Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Globo estreia 'Segunda Chamada' na EE Carolina Maria de Jesus

Edição nº 1696 - 11 de Outubro de 2019

Estreou nessa terça-feira 8, na rede Globo, a série 'Segunda Chamada', ambientada em uma escola da periferia de São Paulo, denominada Escola Estadual Carolina Maria de Jesus, como um tributo dos autores a uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil, que acaba de entrar na galeria das seis mulheres que fizeram história no país. Esta semana, os Correios lançaram o selo de porte simples com a estampa da escritora sacramentana. (veja matéria nesta edição).

O seriado, levado ao ar nas noites de terças-feiras, acompanha uma turma noturna do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e busca retratar a precariedade do sistema de ensino público no Brasil, abordando temas sobre as mais diversas realidades da sociedade, como aborto, sexualidade e injustiças sociais, baseados em relatos de professores do EJA de São Paulo e Rio de Janeiro, mostrados no final de cada episódios. Além do relato de dramas vividos pelos alunos que não tiveram o ensino básico e precisam conciliar o trabalho com os estudos. 

E é   entre lousas desgastadas, carteiras pichadas, ventiladores e janelas quebradas, que  depois de um longo dia de trabalho, que se misturam os alunos de 17 a 70 anos, dos mais variados perfis e histórias. Além disso, todos os alunos convivem com algum tipo de problema, seja por conta da sexualidade, questões familiares, drogas, etc. Cabe à professora de português Lúcia, interpretada por Débora Bloch, que tem como lema, O aluno pode desistir da escola, mas eu não desisto do aluno, ajudá-los de alguma forma. 

 No capítulo de estreia, a protagonista Debora Bloch deu um show falando sobre Carolina. 

No elenco, dentre outros, estão Paulo Gorgulho, o diretor Jacy e os professores, Debora Bloch, Hermila Guedes, Silvio Guindane e Thalita Carauta.  

(Fonte: https://gshow.globo.com/

Redação ET)