Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Piracema começa em 1º de novembro

Edição nº 1125 - 26 Outubro 2008

A Piracema, período da reprodução dos peixes começa no dia 1º de novembro e vai até 28 de fevereiro de 2009. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis -IBAMA, através da Instrução Normativa nº. 194, de 02 de outubro de 2008, estabeleceu normas de pesca para o período, na bacia hidrográfica do rio Paraná (rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções d'água inseridas na bacia).  

 Assim no período de 1º de novembro a 28 de fevereiro de 2009 é proibido capturar, transportar ou armazenar as seguintes espécies nativas de peixe: acari, barbado, cascudo, dourado, jaú, mandi, matrinchã, curimba, lambari, piapara, piau, piracanjuba, traira lobo, dentre outras, da bacia. 

'É proibido pescar em lagoas marginais, a menos de 500 metros de confluências e desembocaduras de rios, lagoas, canais e tubulação de esgoto, a menos de 1.500 metros a montante e jusante das barragens de reservatórios de empreendimento hidrelétrico (usinas hidrelétricas), a menos de 1.500 metros a montante e jusante de cachoeiras e corredeiras, pesca subaquática (pesca com arbalete ou arpão) e com utilização de redes, tarrafas, espinhel e todos aqueles apetrechos não mencionados.

Somente está permitida a pesca com utilização de linha de mão ou vara, linha e anzol, caniço simples, com molinete ou carretilha com iscas naturais ou artificiais.

É permitida a pesca de espécies não nativas: apaiari, bagre-africano, Black-bass, carpa, corvina ou pescada-do-Piaui, peixe rei, sardinha-de-água-doce, piranha preta, tilápias, tucunaré, porquinho, zoiudo e híbridos), fora das áreas proibidas ou interditadas.