Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pe. Marques lança mais um livro

Edição nº 1674 - 10 de Maio de 2019

O missionário redentorista, Pe. José Marques Dias, conhecido em Sacramento como Pe. Marques, acaba de lançar mais um livro, intitulado, “Leigos e Leigas em Missão na Paróquia”. Em Sacramento, o livro foi apresentado à comunidade católica após a missa das 19h, do último sábado, na Igreja de Santo Antônio, que ele mesmo celebrou. 

A obra do missionário chega em boa hora, no ano que em a Igreja Católica vive o Ano do Laicado, para estimular o protagonismo dos cristãos leigos. Nele, Pe. Marques, que tem grande  experiência missionária, reflete sobre a ação missionária dos leigos e leigas na realidade paroquial, abordando também a formação de lideranças,   “Missionariedade da Igreja”, “A Missão Leiga” e, por fim,  aborda os temas, “Comunidade”, “Paróquia' e “Párocos”, todos de cunho Pastoral, enfim assuntos atualíssimos e desafiantes. 

“São assuntos para todos que querem conhecer mais a caminhada da Igreja, hoje, e poderem atuar melhor. Este livro procura dar pistas e caminhos para uma melhor evangelização de nossas paróquias, comunidades e de seus agentes”, explicou o sacerdote, em simples cerimônia realizada após a missa na Igreja de Santo Antônio, onde os leigos puderam adquirir a obra e receber a dedicatória de Pe. Marques. 

O livro com 164 páginas custa R$13,00 e pode ser adquirido através da Editora Santuário-www.editorasantuario.com.br/livros/lancamentos/leigos-e-leigas-em-missao-na-paroquia. 

 

Recordando Pe. Marques... 

Padre José Marques Dias, nasceu em   24 de janeiro de 1945, em Povoa de Cervães, Beira Alta, em Portugal. Fez seus primeiros estudos que o levou ao sacerdócio na Europa, que deixou quando cursava o 2º ano de Teologia, para concluí-los em São Paulo, onde se ordenou.

Em 1975 chegou a Sacramento como vigário paroquial e em 1979 tornou-se pároco e superior do Seminário. Saindo de Sacramento, em 1981, foi trabalhar no santuário em Aparecida, por três anos e durante 18 anos, a partir de 1986, trabalhou nas missões. Foi superior de casas redentoristas e vigário paroquial em várias  outras paróquias. Hoje é confessor no Santuário Nacional de Na. Sra. Aparecida.

Padre Marques é autor de cinco livros, “Leigos e Leigas em Missão na Paróquia” é o seu quinto livro. Antes, publicou:  Novena de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (1979); Missão Leiga Redentorista, Novo Modo de Evangelizar (2011); A Paróquia Missionária e os Leigos Missionários (2012)  e As Missões Leigas  (2014).