Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Com seis finais Copão de Férias encerra-se nesta sexta

Edição nº 1712 - 31 de Janeiro de 2020

Festa esportiva no Ginásio Poliesportivo Marquezinho, nesta sexta-feira 31, com as finais do Copão de Férias, que reuniu 59 equipes para disputar as categorias sub-11 (5), sub-13 (6), sub-15 (5), regional feminino (6), municipal (25) e regional masculino (12). 

A partir das 17h, 12 equipes das categorias acima, das 54 que participaram do Copão, estarão em quadra para as finais, nos seguintes horários:

Sub 11 - 17h: Dente de Leite x Pirâmide Supermercado

Sub 13 - 17h30 Escolinha do Poli x Dente de Leite

Sub-15 - 18h:  Atlético x AFS

Regional Feminino - 19h: Prefeitura de Rifaina x Pirâmide/Narguile & Cia

Cidade/Municipal - 20h:  Areão Futsal x 100% Cohab;

Regional Masculino - 21h: Atlético/Pirâmide x WR Bolsas Uberaba. 

 

Técnicos comemoram classificação

Na edição anterior, o ET publicou entrevistas com os técnicos das equipes de base e do feminino, mostrando sua expectativa para chegar à final. Veja nesta edição a expetativa de cada um dos técnicos finalistas e sua avaliação do Copão de Férias 2029/20.

Atlético chegou à final vencendo Igarapava nos pênaltis 

Na semifinal, o jogo entre Atlético/Pirâmide e Igarapava termino empatado em 2x2, levando o desempate para os pênaltis, onde o CAS (Clube Atlético Sacramentano) foi melhor, elevando o placar para 5x4. 

Fabiano Rezende Rodrigues, técnico do Atlético Futsal há nove anos, viu sua equipe ser a primeira a se classificar, e invicta. “Mantivemos a mesma base e as expectativas são boas. Dos nove copões que participamos, chegamos em todas as semifinais, seis finais e conquistamos alguns títulos. O Atlético ficou muito tempo fora do futsal, mas tem um saldo de sete títulos, alguns de temporadas anteriores. E agora estamos em busca do oitavo título.  Estamos invictos no campeonato que está bem mais disputado que o Copão de Inverno. Agora é dar o nosso melhor e fazer um bom jogo contra Uberaba”.

Regenildo Lisboa, técnico do Igarapava, reconheceu que a equipe entrou em campo já sabendo que seria um jogo difícil. Chegamos muito bem à semifinal, mas o Atlético chegou invicto. Mas vale a participação e pretendemos continuar”, confirma Regenildo, destacando que na verdade é jogador da equipe,  mas como está machucado, optou por comandar o time. 


Uberaba tira Termir da final 

A Termir, que nos últimos anos figurou como favorita nos copões e conquistou diversos títulos, este ano ficou de fora da final, após perder para o WR Bolsas Funel, de Uberaba, por 4x2. Reginaldo, o Rejão, que é sacramentano e técnico da WR Bolsas, tem história no futsal da cidade, que lhe rendeu muitas experiências, que foram aprimoradas com diversos cursos. O que lhe valeu também a chancela do futsal uberabense, representando a cidade em todos os campeonatos da região.  

Falando sobre a participação no Copão, destaca que tiveram um pouco de dificuldade, porque a equipe está participando de três campeonato simultâneos. “Todo jogo a gente veio desfalcado. Hoje entramos em quadra desfalcado de três atletas, porque  temos uma semifinal também em Nova Ponte. Começamos mal no Copão de Sacramento, mas aos poucos vimos crescendo. A Termir é uma  grande equipe, tem tradição no Copão, mas  agora é enfrentar o Atlético  e o resultado será consequência do que fizermos dentro de quadra.”

Fernando Oliveira Martins, técnico da Termir/Só Capim Canela, começou a atuar no futsal sacramentano em 2009 e já conquistou dez títulos. “Começamos com time de meninos, deu certo e estamos na luta até hoje treinando as equipes feminina e masculina adulta, mas está na hora de parar” , reconhece.

Sobre a equipe Termir, Fernando destaca que começou com um bom elenco, mas que demorou para deslanchar. É um time de jovens mesclado com o pessoal mais experiente e atletas de fora que, infelizmente, não   puderam vir disputar a semifinal contra Uberaba que é uma forte equipe”, avalia e elogia o novo formato do Copão e a quantidade de equipes. “É um Copão diferente, com um nível que melhorou muito. Na minha avaliação, este é um dos melhores Copões dos últimos tempos”. 

