Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Atlético/Pirâmide vence Conquista na semifinal e Thermir vence TJ-P por WO

Edição nº 1686 - 02 de agosto de 2019

 

O Copão de Inverno, com as equipes sub 11, 13 e 15, Copão Cidade e Copão Regional, chega ao final nesta sexta-feira 2, no Ginásio Marquezinho. 

A semana decidiu os finalistas. Na quarta-feira 31, foi realizada a semifinal entre as quatro equipes do Copão Regional. No primeiro jogo, Atlético/Pirâmide x Conquista, a vitória foi do Atlético que bateu a equipe conquistense por 2x1. Já o segundo jogo, Thermir/13 de Maio x TJ-P não foi realizado por desistência do TJ-P, o que deu a vitória por WO à equipe da Thermir (veja reportagem abaixo), que disputa, na noite desta sexta, a final com o Atlético.  

O público chegou a vaiar a equipe do TJ-P, que abandonou a quadra antes do início do jogo. Nem mesmo o narrador esportivo da Rádio Sacramento, Carlos Mayer Pereira, entendeu o que estava acontecendo, pois ambas as equipes já em quadra aguardavam o início do jogo, quando a o TJ-P desistiu, segundo o técnico André Luiz Araújo, em solidariedade ao principal atleta da equipe, Afrânio de Oliveira Marques, que foi internado na Santa Casa no início da tarde daquele dia depois de passar mal.

 

As versões do TJ-P e do secretário Marzola

O técnico do TJ-P, André Luiz Araújo, conversou com o ET justificando a atitude da equipe ao desistir do jogo de quarta-feira. “Tudo começou no início da tarde daquela quarta-feira, após o atleta Afrânio passar mal. Considerado pelo time como principal atleta, não apenas como jogador, mas como organizador, incentivador, enfim, como líder da equipe, aquele que corre atrás, busca patrocínio, consegue uniforme e tudo o mais, Afrânio teve um mal súbito e foi obrigado a se internar na Santa Casa local, onde foi submetido a uma série de exames”, justificou o técnico. 

De acordo com André, por volta das 12h Afrânio teve uma crise de vômito e, achando que fosse uma virose foi ao pronto socorro, tomou medicamento, mas quando estava sendo liberado voltou a passar mal e foi obrigado a permanecer internado para realizar os exames solicitados. 

Narra mais o técnico que, “quando a notícia chegou ao conhecimento da equipe, a ocorrência atingiu uma dimensão que complicou tudo, mexeu com todo mundo, tumultuou, porque ninguém sabia o que estava acontecendo de verdade. Então, por volta das 15h30, fomos atrás do secretário Marzola para solicitar o adiamento do jogo que aconteceria naquela quarta-feira, para o dia seguinte. Não para o Afrânio jogar, mas pelo abalo psicológico que tomou conta de todos os seus companheiros de equipe. Só que para adiar, precisava da concordância da equipe adversária, porém a Thermir não aceitou e não houve acordo”. 

Para André, além de a equipe não ter condições psicológicas de jogar, houve também a questão da solidariedade. “É uma questão de respeito pelo atleta e pela pessoa, porque o Afrânio sempre batalhou pelo esporte, sempre esteve presente nas competições. E como nós prezamos sempre a TJ-P como uma família, nós achamos mais que justo continuarmos sendo uma família, sendo solidários a ele”, justificou. 

Como técnico da equipe, André ressaltou que preza o seguinte: “O adversário, sempre devemos respeitá-lo, a todo momento, porque uma competição sem adversário não é competição. A gente não é ganhador de algo, se não tiver ninguém para disputar, por isso, acho que seria justo o adiamento da partida. Mas como não foi possível, nós optamos por não jogar, demonstrando nosso carinho e solidariedade ao Afrânio”. 

Segundo ainda o técnico André, durante a entrevista na tarde dessa quinta-feira, Afrânio ainda se encontrava hospitalizado. 

 

Para Marzola, adiamento dependia de acordo 

Em entrevista ao ET, o secretário Márcio Luiz de Freitas - Marzola (foto) confirmou que, por volta das 16h, depois de ficar sabendo sobre a internação do atleta Afrânio, recebeu o pedido do técnico André solicitando o adiamento do jogo. 

“O técnico André Luiz, acompanhado do atleta da equipe TJ-P, Clarkson, me procurou para ver a possibilidade de adiar o jogo para essa quinta-feira. Como se tratava de um caso sui generis, eu entrei em contato com os representantes da equipe Thermir, que prontamente me atenderam, passei o problema e fui para a Santa Casa, também prestar nosso apoio ao Afrânio, seus familiares e à equipe, em reconhecimento ao que, de fato ele sempre representou, foi sempre um atleta muito aguerrido, apoiador e participante de todos os copões”, reconheceu o secretário.

Prosseguindo, disse Marzola que, enquanto aguardava Afrânio, que estava fazendo exames, o técnico da Thermir, Kiko Bonfim, juntamente com o diretor patrocinador da equipe, Saulo Feliciano, também chegaram à Santa Casa para, não apenas levar seu apoio, como também ver in loco o que estava de fato acontecendo, para dar uma resposta sobre o adiamento do jogo”, explicou. 

De acordo com Marzola, Bomfim tomou informações sobre o estado de Afrânio, que naquele momento já estava medicado. “Conforme as informações, Afrânio encontrava-se em estado normalizado, quer dizer, fora de perigo, já em convalescência no quarto... e, por essa razão, a Thermir não encontrou motivos para adiar a partida, diante, também, do transtorno que causaria”, disse Marzola, enumerando  algumas justificativas apresentadas pela equipe Thermir. 

“Eles me alegaram que, sem nenhum problema, adiariam o jogo, desde que fosse algo mais grave, claro. Seria desumano não entender uma situação que de fato exigisse aquela atitude, de adiar a partida em face de algo mais grave. E graças a Deus que não foi. Por isso, considerando os sete atletas contratados de outras cidades pela equipe e que já tinham se deslocado para Sacramento, além do que, alguns atletas tinham compromissos assumidos na quinta-feira, o que poderia prejudicar a equipe diante de um jogo que valeria a classificação para a final, além de tantos investimentos feitos. Razão de lamentarem, mas que teriam que realizar o jogo”.

Para Marzola, o acordo para a realização do jogo na quarta-feira ficou acertado entre as duas equipes. completou, informando que, por volta das 18h, ambas as equipes já haviam concordado em realizar a partida naquela quarta-feira, às 21h. E assim ficou decidido. No entanto, para surpresa de todos e, especialmente, do grande público presente, a equipe do TJ-P optou por não jogar. 

Eu, como Marzola, entendi e compreendi ambas as justificativas das equipes. Eu, como Marzola, Secretário de Esportes, sou obrigado a cumprir o regulamento: vitória à Thermir por WO. Ainda pelo regulamento, a equipe está suspensa uma temporada. É justo? A causa da suspensão foi por violência, agressão, briga ou outras atitudes antidesportivas? Prefiro considerar com todos. Portanto, diante do caso tão inusitado, tão sui generis, diferente, a questão continua aberta para discutirmos isso após o Copão de Inverno. Vamos convidar os representantes de cada equipe e tomar uma decisão. Melhoras para o Afrânio, um grande atleta, e vamos à grande final hoje à noite”, finalizou.