Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CAS leva título de virada

Edição nº 1687 - 09 de agosto de 2019

O Clube Atlético Sacramentano, comandado pelo técnico Fabiano Rodrigues, saiu vitorioso no Copão de Inverno Regional com os atletas, Warley Alves, Cleyton Pires, Mateus Donizeti, Bruno Junqueira, Valdeir Júnior, Helber Henrique, José Cassimiro Neto, Manoel Pires, Igor Eduardo, Luiz Henrique, Célio Henrique, José Elias, Paulo Henrique e Milton Caixeta Júnior. A equipe levou também os títulos de artilheiro, com o jogador Warley Alves (11 gols), e de atleta destaque com José Cassimiro Neto.

A equipe vice-campeã, Termir, sob o comando de Kiko Bonfim, jogou o Copão de Inverno com os atletas, Luis Guilherme, Eduardo Cury, Abinael da Silva, Danilo Cristiano, Leandro Alexandre, Rodrigo César, Caio de Oliveira, Ezequiel Limiro, Éder da Silva, Jorge Henrique, Isaias Figueiredo, Waldir Júnior, Rogério Silveira e José Claudio. E levou o título de melhor defesa com o goleiro, Abinael, que sofreu apenas 10 gols.

 

No Copão Cidade, Capim Canela leva título

Na preliminar, pelo Copão de Inverno Cidade, vitória da equipe Só Capim Canela por 2x1 em cima do Areião. Os resultados de ambas as finais, com a diferença de apenas um gol, demonstraram a força e a garra das equipes, embora Areião e Thermir figurassem como favoritas entre os torcedores. Mas o que se viu, na verdade, foram dois jogaços, indecisos até o final das partidas.

 Só Capim Canela foi campeã com os atletas, Staylor Henrique, Eduardo Moura, Caio Malta, Rikelme Diogo, Alexandre Santos, Victor Gustavo, Igor Tomaz, Davi Matias, Antônio Alexandre Filho, Pedro Antônio e Cristhian Eduardo, comandados pelo técnico Julliender Reis. 

A equipe levou também os três prêmios individuais: melhor defesa com 7 gols; artilheiro: Alexandre Santos com 10 gols, empatado com   Wallison Florêncio, da equipe Mercearia Mini Preço; e o prêmio individual destaque foi para o atleta, Eduardo Moura.

 A equipe do Areão levou o troféu de vice-campeã com a equipe formada por Luiz Henrique, Leomar de Paula, Douglas Michael, José Alan, Renan Carlos, Gustavo de Paula, Thales Magnabosco, Lucas Alcântara, Jonathan Robert, Caio Cardoso, Pedro Henrique, José Alex, Flavio Santos, Gustavo Eurípedes, Saulo Feliciano, comandada pelo treinador Eduardo.


Dente de Leite é campeão da Copinha sub-11; APAFs, da  sub-13 e 15  

As categorias de base, sub-11, 13 e 15, também disputaram o Copão de Inverno, cujas partidas finais foram disputadas nos dias 1º e 2, também levando ao Marquezinho um grande público, em especial os pais dos atletas.  

Na categoria sub-11, a equipe do Dente de Leite sagrou-se campeã ao vencer a APAFS por 3x0, jogando com Lorenzo Zandonaide, Rafael Cassiano, Luiz Ricardo, Juan Luiz, Iago Gabriel, Rodolfo Rodrigues, Mateus Costa, Antonio Augusto, Kauê Prado, João Miguel e Antônio Bessa, sob o comando do treinador José Wilquer.  A equipe levou o título de melhor defesa (7 gols) e Juan Luiz foi o artilheiro com 11 gols.

 A vice-campeã APAFS, comandada por Juscelino André, jogou com Luiz Guilherme, Kayque Gabriel, Luiz Otávio Rezende, Luiz Otávio Zambianco, Luiz Otávio Oliveira, Kawan Pietro, Caio Araújo, Emanuel Santana, Keven Silva, Kauan Cruvinel e  Jorge Fernando. 

 

Na categoria sub-13, 

a Apafs venceu a equipe Sacra Essa ideia por 5x4, levando também os troféus de melhor defesa (19 gols) e artilheiro, com o  atleta Lucas Moura (19 gols). A Apafs sub-13 jogou com Fernando Camilo, Matheus Henrique, Klarkson Santana, Lucas Moura, Alysson Vinícius, Guilherme Crema, Felipe Vieira, Danilo Augusto, Luiz Otávio e Artur Spirandeli, comandados por Juscelino André. 

