9 milhões.

 

O contrato de concessão da rodovia à Triunfo Concebra, assinado em 2014,  prevê a exploração da infraestrutura, prestação dos serviços de recuperação, operação,  monitoramento, conservação, implantação de melhorias, ampliação de capacidade e manutenção do nível de serviço do Sistema Rodoviário no trecho de 1.176,50 quilômetros das rodovias BR-060, BR-153 e BR-262. 

 

Novela da Duplicação começou em 2017

A previsão inicial era de que a obra ficasse pronta no prazo de cinco anos, portanto, até junho deste ano. Dos 647,8 km da BR-262 em Minas Gerais, a concessionária conseguiu duplicar somente 17,16%, ou seja, 111,2 km. Na região do Triângulo Mineiro, apenas 65 km da rodovia foram duplicados, entre Uberaba e Campo Florido.

A questão da duplicação da BR-262 no Estado, na verdade, está virando uma novela com muitos capítulos.  A determinação feita pela justiça em 31/10 é apenas um deles. Em março deste ano, a Justiça já havia determinado que concessionária apresentasse o projeto de duplicação de rodovias no Triângulo, Alto Paranaíba e Centro-Oeste de MG. 

Na defesa apresentada, a Concebra alegou que ainda não começou as obras porque não conseguiu a aprovação de financiamento de longo prazo por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), porém o argumento foi rechaçado pela Justiça Federal. Se a duplicação será feita com dinheiro público, por que privatizaram? – perguntam os mais incautos. 

 Mas o impasse começou mesmo em junho de 2017, quando a Triunfo Concebra pediu  adiamento da duplicação, sob pena de devolver a concessão. O atraso na duplicação foi parar na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante a reunião, representantes da Triunfo Concebra, defenderam o adiamento dos prazos para a duplicação, sob o risco de devolução da concessão. 

 

Segundo o diretor-presidente da Triunfo Concebra, Odenir Sanches, o não cumprimento, por parte do Governo Federal, de obrigações relativas a licenciamentos ambientais e financiamento para as obras afetou a execução no prazo previsto para a duplicação da rodovia, que era de cinco anos. A solução proposta por ele foi de postergar o cronograma, alternativa impedida pela Lei Federal 13.448, de 2017. Alguns deputados chegaram a defender que  a comissão interferisse  para repactuar o prazo do contrato, mas sem êxito

 

Acidentes - Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgados no início deste ano,  revelam que, desde a concessão da rodovia à Concebra, foram registrados 5.068 acidentes no trecho da rodovia BR-262, entre as cidades de Campos Altos até Campo Florido. Esses sinistros resultaram em 2.992 pessoas com ferimentos leves, 636 feridos gravemente e outros 227 mortos.  

A  Triunfo informou que desde o início da concessão vem registrando a redução de óbitos a cada ano, chegando a metade de óbitos em comparação ao período antes da concessão. Os trabalhos de manutenção e conservação da rodovia, atendimento, impostos, salários e pagamento de fornecedores correspondem a dois terços da receita gerada nas praças de pedágio. A empresa mantém todo o trabalho de manutenção da rodovia como roçada, manutenção de sinalização vertical e horizontal, manutenção asfáltica e sistemas de drenagem.

Mas para o MPF (Ministério Público Federal),  apesar da   queda de ocorrências desde o início da concessão, a duplicação, que ainda está pendente, resultará na preservação das vidas e integridade física dos usuários das rodovias.

 

Pedágio - Em relação à cobrança de pedágio, a Concessionária explica que no cálculo da tarifa de pedágio feito pela agência reguladora, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), são destinados 70% para operação (atendimento mecânico e médico), conservação e administração. Os outros 30% já foram descontados sobre as obras de ampliação. A Triunfo informou, também, que desde o dia 5 de setembro de 2014, a Concessionária disponibiliza aos usuários o serviço emergencial médico e mecânico.

A BR-262 é a 10ª maior rodovia do país com 2.191 km, que cortam o país do Espírito Santo (Vitória) ao Mato Grosso do Sul (Corumbá).  O trecho localizado em Minas Gerais está sob concessão desde 2014 e pelo contrato deveria estar todo duplicado até junho deste ano.  A revolta dos moradores das cidades por onde a rodovia passa é porque até agora eles não viram nem sinal das obras e os acidentes não param.

 

MPF e concessionária se reunirão na próxima semana para tentar acordo sobre duplicação da BR-262

A concessionária Triunfo Concebra vem   sofrendo forte pressão de ação civil pública após ser chamada à responsabilidade pela não duplicação de trechos da rodovia. Após a determinação feita no dia 31/10, para retomar as obras em 90 dias, sob pena de suspensão da cobrança de pedágio, a empresa pediu prazo para tentar acordo e teve concordância do Ministério Público Federal. 

 

Em despacho na ação civil, a juíza Cláudia Salge suspendeu o processo por 30 dias para que haja a tentativa de reconciliação. E, conforme informações da imprensa uberabense, representantes da Triunfo Concebra estarão frente a frente com o procurador da República Thales Cardoso na próxima semana.