Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Oswaldo é encontrado morto em casa

Edição nº 1385 - 25 Outubro 2013

Osvaldo Palhares, 65,  morreu, repentinamente no  dia 6 de outubro.  Osvaldo morava sozinho na avenida Capitão Borges e seu  corpo foi encontrado pelo amigo Ezequiel  Guedes por volta das 8h30 da manhã. 
A irmã, Maria Abadia Aparecida, conta  que Osvaldo, desde que se aposentou, dedicou-se ao trabalho voluntário e diariamente ajudava nas atividades da Chácara Triângulo (Chácara da Heigorina). “Ele era o primeiro a chegar à chácara, fazia a limpeza do pátio, arrumava tudo lá dentro da sala do culto e ia para a portão receber os visitantes. Naquela manhã,  como ele não apareceu,  o Ezequiel foi á casa dele. ‘‘Passeu pelo portão, a porta estava aberta e ele lá caído na salinha”, relata.
De acordo com Abadia, Osvaldo era aposentado, mas era um homem sadio.  “Meu irmão fez um tratamento de varizes, mas era sadio, aposentou-se devido a problemas na visão. Desde que mamãe faleceu há mais de 20 anos ele optou por morar sozinho e a gente respeitou, mas sempre estávamos  nos falando”, explica.
Abadia, que se recupera de uma cirurgia, na casa do filho, conta que Osvaldo  cuidava de sua casa. “Ele tinha a chave e todos os dias ia em casa, abria, olhava, cuidava das coisas para mim. Sei que ele esteve lá no sábado, um dia antes, por volta das 13h, de acordo com informações dos vizinhos. No  dia seguinte a notícia de sua morte.  De acordo com o laudo, ele teve um infarto. Mas não há um horário exato da morte”.
Osvaldo era solteiro, filho de  Pedro Palhares de Lima e Osvaldina Severina da Silva e de acordo com a irmã, era um homem que teve pouco estudo, mas muito trabalhador enquanto pôde.
Muito ativo, trabalhou em vários lugares: Planac, nas máquinas de beneficiar café e arroz do Paulo Araújo, Ferrúcio Bonatti, Scalon & Gobbo,   Cerâmica Santa Maria Ltda (Luziânia),   Scalon & Filhos, Latícinio Ilasa, Nardeli S/A,  Nova Ponte S/A, Agropecuária Bovita e trabalhou também de chapa.  
Como tinha pouco estudo, mas era muito inteligente, ele aprendeu  muito com a vida. Depois de aposentado partiu para o trabalho voluntário. Osvaldo era uma pessoa reservada, mas fez muitos amigos. Freqüentava o Espiritismo e uma de suas grandes felicidades foi em 21/03/2010, quando recebeu das mãos de Heigorina Cunha, o Evangelho. Ficou muito feliz”, finaliza a irmã Maria Abadia.

 

HOMENAGEM DO PESSOAL DA CHÁCARA

Este é o titulo que os companheiros do 'Quartinho de Eurípedes Barsanulpho' ofertamos ao nosso saudoso amigo Osvaldo Palhares.
Todos os domingos e feriados (dias de maior movimento na Casa) ele era o primeiro a chegar e último a sair, sempre muito discreto e pronto para qualquer serviço, alegre e cordial com todos, um verdadeiro Cristão, visitando e ajudando a muitos doentes e necessitados e servindo a outras entidades que temos notícias.
Era tão fiel que estranhamos a sua ausência naquele domingo, tanto que, nossa companheira Cleusa pede ao Guedes (seu grande amigo) para ir a sua casa ver o que estava acontecendo e, infelizmente, nosso amigo já estava sem vida. Exatamente 66 dias da partida de nossa querida Heigorina.
Foram duas perdas irreparáveis, mas temos certeza de que em nova dimensão, eles continuam conosco, pois como nos afirma Humberto de Campos: “A morte é impotente para destruir os laços eternos do amor”.
Ao nosso Oswaldo, nossa eterna gratidão pela amizade e cooperação.

 

Dos amigos do quartinho