Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Divisa é campeã da região 1 do Ruralão

Edição nº 1701 - 15 de Novembro de 2019

A equipe da Divisa/Pirâmide conquistou o título de campeã da Região 1 do Ruralão, no domingo 10, no Estádio João Cordeiro, ao vencer a fazenda Santa Cecília por 2x0.  A equipe conquistou também os troféus  de 'destaque', para o atleta Rian Rocha dos Santos, e o de 'melhor defesa', com Robson de Jesus  (7 gols sofridos).

A Fazenda Santa Cecília, além do título de vice-campeã, ficou também com  a premiação do 'Artilheiro' através do atleta Carlos  Alexandre, com cinco gols. 

Douglas Marcelo foi o árbitro principal, auxiliador por Fernando Oliveira e Jean Rodrigo e como mesário, Juliender Reis. 

 

Respeito ao adversário e investimento no esporte

Os irmãos Sérgio e Manuel Pires patrocinaram a equipe da Divisa/Pirâmide que entrou em campo reconhecendo a força do adversário. “No começo do campeonato tivemos problemas, desfalque de atletas que estavam em outros campeonatos, mas viemos numa crescente no campeonato e hoje estamos com a equipe completa para enfrentar uma grande equipe, dois times muito competitivos. E tivemos sorte, saímos   campeões e vamos agora enfrentar o Tamanduá, na disputa do título 'Campeão dos Campeões' ”. 

 

 

Carreira profissional interrompida por lesão

Sérgio Pires 38, ex-atleta profissional, é um dos proprietários do Supermercado Pirâmide, patrocinador do Divisa, comunidade rural onde nasceu e começou a gostar de bola como uma herança familiar, o pai era jogador da Divisa. “Nasci na Divisa e cresci vendo meu pai, o João Antônio (Meio-Dia) e meus parentes jogando e eu sempre lá assistindo aos jogos. Em Sacramento, jogava pela AABB, até que, aos 16 anos, fui convidado para disputar a Copinha de SP pelo Botafogo de Ribeirão Preto. Depois, passei pelo Paulista de Jundiaí, Sertãozinho e a Portuguesa Santista, quando sofreu um acidente foi obrigado a deixar o futebol”, lembra Serginho, que era lateral direito.

Deixando o campo, resolve investir em um bom emprego, quando aceita uma proposta do Carrefour, a partir de um campeonato patrocinado pela rede. “Em Ribeirão, graças ao incentivo da empresa, fiz vários cursos técnicos, como Gestão Empresarial, Contabilidade e Números. Transferido para Uberaba, ali permaneci até o fechamento da rede. Fui para o Martminas, mas quando eles decidiram me mandar para Belo Horizonte, preferi ficar perto família. E como Deus coloca tudo na vida da gente na hora certa,  surgiu a oportunidade da compra do Supermercado Pirâmide. Minha família se uniu e decidiu encarar o desafio. E hoje somos uma família trabalhando unida”. 

Hoje o Pirâmide está sempre patrocinando equipes, e apoiando o esporte na cidade, no futebol da campo, Copão, Amadorão, e agora o Ruralão. “Isso vem de berço e a gente ajuda porque Sacramento já viveu uma época em que o futebol era muito mais animado. Hoje mudou muito, as pessoas estão muito distantes. Já tivemos aqui grandes equipes, Marianos, Areião, as pessoas jogavam por amor ao clube, por amor à camisa e eram clássicos, só jogadores da cidade”, lembra. 

De acordo com Serginho, ao longo dos anos, a cidade foi perdendo suas escolinhas de base. “Hoje, é muita gente de fora, que joga, não por amor à camisa, mas pelo dinheiro”, afirma e torce pelas escolinhas, como por exemplo a do Chicão. “Sacramento terá bons atletas de futebol de campo no futuro. A base do nosso time é tirada da Escolinha do Chicão, então temos que apoiar. São jovens aguerridos, muito dedicados”, reconhece. 

 Para o secretário Márcio Luiz de Freitas, o Ruralão Regional foi uma experiência que deu certo. “Esse novo formato deve-se à extensão do nosso município. Sete Voltas, Pinheiros, Tamanduá, Desemboque, Quenta Sol, comunidades localizadas na região leste do município são muito distantes da sede, 60, 70 quilômetros... o que dificulta o deslocamento das equipes formadas nas comunidades do entorno da sede. Foi esse o motivo de criarmos dois grupos: a Região 1 (no entorno da cidade) a Região 2 (na região Leste), o que deu muito certo”, explicou, afirmando que a mudança aumentou o número de equipes participantes. 

“Para finalizar o Ruralão 2019, concluiu o secretário, as duas equipes campeãs de cada região, Tamanduá e Divisa/Pirâmide, vão disputar o título de Campeão dos Campeões” em jogo de ida (dia 17) e volta (24), às 16h, afirmou, garantindo que o investimento no esporte na zona rural vai continuar, levando entretenimento e alegria para as comunidades. 

Conforme o regulamento, caso aconteça uma vitória de cada uma das equipes confrontantes,  independente do saldo de gols nas duas partidas, ou dois empates entre os confrontantes, a decisão se dará através de pênaltis.