Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Mulheres sacramentanas são tema de documentário

Edição n° 1197 - 19 Março 2010

Um documentário exibido em telão, no Salão Dr. Paulo da Graça Lima, mostrando em resumo a vida de cinco mulheres sacramentanas, Christina Russel Mcsorley, Delminda Rosa Gonçalves Cintra (Da. Mindinha), Leila Maria Tiago, Maria Antônia Afonso de Souza e Oralda Martins Manzan, emocionou os presentes, na sessão solene realizada no Paço Municipal, no último sábado, 13, quando foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher.

Além de emocionar o público, o filme trouxe à tona lembranças que são parte da história de Sacramento, como a voz da Profa. Maria Antônia, que do coro da Igreja Matriz tornava os casamentos inesquecíveis. A participação sempre ativa de Dona Mindinha e João Moicana, nos encontros da paróquia. A  participação na Pastoral Rural, preparação para os sacramentos do batismo e do casamento de Oralda Manzan, que tem 89 afilhados. As crianças da Vila Alexandre Simpson abraçados à Dona Cristina e o sorriso de Leila e os seus 101% negrinhos.

O presidente Carlos Alberto Cerchi, após o filme, sucintamente,  discorreu sobre a importância do papel da mulher na sociedade sacramentana. O vereador José Carlos Basso De Santi, falando ás mulheres, disse entre  outras “por trás da vida de cada uma de vocês, em cada ação, há uma história de amor” e citando Chiara Lubich, disse “no amor há um fio  misterioso, um fio de ouro,  que liga tudo, todas as ações de cada ser humano e essa ação é feita por amor ao próximo. Assim é o amor que cada uma de vocês devota  ao que faz, à família, à superação das dificuldades, ao próximo. Nada mis justo portanto que essa casa lhes renda o reconhecimento solene, pela presença de vocês em nossa comunidade, pelo exemplo que dão e que fortalece a nossa história e serão  sempre um farol para  iluminar as mulheres da nossa sociedade.” Seguiram-se também as homenagens dos vereadores, Danilo Gonçalves, José Américo, Luiz Sinhorelli, presentes à sessão, e do prefeito Wesley De Santi de Melo.

Agradecendo em nome dos familiares das homenageadas, O Prof. Cacildo Manzan, filho de uma das homenageadas, historiando o  surgimento da pérola, compara-a às cinco mulheres homenageadas. “Para que um pérola se torne preciosa, antes, é preciso um sacrifício. Não  só Sacramento, porque a escócia está aqui representada, precisou sangrar e transformar cinco pequenos grãos de areia em mulheres fabulosas, em pérolas fantásticas. Vocês cinco são pérolas que fazem o fantástico colar que Sacramento carrega, com orgulho no seu colo. Agradeço em nome e de nossa família e de todos os presentes essa moção de congratulações à minha mãe e as demais mulheres.”

Outra sacramentana homenageada foi Carolina Maria de Jesus, com a abertura da exposição sobre a vida da escritora sacramentana. No domingo, 14 de março, data de nascimento de Carolina Maria de Jesus, a Câmara manteve suas portas abertas para a visitação da exposição. O presidente da casa, Prof. Carlos Alberto apresentou à sociedade, o quadro de Carolina Maria de Jesus desenhado pelo artista araxaense Cristian Carvalho, trabalho feito a lápis grafite e que encantou os que visitaram o espaço cultural.