A vice-campeã Sacra Essa Ideia, comandada por Patrick Sudário, jogou o Copão de Inverno com Gustavo Doralino, Daniel Lopes, Paulo César, Cleiton Silva, Nicolas Matheus, Kauê Miguel, Jean Júnior, John Costa, Rogério Martins, Lucas Carvalho, Kauan Luiz e Leandro de Jesus. 

 

A categoria sub-15 

teve como grande campeã a equipe da Apafs que venceu a All Caneco de goleada por 7x2 e, de quebra levou os troféus de melhor defesa (12 gols) e artilheiro com o jogador Ian Pablo (12 gols). A equipe, comandada também por Juscelino André, sagrou-se campeã  com os  jogadores,  Anderson Júnior, Kaique Dias, Ian Pablo, Pedro Henrique Barbosa, Bruno Henrique, Thiago Júnior, Pedro Amui, Matjeus Augusto, Lucas Moura, Felipe Ferreira, Pedro Correia e Fernando Camilo. 

 

A vice-campeã All Caneco foi comandada por Staylor Oliveira, tendo no elenco os seguintes atletas, Rual Archanjo, Júlio César, Luiz Felipe, Rand Teixeira, Marcos Henrique, Tiago Rezende, Miguel Bizinoto, Pedro Henrique, Jepherson Tayllor e Filipe dos Santos.  

 

As punições do Copão

Apesar do alto nível dos jogos, o Copão termina com um saldo negativo em termos de punições. No Copão de Inverno Cidade, que reuniu 16 equipes em quatro chaves, Só Capim Canela terminou o campeonato com a equipe sem punições graves, apenas sete atletas, cada um, com um cartão amarelo. 

Das equipes, Areão/Danone/Areão, o atleta Renan Carlos Lopes Lourenço;  da Pirâmide Supermercado, Douglas Wender Sudário e da Borracharia Roberto, Anthony Olavo da Cunha Paulo, os três têm uma suspensão a cumprir.

 Já o atleta Bruno Henrique de Almeida, da equipe Mercearia Mini-Preço/ Restaurante da Gruta, pegou mais de um ano de suspensão, até o dia 08/01/2021. E os atletas, Hadson Anselmo da Costa da Silva (Borracharia Robert) e Guilherme de Oliveira Borges (Só Resenha) estão suspensos até 31/7/2020.

 No Copão de Inverno Regional, com 10 equipes em duas chaves, há também suspensões pesadas: Lincoln Amâncio Vieira (Conquista), até 10/07/2020 e Wallace Michael Alves Lopes da Cunha (Termir/13 de Maio), até 30/06/2021. Jeferson Douglas da Silva (Conquista) e Jhonatan Wender Costa Oliveira (Lalau United FC), uma suspensão a cumprir. 

A decisão sobre a punição ou não para a equipe TJ-P, que abandonou a quadra minutos antes do jogo contra a Termir, em solidariedade a uma atleta que estava hospitalizado, no dia 31 último, não foi divulgada.

 

Copão melhora por conta das Escolinhas de Base

Inovações são sempre bem-vindas e quando dão certo, melhor ainda. E foi o  aconteceu no Copão de Inverno 2019, com a divisão das equipes em categorias, Cidade e Regional, um sonho antigo dos dirigentes e que propiciou ao esporte e às equipes equilíbrio na competição e melhor aproveitamento, uma vez que as equipes passaram a disputar das competições de igual para igual, resultando em grandes jogos. Bom também para os atletas que se destacam no evento e passam a fazer parte das equipes de ponta.

A noite dos finalistas no dia 2, para o grande público que compareceu ao Ginásio Marquezinho, foi um show de bola...  E as avaliações do prefeito Wesley, do secretário Marzola e de alguns dirigentes foram altamente positivas.

“Futebol de alto nível. Estamos colhendo os frutos daquilo que plantamos que foi o apoio total ao esporte, incentivando todas as modalidades. E hoje, neste final de Copão de Inverno, estamos vendo que a iniciativa de dividir em duas categorias, Regional, convidando equipes de cidades vizinhas, e Cidade, formado só por atletas residentes na cidade, foi acertada. Prova disso está aqui nesta noite, o Ginásio Marquezinho lotado”, avaliou o prefeito Wesley De Santi de Melo, ressaltando o importante papel das Escolinhas de Base. 

