Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade realiza 12ª Copa de Kung Fu

Edição nº 1695 - 04 de Outubro de 2019

Sacramento sediou no domingo 30, a 12ª Copa Liu He Quan, nome da academia dos irmãos Sifu Joarez e shitai Milton, num evento que reuniu mais de 20  escolas convidadas e mais de 200 atletas,  para a disputa das modalidades Wushu moderno e tradicional; Tai Chi Chuan; Shuai Jiao; Three Star; Lutas de cassetete,  semi-contato, por equipe e Boxe Chinês Sanda, dentre outras.

A abertura da Copa, na manhã de domingo 6, no Marquezinho contou com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo; do diretor técnico da Confederação Brasileira de Wushu (CBKW) e técnico da seleção brasileira, João Ferreira; secretário de Esportes Márcio Luiz de Freitas, 

vereador Luster Melancia,  professores das escolas 

participantes e atletas de todas as idades. Após o Hino 

Nacional, cantado pela cantora Vanessa Vox, a Academia Liu He Quan homenageou com medalhas as autoridades, mestres e professores presentes. 

 

Joarez e Milton foram dois heróis

O prefeito Wesley, ao abrir, oficialmente o encontro, parabenizou os organizadores, ressaltando: “Lembro-me de que, como vereador, quando Joarez estava sempre teve introduzindo essa arte marcial em nossa ganhou todo meu apoio. Naquele início, Joarez e Milton foram dois heróis, guerreiros, porque não tinham apoio do governo, mas não desistiram, correndo atrás de patrocinadores no comércio local, ganharam o apoio dos atletas e pais e venceram essa primeira etapa, com garra e coragem”.

Prosseguindo o prefeito, afirmou que, desde que iniciou sua primeira gestão como prefeito devotou total apoio ao esporte. “Com o Kung Fu não foi diferente. Desde o princípio, acompanhei desses dois irmãos, Joarez e Milton. Por isso, logo no meu primeiro madato, patrocinamos as quatro primeiras copas de Kung Fu em Sacramento e mais duas agora, além do transporte que fornecemos quando participam de copas em cidades da região”, destacou, informando que estará inaugurando, brevemente, um espaço próprio destinado às artes marciais e dança, no bairro Perpétuo Socorro. 

O secretário de Esportes Márcio Luiz de Freitas em entrevista ao ET, destacou a importância do esporte para a cidade. “São 12 anos de Kung FU, a arte da luta que ensina disciplina e respeito ao adversário, ou seja, ensina e educa para a vida. E só temos que parabenizar o sifu Joarez pelo seu trabalho na cidade. É uma alegria poder, como secretário de Esportes, ver o êxito deste grande trabalho na nossa cidade”, comemora.

 

Academia tem mais de 250 atletas 

Também o Sifu Joarez de Souza Ferreira comemorou a realização da 12ª Copa. “Estou muito feliz por poder realizar essa 12ª Copa, que a cada ano vem crescendo mais e mais. São  mais de 20 escolas, sem contar as de  Sacramento, participando da competição”, revela, agradecido pelos apoios recebidos para a realização da Copa, em especial da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes na formação de novos atletas, em várias entidades da cidade, todas patrocinadas pelo governo municipal. 

“A Academia Liu He Quan tem mais de 250 atletas treinando Kung Fu em Sacramento, no espaço próprio, como em espaços públicos: no Marquezinho e em várias entidades, como Instituto Scala, Apae, Lar Solidário, Vila Olímpica e vamos começar na Casa Rosa da Matta. Desse total,  50 são de competição”, ressalta, agradecendo ao prefeito Wesley pelo novo espaço que a academia vai usar para treinamentos. “Vai ser muito bom, o local é bem maior, mais alto, muito bem organizado, piso acarpetado.”

Thalys Andrey Nunes Rodrigues, presidente da União Recreativa Sacramentana (URS), prestigiando a abertura da Copa, explica que a entidade está sempre atenta aos bons trabalhos no esporte da cidade. “Temos que valorizar, apoiar, porque o Sifu Joarez com seu trabalho está capacitando pessoas a partir dos quatro anos de idade até a fase adulta, justificando a contratação dos professores Joarez e Miltom pela URS”, explicou.

O vereador Luster Fernandes (Melancia) apoiador dos esportes, esteve prestigiando a 12ª Copa Liu He Quan e, matando a saudade dos tempos em que praticava o esporte. “É com grande alegria que venho prestigiar este que é um dos esportes que comecei a praticar menino ainda. Eu não tinha problemas de saúde e comecei a praticar com o sifu Joarez e hoje vejo com satisfação tantas crianças,  jovens e adultos participando, o que mostra a importância deste esporte para a cidade. É muito gratificante ver que Joarez venceu e a força que tem o kung Fu na cidade. Por isso, parabenizo Joarez pelo seu trabalho”, afirma, destacando que apresentou um projeto para que o trabalho de Joarez seja de Utilidade Pública e que foi aprovado por unanimidade. . 

João Ferreira, técnico da Seleção Brasileira, se declarou feliz por estar em  Sacramento pela primeira vez. “Foi com carinho que aceitamos o convite do Joarez e trouxe os alguns atletas para prestigiar o evento e o excelente trabalho realizado em Sacramento. Estou observando os atletas e quem sabe possamos ter atletas dessa região na nossa seleção’’.

 Sifu Lúcio Gonçalves  da Academia 'Movasse', de Araxá, e Sifu Isac Pereira, de Franca apresentaram os grupos da 3ª idade que fazem Tai chi chuan,   modalidade de King Fu para os idosos, que exercita a parte muscular, mental, equilíbrio físico, autoestima, o emocional porque trabalha com a meditação,  ou seja, ele agrega valores muito grandes à saúde do idoso”, explica.

Arthur Wisley de 7 anos, conquistou medalha de prata na modalidade luta com cassetete, motivo de orgulho para a   mamãe Roberta Leandra. “O Kung Fu na vida de meu filho está ajudando o Arthur a ter mais tolerância, desenvolvendo a coragem e capacidade de enfrentar suas dificuldades na vida". 

Já Raul Souza Almeida de 5 anos,  começou a fazer aulas de boxe em fevereiro.“Ele tem paixão pelos esportes boxe e futebol, o boxe trouxe muitos benefícios para ele, com o seu desenvolvimento psicomotor, resistência respiratória  e o fortalecimento imunológico” diz a mãe Luciana.

Dentre as várias premiações, uma foi para as maiores delegações:

 

1° Sikung Adriano/ Igarapava SP

2° Shifu David / Ituverava SP

3° Mestre Isac/ Franca SP

4° Professor Ronaldo/ Conquista MG. 

 

NR: A palavra Sifu/Shifu (no Mandarim), (Si/Shi) quer dizer professor, e (Fu) quer dizer “pai”; portanto Sifu é um pai professor, um pai que ensina.