Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1183 - 11 Dezembro 2009

“Vô! Vó! Eis o teu filho! Nós o admiramos e o saudamos, saudamos o menino pobre engraxate, o homem talentoso e destemido, o pai carinhoso, o profissional íntegro que foi, e que ainda é!” 

“Quem diria que na barranca do rio Grande, na pequenina Conquista, despontaria para a ciência das leis uma mente invejável para a interpretação dos códigos e das doutrinas legais...” (De Ricardo Alexandre de Moura Costa - Da Matta, em homenagem ao pai, Rui da Matta Costa, neste jornal)


Eles & Elas

* Valéria e Gilberto Custódio casaram-se às 10h00 do sábado, 5, no Cartório de Registros. Familiares e amigos foram conferir o sim do casal e cumprimentá-lo ao lado dos pais (dela) José Vicente Neto e Luisiana Aparecida Silva e (dele), José Manoel de Santana e Maria Aparecida da Conceição Santana. 
* Elenice Aparecida e Werley disseram o sim, trocaram as alianças ao som da Ave Maria e receberam as bênçãos matrimoniais, no sábado, 5, às 16h00, na Igreja Matriz. Após a cerimônia, os nubentes muito emocionados receberam os cumprimentos ao lado dos pais. Elenice é filha de Eudes Moreira e Maria Augusta Moreira e Werley, filho de Orlando Afonso de Oliveira e de Elena Maria de Oliveira.
* Ás 17h00, foi a vez de Rosângela e Wictor viverem as emoções do enlace matrimonial na Igreja Matriz. A imensa emoção do sim e da troca das alianças dos nubentes foi conferida de perto pelos familiares e amigos. Radiantes, os noivos receberam os cumprimentos ao lado dos pais Milton Gomes dos santos e Maria Luiza Bento dos santos (dela) e Adriano Mariano da Silva e Maria Abadia Souza e Silva (dele). 
Chorinho Novo

Nasceu no dia 04/1, Isaque Kauan, como o seu próprio nome indica, está arrancando sorrisos de mamãe Francy Karla Soares de Souza Cardoso e do papai Webert dos Santos Cardoso. Isaque, do hebraico 'sorriso de Deus', Kauan, do tupi ‘gavião, pessoa amável, charmosa’. * Vinicius Gabriel é o garotão que nasceu no dia 06/12, para a alegria do lar de Isilda de Oliveira e Edmarcos Pinto de Almeida.  Vinícius, do latim, ‘aquele que tem voz agradável’, Gabriel, do hebraico, ‘'enviado de Deus'. * Manuella Valentina é a linda garotinha que chegou para alegrar os pais Diana Costa Santana e Reginaldo Florêncio Santana. Manuela, do hebraico, 'Deus está com os homens de corações puros', Valentina, do latim, ‘valorosa, saudável, forte’.
Primeira Eucaristia

Muitas crianças estão radiantes e duplamente abençoadas, por receberam o terceiro Sacramento da Igreja Católica, a Eucaristia. A celebração da 'Primeira Comunhão' ou 'Primeira Eucaristia', aconteceu no último final de semana e reuniu 124 crianças de todas as comunidades: matriz, Rosário, Nossa Senhora D'Abadia, São Brás, Perpétuo Socorro, Alto Santa Cruz e Divino Espírito Santo. 
No sábado, 5, a Primeira Eucaristia foi uma celebração íntima, na Igreja Matriz, reunindo pais, padrinhos e familiares mais próximos, um momento de reflexão sobre a importância do momento e do papel do Cristão. No domingo, 6, foi a vez da grande celebração solene com a participação da comunidade, às 9h30, também na Igreja Matriz, com direito a fotos, filmagens e entregas de certificados. 
O terceiro momento será neste final de semana, com a apresentação dos neo-comungantes às suas respectivas comunidades e também a apresentação dos catequizandos da Eucaristia em 2010, que receberão no momento, uma lembrança da pré-eucaristia. A apresentação dos neo-comungantes, na comunidade do Chafariz, será no sábado, na missa, às 19h00, nas demais comunidades, será no domingo, durante a missa. Todas as celebrações foram presididas pelo pároco Valmir Ribeiro. 