“O Copão de Inverno, quando começou lá pelos anos 60, como Jogos de Inverno, tem uma tradição de mais de 50 anos. E a cada ano vem melhorando mais, graças ao trabalho das Escolinhas de Base. Essa criançada que começou na Escolinha em minha última gestão, hoje, está aqui fazendo parte das equipes de elite do futsal sacramentano”, comentou, informando que são 1.800 atletas inscritos nas mais diversas modalidades, de crianças a adultos. 

“Quando vejo jogos assim apertados como foram estas duas finais, é porque as equipes são muito boas, a vitória vem suada para uma delas, isso demonstra o seu alto nível”, frisou, destacando também atletas de futsal e vôlei que a cidade já exportou para o cenário nacional e internacional. 

“Como no vôlei, que tem várias atletas Brasil a fora, inclusive com algumas jogando no exterior, o futsal começa a exportar seus talentos. Já temos aí jovens participando de 'peneiras', prontos para encarar esse mercado de atletas em grandes equipes. Portanto, o que me resta é parabenizar o secretário Marzola e toda sua equipe da Secretaria de Esportes. Agradecer também a esse grande público pelo prestígio que vem dando ao Copão. Mas, especialmente, parabenizar e agradecer a participação dos atletas sacramentanos presentes neste Copão, assim como dos atletas visitantes. Com grandes jogos, vocês esquentaram pra valer as noites de inverno aqui no Marquezinho. Parabéns!”, cumprimentou o prefeito Wesley. 

 

 Maravilha trazer este futsal de alto nível

Mas quem comemorou mesmo a final do Copão foi o secretário Marzola (foto). “Uma maravilha poder trazer este futsal de alto nível para Sacramento, nas finais sub-11, sub-13 e sub-15, o Copão Cidade e o Regional entre duas equipes sacramentanas, Atlético e Thermir, que levantaram as torcidas, que foram maravilhosas. Thermir saiu na frente, Atlético empatou, Thermir marcou o segundo, Atlético empatou e a torcida empatando também, até  que o Atlético marcou o terceiro a um minuto do apito final, consagrando com mérito sua brilhante participação. Sem nenhum atleta de fora, o Atlético entrou, encarou a forte e talentosa equipe da Thermir e levou o título. Um grande jogo, tranquilo, sem um quê sequer, que pudesse manchar o espetáculo. Arbitragem impecável. Por isso, todos estão de parabéns”, cumprimentou, agradecendo a participação de todos.

Destacando o show do intervalo, uma brincadeira com o público presente, agradeceu os apoios e presenças do prefeito, vice-prefeito, vereadores, Polícia Militar, seguranças, servidores da Secretaria de Esportes e a colaboração da Secretaria de Saúde, que disponibilizou uma ambulância no ginásio durante todo o campeonato, comprovando que Esporte e Saúde andam juntos. E, um agradecimento especial ao Sicoob, mais uma vez parceiro do evento, premiando os melhores do esporte. “Saímos daqui com a certeza do dever cumprido”.

Não houve nenhum incidente com latinhas de bebidas durante os jogos, mas Marzola já adianta, que a partir do próximo Copão no Ginásio, bebidas, (refrigerante e cerveja) serão  vendidas nos copos plásticos. “Não vamos mais permitir a venda de bebidas em latas, elas serão servidas no copo, para evitar possíveis incidentes”. 


Vereador Luster 

O vereador Luster Fernandes, desportista nato que, apesar de sua deficiência física, sempre foi um grande incentivador do esporte. Rubro negro 'roxo', ou melhor, vermelho e preto, e prestigiando as finais do Copão, falou ao ET. 

“Sou rubro negro nato, torcedor do Areão, porque por muitos anos fui morador do Areão e incentivador do esporte. Nunca pude jogar bola, mas sempre estive presente, incentivando e apoiando. E vejo que o que vem acontecendo no nosso esporte nos últimos anos é muito gratificante, porque esporte é uma atividade fundamental para a sociedade, sobretudo crianças e jovens. E ficamos felizes por vermos resultados tão surpreendentes como esses dois eventos esportivos: o Copão de Inverno, agora em julho e, no final do ano, o Copão de Férias, em nossa cidade”, elogia, ressaltando também a importância da categoria de base. “Dali nasce o gosto e o talento. Tem razão o prefeito de investir nas escolinhas”, elogiou.


