Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Seleção Mineira de Vôlei faz primeira seletiva na cidade

Edição nº 1660 - 01 de Fevereiro 2019

A Federação Mineira de Voleibol, que iniciou a preparação das atletas que vão compor as seleções de base para os campeonatos e torneios deste ano, realizou em Sacramento, no último sábado, a primeira seletiva da categoria Sub 15, entre as atletas convidadas do Triângulo e Alto Paranaíba.  A responsável pela escolha foi a técnica sacramentana da URS/PMS, Profa. Maria Bethânia Silva Melo, já convidada pela federação para ser a técnica da seleção. Ao lado da auxiliar, educadora física Rafaela Borges Caixeta, técnica do Catiguá Clube, em Patrocínio, Bethânia anotou a performance de cada atleta, que aguarda agora o resultado das seletivas do Sul de Minas e da capital. A expectativa das meninas é grande. Veja a opinião de quatro atletas entrevistadas pelo ET.  

 

Micaely Ferreira Rodrigues, 13

Sou estudante do 9º ano da EM Gladsen Guerra de Rezende, de Uberlândia, 1,84m, jogo como central e oposta e treino desde os 12 anos. Achei muito bom conhecer pessoas novas. Tenho muita esperança em fazer parte da seleção mineira e, no mais, é agradecer aos meus técnicos, Alexandre e Rogério, de Uberlândia, que me ajudaram a estar aqui e à Bethânia também, que está nos ajudando a chegar lá. 

 

Maria Eduarda de Paulo Silva, 13

 Sou de Araxá, a mais baixinha do grupo, 1,65m, por isso jogo como líbero e jogo desde os sete anos. Estou no 9º ano e espero ser uma das atletas da seleção. Estou gostando muito, é um grande começo para abrir novas portas para agente encarar nessa vida,  como jogadora de vôlei, o que queremos muito. Essa foi uma oportunidade muito grande de ter também a Bethânia como técnica, para acolher, cada dica que ela dá para a gente crescer muito mais ainda. Começou a treinar quando tinha 7 anos.

 

Luísa Lopes Rezende,  13

Outra uberlandense, 1,77m, 8º ano, estuda no Colégio Nacional. “Minha expectativa é grande, foi muito bom. Estou realizando um sonho, pois eu sempre imaginei fazer uma seletiva para poder representar o Estado. Fiquei até surpresa, porque eu não esperava que aconteceria agora. Até, porque sou um ano mais nova do que as meninas. Só de estar aqui, eu gostaria de agradecer sempre a Bethânia por acreditar em mim, saber que eu tenho chance em representar o estado e agradecer ao Praia Clube, a minha técnica,por acreditar na gente para estar aqui. 

 

Um time alto, habilidoso  e de muito talento

São três predicados que a técnica do Catiguá, Rafaele Borges Caixeta, busca com Bethãnia na seletiva que começou em Sacramento, neste final de semana.  “A expectativa aqui é que a gente consiga manter, como em outras categorias das seleções mineiras, o que vínhamos fazendo, que é um time alto, habilidoso e com muito talento”, apontou. 

“O desafio esse ano - segundo Rafa - é a gente tentar.  As meninas que subiram, que foi a maioria, tentaram se recompor com meninas altas, habilidosas e talentosas. Eu acho que elas têm muita chance. A Bethânia é uma grande técnica, ela sabe lapidar as meninas, tem um olhar diferente para encontrar essas meninas com esse potencial”.

Rafa fez uma ressalva de não encontrar as meninas com todo seu potencial, porque todas estão de férias há mais de um mês. “Mesmo assim, a gente tenta olhar todas as meninas, dando oportunidade para todas. Elas encontram uma dificuldade a mais, pois estão de férias, sem treino, portanto têm essa dificuldade a mais. Estamos tentamos ver a menina que está com deslocamento melhor, que tem uma habilidade melhor, ou uma facilidade melhor. E sempre dá para ver uma menina que está um pouco mais à frente que a outra”, explica.

Rafaela Caixeta começou a jogar vôlei como aluna da técnica Maria Bethânia, quando a sacramentana treinou o Catiguá por uma temporada. Rafa hoje é funcionária do clube, responsável pelas modalidades de vôlei, peteca e academia do clube. “Fui atleta da Bethânia, sou fã dela e hoje sou técnica do Catiguá, em Patrocínio. Tento fazer o meu melhor com os times do Campeonato Mineiro, com esforço e dedicação, porque eu gosto muito de vôlei. Estou aqui para contribuir com essa meninada. Tenho 30 anos, solteira, formada em Educação Física e sou também educadora física há nove anos

Técnica Bethânia

Para a Profa. Maria Bethânia Silva Melo, pela terceira vez convidada pela Federação Mineira para dirigir a seleção no Campeonato Nacional Sub 16, no Rio de Janeiro, em março próximo, com a presença de seleções de oito estados, enfrentar mais uma vez esse desafio é uma honra. A técnica falou ao ET logo que terminou a primeira seletiva (Alto Paranaíba e Triângulo), realizada em Sacramento, no último final de semana.

“Quando se chega a participar de uma seletiva as meninas já têm um nível muito bom de voleibol. Nesta fase, analisamos o alcance de ataque e bloqueio, e depois a parte técnica de cada posição, além da liderança e determinação de cada atleta. Foi uma grande oportunidade delas mostrarem o que aprenderam numa seletiva estadual onde vão concorrer para integrar a seleção mineira. Ficamos muito felizes também pelo fato de realizar um evento tão importante  em Sacramento, o que possibilitou a participação das atletas sacramentanas”, disse.

De acordo com a técnica, além das 18 atletas presentes em Sacramento, outras 60 estão passando por seletivas no Sul de Minas e na capital. Dessas, 12 serão escolhidas para iniciar os treinamentos dirigidos por uma comissão técnica formada por Bethânia Melo, Sérgio Guilherme (Minas Tênis Clube), Gabriel  (Sada) e Rafaela (Catiguá).