 

100% Cohab ganha vaga sobre Sipeg  Engenharia

Staylor Henrique Reis de Oliveira, comandou o 100% Cohab, pela primeira vez, e deu o melhor de si pela  equipe. “Joguei o Copão pelo Bonde dos Sem, no Regional, estou no comando do 100% Cohab, no Municipal, e do Atlético no sub-15”, informa e avalia positivamente a trajetória do 100% Cohab no campeonato. “Só perdemos uma partida na fase de grupo, levantamos a cabeça e deslanchamos bem. Pegamos equipes difíceis nas oitavas e nas quartas e o jogo de hoje não foi fácil, mas conseguimos um gol de diferença e estamos a final”. 

O engenheiro Guilherme Ranuzzi Urbano, técnico da Sipeg Engenharia,  é ex-atleta de futsal na cidade e comandou a equipe que leva o nome de sua empresa.  “A equipe é formada por uma turma de amigos que costuma jogar bola junto toda semana e que resolveu montar o time com o patrocínio de nossa empresa, Sipeg, que tem também uma vertente social. Entramos no campeonato com espírito de amizade e deu certo. 

Perdemos apenas um jogo, classificamos em segundo lugar na fase de grupo, passamos pelas oitavas vencemos por 5x4 contra o Shopping Real, um jogo disputadíssimo e nas quartas de final, vencemos o Cantinho do Arroz por 3x2. O jogo de hoje sabíamos que seria difícil, mas perdemos com uma diferença de um gol apenas”. 

 

Areão Futsal tem 100% de aproveitamento no Copão

Sob o comando do técnico Alex Hamilton, o Areão Futsal venceu a Marcenaria Freitas por 3x0 e enfrenta o 100% Cohab nesta final. De acordo com o técnico essa é a segunda participação da equipe no Copão. A primeira foi em 2016, quando a equipe sagrou-se campeã com direito a participar da categoria elite no ano seguinte, mas a equipe não se inscreveu. 

“Este ano resolvemos montar o time e estamos na final. A disputa na semifinal foi um jogo difícil, mas conseguimos e agora vamos enfrentar o 100% Cohab, que será um jogo difícil também, mas vamos fazer o melhor   para chegarmos à vitória”, afirma, destacando que, a equipe está invicta. “São seis partidas, seis vitórias, 50 gols a favor, oito gols contra, temos a melhor defesa e o segundo artilheiro”, informa, ressaltando que a maioria dos atletas são do bairro Perpétuo Socorro, por isso o nome da equipe: Areão Futsal.

 Michel Fontoura comandou a Marcenaria Freitas, equipe que se classificou em segundo lugar na fase de grupo. Mas de acordo com Michel o começo não foi fácil. “Foi um começo turbulento, errando muito, mas depois que acertou a equipe foi muito bom, tanto que passamos pelas oitavas e as quartas, mas hoje pegamos uma grande equipe. Sabíamos que seria um jogo difícil”, avaliou. 

Avaliando o Copão de Férias, Michel faz uma boa avaliação. “A organização foi excelente, claro que teve alguma coisinha, mas isso acontece ainda mais num campeonato com tantas equipes em tão pouco tempo.  Na minha avaliação, em nome da equipe, foi muito bom e só temos que parabenizar e agradecer.”

O secretário de Esportes, Márcio Luiz de Freitas, prestigiando a última rodada da semifinal conversou com o ET, confessando-se satisfeito com o Copão de Férias 2019/20 e o novo formato adotado, incluindo o futsal feminino. 

“Valeu a pena investir no novo formato. O Copão feminino sempre fora do horário nobre, nós o agendamos para melhores horários e o público aprovou. E temos grandes expectativas com as finais que prometem bons jogos, porque as equipes são excelentes. Sentimo-nos realizados, não houve nenhum problema grave, não tivemos até agora nenhuma ocorrência de indisciplina no ginásio, não tivemos uma briga sequer no ginásio e isso é fruto do que viemos plantando desde que assumimos a secretaria. Nunca fomos coniventes com a violência e quem agiu com violência foi punido severamente, por isso temos um copão disciplinado”, elogia e convida os sacramentanos para prestigiar as equipes locais e visitantes na final.  

As equipes campeãs e vice, além de troféus e medalhas receberão uma premiação em dinheiro, patrocinado pelo Sicoob.