Uma equipe que valoriza o evento

O sacramentano Saulo Feliciano de Deus, diretor proprietário da Termir Terraplenagem, empresa sacramentana com sede no Pará, há anos mantém em Sacramento o time que sempre levou o nome de sua empresa. Pelo fato de contratar alguns atletas de ponta da região, pelo talento e até profissionalismo de alguns, a Termir sempre enriquece o evento. Um time que só faz engrandecer o evento. Amante também do esporte, a cada Copão, o empresário aproveita para curtir suas férias na cidade natal, aproveitando para incentivar a equipe, disponibilidade sempre elogiada e reconhecida pela Prefeitura e autoridades presentes no Marquezinho.

 

Aceitando a derrota, Saulinho expressou seus agradecimentos aos seus atletas e cumprimentou a equipe campeã. “Agradeço aos nossos atletas, que tiveram a disponibilidade para jogar essa final. Muitos são profissionais da bola, tinham jogos previstos em outras cidades, no entanto, nos deram preferência para essa final. A vitória foi do Atlético e parabenizo a equipe e seu técnico pelo título. Parabenizo pela brilhante campanha, pela dignidade e lealdade dos atletas e, naturalmente, cumprimento também os dirigentes e responsáveis pelo evento e pelo esporte de Sacramento”.

 

 

Sempre quem vence joga melhor...

A equipe da Termir era a favorita na final, depois de mostrar um grande futebol durante o campeonato, mas perdeu... Um detalhe que faz parte da competição. “Minha avaliação é de que, 'sempre quem vence, joga melhor'. Sei reconhecer o adversário”, disse Kiko Bonfim (foto), técnico da equipe, em entrevista ao ET após o jogo.

De acordo com o técnico, a Termir sempre se esforça muito para fazer o melhor Copão, com um investimento alto. “Isso é bom para o Copão, para o esporte em si, para Sacramento”, afirma, e destaca que campeonato é assim mesmo, cheio de altos e baixos. “A gente tem um time forte e demonstrou isso no Copão, chegando à final como franco favorito, mas nos deparamos também com alguns revezes. Em um jogo estão todos os jogadores, noutro a equipe está desfalcada... Mas com relação a esta final, digo que o futsal é um esporte de alto nível, atenção e equilíbrio, jogo de marcação muito forte, tanto é que não se vê mais goleada no futsal”, analisa, apontando sua versão para o resultado. 

 

“A meu ver, o que aconteceu hoje é que as oportunidades que tivemos, não conseguimos revertê-las em gols. Avalio assim, sempre quem vence joga melhor. Sei reconhecer o adversário. Tivemos mais tempo de bola, 17 oportunidades de gols e fizemos dois. O Atlético teve pouco tempo de bola, mas soube aproveitar as oportunidades que teve. Ou seja, no futsal, o que importa não é o tempo de bola, mas o gol. Os gols saíram e eles foram campeões. Parabéns!, cumprimentou, parabenizando e agradecendo também à sua equipe pelo empenho e, especialmente, pelo apoio do patrocinador, Saulo Feliciano, da Termir, que também falou ao ET.

 

“Este é o sétimo título do CAS no Copão...

Fabiano Rezende Rodrigues, presidente e técnico do Clube Atlético Sacramento (CAS), jogou o Copão em dobradinha com o Supermercado Pirâmide, que vem investindo forte no Esporte. E o CAS conquista este ano o segundo título, o primeiro no Amadorão e, agora, no Copão. Ao ouvir a afirmativa de que o CAS este ano está de 'pé quente' o presidente comemora. 

“Graças a Deus está dando certo. Há dois anos atrás chegamos às finais de dois campeonatos, campo e quadra, e perdemos os dois títulos. Este ano aconteceu a mesma coisa:  fomos campeões do Amadorão, e agora, podemos comemorar o segundo título em quadra. Estamos felizes. Este é o sétimo título do CAS no Copão”, afirma destacando que a equipe deste ano é a mesma equipe do Copão passado. 

 

“Valorizamos a nossa equipe, mantendo a base do Copão passado, todos nascidos em Sacramento. E deu certo, o que nos deixa mais feliz ainda”, afirma justificando que, José Elias e Valdeir, embora residentes fora, são sacramentanos. O primeiro, mora e trabalha em Rifaina e Valdeir mora na fazenda, em Perdizinha.