Formaturas 

Por acreditarem que este dia chegaria, vocês se esforçaram e buscaram a cada dia os seus sonhos. Merecidamente venceram, e hoje os aplausos são todos para vocês! Parabéns, formandos da pré-escola, 5º e 9º ano e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Rousseau que viveram as emoções da festa de formatura nos dias 8, com a missa de Ação de Graças e, nos dias 9 e 10, na Casa da Cultura 'Sergio Pacheco'. 
* Parabéns a turminha do 5º ano da Escolinha Tio Toffe (APAE) que recebeu o certificado de conclusão do curso em cerimônia realizada no Recanto 'Professor José Silveira', no dia 10, às 14h00. 
* E parabéns, aos alunos do Colégio XX de Outubro que recebem os certificados de conclusão da pré-escola, 5º e 8º ano, em cerimônia realizada neste sábado, 12, na Casa da Cultura, às 19h30.  
Reginaldo Afonso 

O sacramentano, Reginaldo Afonso de Souza – Rei, recebeu nessa quinta-feira, 26, o título de Cidadão Honorário de Uberaba, pelos relevantes serviços prestados àquele município no campo da agricultura, em especial pelas pesquisas realizadas com café e soja. O título apresentado pelo vereador João Gilberto Ripposati foi aprovado por unanimidade pela casa.  
Reconhecido internacionalmente, o trabalho de Rei se estende, na verdade, a todo o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, mais especificamente na cultura da soja e café no bioma cerrado. O conhecimento do engenheiro agrônomo , aliado à sua experiência no campo, levou-o a ocupar por duas vezes o cargo de Gerente da Fazenda Experimental de Uberaba, mais conhecida por Fazenda Modelo, ligada ao Ministério da Agricultura. 
Nesse período, Rei criou em Patrocínio a segunda Fazenda Experimental da região, que gerenciou por oito anos, e onde desenvolveu as pesquisas científicas sobre essas duas culturas mais cultivadas na região. Rei mantém no município de Sacramento uma fazenda de Café, gerenciada pelo filho, Reizinho, referência também no cenário nacional na sua forma de produção. 
O diploma foi entregue ao sacramentano, Reginaldo Afonso, no salão de eventos da ABCZ, na presença de familiares, entre eles, a esposa Lucia Maria e dos filhos, Reginaldo (Ana Anália), Gislaine (Wady Addun) e Stefânia, amigos e um grande número de convidados. 
Salão São Clemente 

Parado há mais de um ano, o Salão São Clemente reabre para movimentar as festas e bailes da comunidade, no próximo dia 19, com o Forrozão de Natal, animado pela dupla que vem fazendo grande sucesso, Vanessa e Vinícius e sua banda. Uma atração especial durante o baile será a apresentação do grupo de dança, 'Estilo Próprio'. “É muito bom o grupo, vai ser um show e tanto, animando a galera no forró, por isso estamos dando uma força para essa meninada”, justificou Vanessa. A promoção tem a chancela da Paróquia de Sacramento e da Rádio Sacramento.
 
Circuito da Canastra

O Circuito da Canastra na região foi contemplada com cursos de capacitação para o setor de turismo. Visando à melhoria no atendimento ao turista, o curso teve como público-alvo empresários e colaboradores de hotéis, restaurantes, agências de receptivo, guias turísticos, comércio e outros prestadores de serviços do setor.
O curso “Qualidade no Atendimento ao Turista” atendeu os municípios de Sacramento e Araxá e o de “Manipulação de Alimentos” foi realizado em Campos Altos. 
Monsenhor Levi 

O ex-pároco de Sacramento, monsenhor Levi Fidelis Marques recebe o título de Cidadania Uberabense, neste domingo, 13, às 19h00, após a missa na Igreja de Santa Terezinha, onde padre Levi é pároco.  
A outorga do título é uma iniciativa do vereador Antônio Gonçalves Lerin, como reconhecimento da cidade ao trabalho do pároco da Paróquia de Sta. Terezinha, para onde foi transferido no início deste ano.  “Pelo seu trabalho, pela sua pureza, pelo amor que oferece de coração puro e amigo”.
Natural de Itamogi (MG), filho de Manuel Fidelis Filho e Alice Maria Dias Fidelis, padre Levi, dirigiu a Paróquia de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, nesta cidade, entre janeiro de 1996 a janeiro de 2009, onde recebeu também o Título de Cidadania Honorária, o Mérito Legislativo e foi a Diamantina receber a Medalha JK, em setembro de 2006.  
A outorga do título de Cidadania Uberabense, por iniciativa do vereador Lerin, estendeu-se também ao padre Antônio Francisco Jacaúna Neto, reitor do Santuário Nossa Senhora D'Abadia. A solenidade de entrega do Título aconteceu no domingo, 6, após a missa das 19h30, no Santuário.