Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Aos 86, morre o redentorista Pe. Gabriel Hofstede

Edição nº 1687 - 09 de agosto de 2019

Reconhecido pelos confrades como 'um genuíno redentorista dos pobres', morreu em Garanhuns (PE), no último dia 1º, festa de Santo Afonso, patrono e fundador da congregação, o missionário redentorista holandês, Pe Gabriel Hofstede, aos 86 anos, dos quais mais de 60, foram dedicados aos pobres e anunciando a Copiosa Redenção.  Padre Gabriel, já enfermo e com problemas cardíacos, foi até a Holanda, mas desejou retornar ao Brasil para viver seus últimos dias junto daqueles com quem ele viveu toda a sua vida missionária. 

Holandês de nascimento, chegou ao Brasil em 1955 como jovem seminarista, para estudar Teologia em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado sacerdote, no dia 02 de fevereiro de 1959. Depois retornou à Europa para estudar Teologia Moral, em Roma, de 1962 a 1965, período em que ocorria o Concílio Vaticano II.

 

O missionário que já tinha suas raízes fincadas aqui em terras brasileiras, retornou ao Brasil em 1965 e trabalhou em Campina Grande e Monteiro, na Paraíba, e depois em Afogados da Ingazeira, Recife e Garanhuns, em Pernambuco. Por vários anos, exerceu a função de superior vice-provincial. Pe. Gabriel estabeleceu uma relação muito próxima e íntima com Dom Helder Câmara. A ponto de ser sempre chamado por este de “meu provincial”. 

Ele percorreu um longo itinerário de vida, servindo a Deus na pessoa dos irmãos mais pobres. Amigo de todos, sempre com um sorriso acolhedor, deu testemunho da alegria do Evangelho. A luta de Padre Gabriel em benefício dos pobres ganhava um rosto bastante expressivo na celebração do Grito dos Excluídos. A respeito deste movimento, ele escreveu sobre a importância de sempre se fazer caridade, mas que ela, em si, não promove as mudanças necessárias. 

Afirmou: “Devemos apoiar e estimular as políticas públicas, que criam condições melhores de vida para todos. Lutemos para que as riquezas desta terra sejam desfrutadas por todos os brasileiros, e que tenha fim essa desigualdade social”. Essas memórias do padre Gabriel estão em seu livro "Histórias que eu conto aos 80", que traz 80 contos, alguns engraçados, outros tristes e muitos que mostram a riqueza que foi seu ministério entre nós. 

(Fonte: A12 - com algumas adaptações)