Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

A epopeia dos Borges.

Edição nº 1465 - 15 Maio 2015

Leila Borges de Araujo e Randolfo Borges Filho são os coordenadores de um projeto ousado: escrever a epopeia da família Borges. “Somos Borges oriundos de diversos troncos e temos como objetivo atualizar, registrar e documentar a genealogia dos Borges, através de nossa trajetória a partir da Região Centro / Sul de Minas rumo ao oeste, passando pela Picada de Goiás, Desemboque e Triângulo Mineiro”, explicam.

Os coordenadores do projeto contam com a preciosa colaboração de Virgínio da Rocha Miranda Neto e Carla Mendes Bruno Brady, que estiveram visitando a redação do ET, com Randolfo Borges, atrás de informações e ajuda.

“- Recolher informações sobre nossa gente, nossos costumes, nossos 'casos', nossas realizações – enfim, o nosso 'jeito Borges de ser', explica Randolfo, informando que a pesquisa tem um prazo. “Estabelecemos o prazo de seis meses, a partir de maio/2015 para coletarmos todos os subsídios. Após consolidação e análise dos dados, pretendemos publicar a 'nossa história'”, afirma.

Portanto, se você é um Borges, entre em contato e envie informações de seu ramo familiar através das páginas  https://aepopeiadosborges.wordpress.com ou https://www.facebook.com/aepopeiadosborges. Ali você vai encontrar um desafio: 

“-  Você é desses “Borges” ou daqueles“Borges”?” e em seguida a explicação. “É quase impossível separar um “Borges” do outro aqui pela região do Brasil Central. Explicamos: quando não são parentes, são parentes dos parentes, o que, no contexto da região em que vivemos,  significa a mesma coisa. Não dá para um tronco sair falando mal do outro, nem na intimidade do seu lar, porque o ouvinte dos seus eventuais queixumes (seja ele  seu  irmão, meio-irmão, tio, primo) pode ser casado ou primo do outro tronco.

Inúmeras outras famílias antigas da região propiciaram esse “aparentamento” todo; Rodrigues da Cunha, Martins Marquez, Mendes dos Santos, Silva e Oliveira, Prata, Araújo, Miranda Porto, Fontoura, Affonso, são algumas das mais óbvias.

De memória, resumidamente e sem recorrer a apontamentos genealógicos, só para demonstrar o tamanho do nó, temos: Virgínio (dos Gonçalves Borges) é parente da Carla, do Randolfo e da Leila pelos Rodrigues da Cunha. Virgínio e Carla também são parentes pelos Miranda Porto e pelos Silva e Oliveira.

Carla, Randolfo e Leila são todos Borges de Araújo (ramo dos Martins Borges / Borges Pacheco).

Mas o Randolfo e a Leila são Borges²; tanto pelo lado do pai quanto pelo lado da mãe.

E agora responda, você é de qual “Borges” mesmo? Para responder a pergunta, acesse https://aepopeiadosborges.wordpress.com/formularios/