Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pediatria da Santa Casa ganha Brinquedoteca 'Dr. Francisco Olívio Bereta'

Edição n° 1197 - 19 Março 2010

Inaugurada na tarde da última terça-feira, 16, a brinquedoteca da pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Sacramento, leva o nome, numa justa homenagem, do primeiro médico pediatra da cidade,  Francisco Olívio Bereta, que se aposentou, após 35 anos de serviços cuidando de crianças naquele nosocômio.

A iniciativa de criar a sala cheia de brinquedos e diversão para as crianças, doados pelo Grupo Zema, partiu da nova pediatra do hospital, Daniela Ribeiro Zago Garcia, que há um ano atende no serviço de saúde pública na cidade e na pediatria da Santa Casa. “Começamos a trabalhar essa ideia no ano passado, devagar, e depois a ideia cresceu a partir dos respaldos encontrados e, hoje, a estamos inaugurando com uma justa homenagem a esse grande pediatra, Dr. Francisco Olivia Bereta, pioneiro no trabalho na cidade”, explicou.

Segundo Daniela, a brinquedoteca é uma forma de humanização no atendimento às crianças. “Para as crianças internadas serve de entretenimento, ajudando-as bastante no tratamento, porque queiramos ou não, a internação é traumatizante para a criança. Há crianças que na hora da alta nem querem ir embora”, disse, ressaltando que a taxa de internação na pediatria é baixa. “E isso é ótimo, porque mostra a qualidade do atendimento na cidade. Esse baixo índice de internação é um fator extremamente positivo”, disse mais. 

A solenidade de inauguração contou com a presença dos médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e demais funcionários da Santa Casa. Prestigiaram também o evento, homenageando o médico patrono da sala, o prefeito Wesley De Santi de Melo, o secretário de Saúde, Edward Meireles; o provedor Itair Ferreira, a gerente local do Grupo Zema, Cláudia Ferreira, e as irmãs de São José de Cluny, que estão na Santa Casa desde 1963.

Antes de descerrar a placa, a pediatra Daniela Garcia fez uma explanação sobre as melhorias na pediatria. “Queremos prestar uma singela homenagem ao Dr. Bereta, uma pessoas que dedicou grande parte de sua vida ao atendimento pediátrico na Santa Casa. Foram anos de dedicação, disponibilidade, doação, paciência, estudo para oferecer um atendimento de qualidade às crianças. Ele se desligou da Santa casa, mas fico tranqüila porque sei que vamos poder contar sempre  com a sua presença, os seus conhecimentos, conforme se faz presente em nossas reuniões como um dos mais interessados e animados, trazendo sempre novidades”, elogiou, ressaltando sua disponibilidade. “Precisando dele, basta chamar que num minutinho ele chega para ajudar e passar a sua experiência. Essa é uma simples homenagem, mas o nosso reconhecimento é muito grande pelos eu trabalho”.

E razões não faltam para as crianças quererem ficar na pediatria. O lugar ficou uma beleza. Quartos de cores alegres, com tons de azul, rosa, verde e amarelo, mobiliário reformado e pintado que parecem novos e a sala da brinquedoteca com as paredes decoradas e os brinquedos, livros, TV e vídeo, MP4, filmes infantis, mesinhas e cadeirinhas, tudo patrocinado pela empresa Eletro Zema. 

O reconhecimentos pelos anos de serviços prestados à pediatria na Santa Casa  pautou os discursos do diretor Clínico Pedro Teodoro,  do prefeito Wesley, do provedor Itair Ferreira, do secretário de Saúde Edward Meirelles, que ofereceu uma placa de prata ao médico, e dos funcionários da Santa Casa, que também lhe entregaram um presente.

 

Eletrozema faz doação de Brinquedoteca à Santa Casa de Sacramento

 

Em parceria com o Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social de Minas Gerais) e Governo de Minas, a Zema participou do programa “Brinquedoteca Móvel”, que visa contribuir com a recuperação de crianças e adolescentes que se encontram em tratamento de saúde em hospitais públicos e filantrópicos do estado. 

Como ação prática do programa, a Zema doou para a Santa Casa de Misericórdia de Sacramento, uma brinquedoteca que contém 96 itens como: brinquedos, livros, lápis e jogos, além de TV, DVD e MP4. O equipamento é leve, com rodízios que facilita o transporte para os diversos ambientes do hospital e com mesinhas de apoio para que a criança no leito possa brincar. 

Para a presidente do Servas, Andrea Neves, a Brinquedoteca é muito mais que um brinquedo: ela faz parte do processo terapêutico, contribuindo para a recuperação da criança. Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria, colaborador do projeto, relatou um fato que resume a importância do lúdico e da brincadeira no tratamento de crianças: “Um dia, um paciente me disse: doutor, quando eu brinco, não dói.”

A solenidade de entrega aconteceu em outubro em Uberlândia, onde o gerente da Eletrozema Bruno Mendes falou dos projetos sociais da Zema e sua preocupação com o bem-estar das comunidades onde atua. Ele foi cumprimentado pela bela iniciativa da empresa. Em novembro, a chegada da Brinquedoteca a Sacramento foi acompanhada pela gerente da Eletrozema, Cláudia Ferreira, e inaugurada nessa quarta-feira, 16.

A brinquedoteca recebeu o nome de Dr. Francisco Olívio Bereta como uma homenagem pelos serviços prestados em pediatria, durante tantos anos na cidade. Além da Santa Casa de Sacramento, o hospital de Araxá também recebeu a brinquedoteca como doação do Grupo Zema.

A parceria da Zema com as Santas Casas de Araxá e Sacramento já é antiga e a empresa espera trazer muitas alegrias e progresso no tratamento das crianças que serão beneficiadas com as brinquedotecas.