Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Aos 80, morre Ildeu

Edição nº 1721 - 03 de Abril de 2020

O técnico em eletrodomésticos, Ildeu Amaral,  morreu aos 80 anos, no último dia 18,  às 20h, na Santa Casa Misericórdia de Sacramento, onde estava internado há 12 dias devido a complicações provenientes da doença de Parkson.  Seu corpo foi velado no Velório Municipal Maurício Bonatti por familiares e amigos, e sepultado no Cemitério São Francisco de Assis, às 10 horas da manhã do dia seguinte,  após as exéquias proferidas pelo seminarista Marcos Vinícius.  Ildeu deixa a esposa Terezinha Vieira do Amaral e os filhos Maria de Fátima, José Maria (Polyana) Maria José (Jusa,de saudosa memória) e Marta; quatro netos e três bisnetos. 

Ildeu deixa também um grande legado de amizade, de trabalho, honradez e uma rica história de vida, conforme matéria publica no ET sob o título, ‘Ildeu: o velho guerreiro’, publicada, em 18/4/2014, no ano em que ele fechou sua oficina de conserto de eletrodomésticos. E como fez falta o reciclador tão conhecido e da confiança de todos! 

Natural de São Gotardo (MG) ‘terra de gente brava’, como costumava dizer, Ildeu chegou a Sacramento em 1956, aos 17 anos, e quatro depois casou-se com Terezinha constituindo família e fincando pé nas terras do Borá. Até sua aposentadoria, na sua bela e honrosa história de vida, fez de tudo um pouco, desde a lida na roça como trabalhador em lavouras e vaqueiro a comerciante, mas sobretudo um grande profissional no conserto de eletrodomésticos.  

Paralelemente ao trabalho, Ildeu exercia ao lado da esposa Terezinha, trabalhos voluntários na Igreja Católica, quer sejam nas festas ou como motorista dos vigários e padres da paróquia em visita às capelas rurais. Homem de fé, foi exemplo de cristão no amor a Jesus Sacramentado, à Nossa Senhora da Abadia e ao próximo. Foi Congregado Mariano e Ministro da Eucaristia. Como diversão, tinha a música como herança paterna ao dedilhar as teclas de sua sanfona. Como devoto dos Santos Reis, acompanhou enquanto pôde, muitas folias exaltando a bandeira dos santos. Mas diversão mesmo, foi com o jogo do truco, que podemos dizer, tornou-se professor. Afinal foram mais de 50 anos com grandes e saudosos parceiros e como coordenador de torneios na cidade e região. 

Mas chegou o seu dia... E hoje, depois de viver 64 anos nestas terras, Ildeu aqui  repousa como sacramentano, pelo título de Cidadania Honorária, meritoriamente outorgado-lhe pela Câmara Municipal.