Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Copão de Férias entra na reta final

Edição nº 1711 - 24 de Janeiro de 2020

As equipes femininas Pirâmide e Rifaina foram as   primeiras a definir os finalistas do Copão, no último dia 21 , em dois jogaços: no primeiro, Rifaina venceu Delta por 7x0; no segundo jogo, a equipe sacramentana Pirâmide venceu Uberaba por 4x1.  A partida final, Pirâmide x Rifaina será na próxima sexta-feira 31, às 20h.  A expectativa é grande, a equipe Pirâmide/Narguille & Cia está invicta no campeonato, portanto a favorita. Vai valer a pena prestigiar.  

 

Técnicos avaliam positivamente o campeonato regionalizado e suas equipes

Conforme o técnico Jeziel Castro, a equipe de Delta foi criada há pouco mais de um ano e já conquistou o título da Copa Comércio, de  Aramina.  No Copão de Férias atual, primeira fase, Delta classificou-se em segundo lugar e Rifaina em terceiro, mas ambas com  9 pontos. Mas na decisão da semifinal, Rifaina levou a melhor. Para o técnico Jeziel, “investir no futebol feminino é muito bom e este campeonato mostra que o esporte está sendo visto com melhores olhos. Campeonato como este dá visibilidade para o futebol feminino.  Quanto a vencer ou não, é muito relativo. É o   mesmo número de atletas dos dois lados, mas o jogo é jogado, e Rifaina levou a melhor”. 

E quem comemorou a classificação de Rifaina foi o técnico sacramentano, José Wilker Guimarães. “Maravilhoso! As meninas tiveram um desempenho muito bom, acima do esperado e conseguimos a vaga na final, que promete um grande jogo, porque as meninas de Sacramento estão até agora, invictas. Agora é preparar e esperar o jogo final. Temos uma semana pela frente para preparação para a grande final”. 

Avaliando o Copão Regional Feminino, Guimaraes elogia. “Muito importante a iniciativa e nós cidades vizinhas temos que apoiar, porque é assim que podemos difundir a pratica esportiva e também valorizar as atletas”. 

De acordo com Guimarães, a equipe feminina rifainense vem se preparando há dois anos. “Participamos de campeonatos regionais de Pedregulho e Aramina. Em Rifaina, também realizamos um campeonato regional, que teve a participação de Sacramento, do qual fomos campeões. Em Pedregulho, fomos vice-campeões”. 

A equipe sacramentana Pirâmide, que venceu Uberaba por 4x1, segue invicta no campeonato. Para o técnico Manuel Augusto Pires dos Santos, a equipe tem grandes chances de levar o título. “Não  perdemos nenhuma partida, as meninas estão bem entrosadas e com muita garra. Temos que partir pra cima e fazer jus ao campeonato sacramentano com o título”. 

Manuel explica que o Pirâmide, desde o ano passado, vem patrocinando equipes masculinas e este ano foi convidado pelas atletas para comandar a equipe. “Já peguei a equipe praticamente pronta, e pude constatar que são atletas muito talentosas, com garra e muita vontade de jogar. E como é um campeonato regional, pudemos trazer atletas de fora, por isso, temos atletas sacramentanas e uberlandenses, meio a meio. E agora vamos à final torcendo para que as meninas se interessem e nós possamos investir numa equipe local. Talento é o que não falta”. 

Uberaba, que participa também do Regional Masculino, foi derrotada na semifinal, mas de acordo com o técnico Diego Berenzo, a derrota faz parte. “Competição é competição. Mais que vencer é a participação. Nossa equipe foi criada em 2009 e vem junto desde então, disputando o campeonato mineiro e paulista, com mais de 100 títulos. Só no JIMI fomos oito vezes campeões. Exportamos também atletas pra fora... Mas nos últimos dois anos, a equipe deu uma desfalcada (por motivos vários: faculdade, casamento, maternidade)  e, praticamente acabou. Agora estamos retomando e essa é a primeira competição.  Sabíamos que o jogo de hoje seria difícil. E como Sacramento chegou invicta à semifinal, foi merecida sua classificação”, reconheceu com galhardia. 

 

Categorias de base definem finalistas 

Atlético e AFS (Atletas de Futebol de Salão) são os finalistas sub-15, que disputarão  a final na próxima sexta (31), às 18h. Escolinha do Poli é o primeiro finalista sub-13, que terá como adversário o vencedor da partida entre 13 de Maio (2º) x Dente de Leite (3º), nesta sexta-feira 24.  E o Dente de Leite é o primeiro dos finalistas sub-11, que vai conhecer o adversário também nesta sexta-feira, entre Pirâmide (2º) x Cajuru (3º).

As finais dessas três categorias serão realizadas na próxima sexta-feira 31, a partir das 17h30. 

 

Técnicos elogiam desempenhos da garotada ...

 

SUB-11

José Wilker Guimarães comandou a equipe sub-11, Dente de Leite, de Sacramento e comemorou a classificação para a final, após vencer Sacra Essa Ideia, por 8x0 e elogia a importância do campeonato para a categoria de base. “Sacramento está de parabéns  com este campeonato e estamos mais uma vez na final. Em 2019, também disputamos a final e esta classificação vem somar ainda mais a participação do campeonato, que por si só já é muito importante. Dente de Leite 8x0 Sacra Essa Ideia. 

Patrick Luan Sudário comandou a equipe sub-11, Sacra Essa Ideia, que enfrentou o Dente de Leite. “Nossa equipe faz parte do projeto social Sacra Essa Ideia, do bairro Perpétuo Socorro e chegamos com muito esforço e garra dos meninos á semifinal. Dente de Leite é uma equipe forte, que só perdeu um jogo, mas esporte é assim. A participação em campeonatos ajuda muito na formação deles. E eles sabem que não podemos pensar só em vencer. Agora é nos prepararmos para o próximo campeonato”. 

 

SUB-13

Leonardo Alberto André, atleta do técnico Zé Ari, comandou a equipe  sub-13, Escolinha do Poli. E haja ansiedade antes do jogo, por parte de seu substituto, Leonardo, que agradece a confiança. “Zé Ari é meu treinador e de vez em quando ele nos pede para substituí-lo, por exemplo, agora, devido às suas férias. É um prazer e nos sentimos honrados, mas é muita responsabilidade dirigir uma equipe numa semifinal pela primeira vez. E nossa meta é chegar à final, porque até agora estamos invictos: 10 jogos, 30 pontos”. E a meta foi atingida. Escolinha do Poli 7x0 Conquista. 

Para o técnico da equipe de Conquista, Rodrigo Aparecido Andrade, o Rodrigão, é gestor de Esportes da Prefeitura de Conquista e um veterano do esporte, tendo treinado várias equipes adultas e agora investe nas categorias de base.  “Uni meu cargo na Prefeitura com a categoria de base para prestigiar o campeonato em Sacramento. Não chegamos à final, mas nossa equipe está de parabéns. Esporte é assim, ganhar ou perder e, isto serve de experiência para eles para os próximos campeonatos”, avalia. 

Finaliza elogiando o apoio da prefeitura de Conquista ao esporte. “Não temos o que reclamar em relação ao apoio. A dificuldade é maior em relação aos atletas, falta interesse, a internet acaba tirando  os jovens do esporte. Antigamente, a gente gostava do esporte, hoje, não. Por isso estamos investindo nas categorias de base, para que futuramente tenhamos atletas talentosos, que de fato, vistam a camisa”.  Andrade faz também um apelo no sentido de as famílias incentivarem a prática esportiva. “É saúde, é qualidade de vida”, garantiu. “A prefeitura oferece tudo, bola, uniforme, quadra coberta, treinador, mas é muito importante o apoio e incentivo dos pais. Eles têm que dar o primeiro passo e conduzi-los para o esporte”. 

 

SUB-15 

Staylor Oliveira, técnico do Atlético, já com boa experiência como treinador, vem perseguindo o título há cinco anos. E o caminho está aberto, por isso comemorou a classificação da garotada. “É mais uma final, só tenho que agradecer aos meninos, que pegaram firme nos treinos para chegarmos ao campeonato e conseguimos o objetivo de chegar à final. Agora é fazer o que vínhamos treinando para sairmos com o título desta temporada, porque no ano passado 'batemos na trave', fomos vice. Atlético 5x0 Dente de Leite.

 

E Victor Gabriel Senna André, também atleta de Zé Ari, comandando os Atletas de Futsal de Salão (AFS), que também fazem parte do projeto esportivo da Prefeitura, categoria sub-15, elogia os atletas. “Meninos muito bons no toque de bola, habilidosos e entram em quadra com vontade de vencer. “Zé Ary nos entregou o time e queremos devolvê-lo com vitória”.  E conseguiu a vitória. AFS 3x0 Loucos por Bola