Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Atletas de categoria de base ganham uniformes personalizados

Edição nº 1688 - 16 de agosto de 2019

Os atletas da Escolinha de Base do Areão, hoje denominada 'Escolinha do Chicão', ganharam um kit com uniforme personalizado (camisa e calção) e bolsa, que serão estreados domingo, num jogo em Jeriquara (SP).  Um presentão que agradou a criançada que festejou junto aos pais, ao prefeito Wesley De Santi, secretário de Esportes Márcio Marzola e vereadores que estiveram presentes na entrega do material, na tarde da última terça-feira 13. no Estádio Juvêncio Bizinotto. 

 

Ao abrir a solenidade de entrega, o técnico Wesley Nascimento (Chicão) agradeceu ao prefeito Wesley pela iniciativa de doar os kits para as crianças, que já estão participando de dois campeonatos regionais. “Há tempos venho trabalhando por isso e só tenho a agradecer ao prefeito e a todos, porque o futuro das nossas crianças está aqui”. 

 O prefeito Wesley parabenizou o técnico Chicão pelo trabalho em favor de um futuro melhor para as crianças do bairro. “Tenho certeza de que essas crianças terão um grande futuro pela frente. E fico feliz por fazer mais uma entrega de uniformes a esse grupo que faz parte de mais de 1.500 crianças envolvidas em projetos esportivos criados por este governo. Com certeza, estão muito bem encaminhadas. Se não tivessem os projetos, onde elas estriam agora? – perguntou o prefeito, ressaltando sua importância.

“Essas escolinhas de base são muito importantes. Enquanto estiver na administração vou estar apoiando e esperando que surjam daí grandes talentos como saíram vários da escolinha de vôlei. Chicão também já começa a exportar atletas, como Anderson Mião, no Palmeiras.  O kit que esses meninos e duas meninas recebem hoje é uma maneira de incentivá-los ainda mais. Já fui criança e sei como é bom um incentivo desses”, ponderou.  

O secretário de Esportes, Márcio Luiz de Freitas, o Marzola, também elogiando o trabalho de Chicão, lembrou que ele ocupa um cargo comissionado. “É um cargo de confiança do prefeito Baguá, que viu a necessidade de dar-lhe essa confiança pela importância do trabalho que faz aqui e nos treinos da praça de Esportes, onde ele é sempre o primeiro a chegar e o último a sair”, elogia, explicando que a Secretaria de Esportes fornece a estrutura completa para os treinos e viagens, como bolas, uniformes, transporte, pagamento de inscrição dos atletas nas competições...

Para Luciana Helena, mãe dos pequenos atletas Gustavo 9 e Luiz Otávio 6, a escolinha é um excelente projeto. “É uma oportunidade de praticar exercícios, aprender uma modalidade esportiva, além de ser um entretenimento, porque hoje, infelizmente, o que manda é o celular e televisão... Muito boa a escolinha, pois aqui sabemos onde estão, o apoio que recebem e o que estão fazendo. E depois eles adoram jogar bola, não faltam um dia sequer e quem sabe algum dia se tornem até grandes atletas”, afirma, destacando que dá todo apoio e não descuida dos filhos. “Moramos na fazenda, mas faço questão de trazê-los nos dois dias de treino por semana. Permaneço aqui aguardando o tempo que for preciso”, afirma a boa mãe, convicta do grande ato que realiza em favor dos filhos.   

Muito felizes com o kit estavam as atletas Estela Melo 11 e Maria Clara Silva Costa 10,  as únicas duas meninas treinando com os meninos. “Eu gosto de futebol, e como não tem time de menina, eu vim também e o Chicão deixou. Eu não perco nenhum treino, desde que comecei no início do ano. Quero fazer parte da seleção brasileira”, revela Estela, com Maria Clara também confirmando seu gosto pelo esporte. “Desde que meu irmão Júnior começou a jogar futebol eu queria jogar também. O Chicão deixou e eu comecei a treinar este ano.  E se minha mãe deixar, quero ser da seleção”. 

 

Escolinha do Chicão existe há 14 anos

Servidor da Secretaria de Esportes, Wesley Nascimento (Chicão), que já recebeu do ET o título de Personalidade do Ano de 2016, continua mantendo o grande trabalho com a garotada do bairro Perpétuo Socorro  e na Praça de Esportes com a Escolinha de Futebol de Base da Prefeitura, conhecida como Escolinha do Chicão,  segundo ele, atendendo a um pedido de seu pai, Adauto Nascimento, de saudosa memória. 

“- Papai faleceu há 14 anos, e me deixou uma mensagem, um pedido, para que eu abrisse uma escolinha de futebol para ajudar as crianças que ficavam na rua. Eu abracei a ideia e estou trabalhando há 14 anos com a criançada. Iniciei com o futsal, mas depois que o Estádio Juvêncio Bizinoto foi reformado, na primeira gestão do prefeito Wesley, ele me perguntou se eu queria passar para o campo. Aceitei a sugestão e aqui estou até hoje. Atualmente, com 80 atletas entre crianças e adolescentes de 7 a 17 anos”.

E a garotada vem se destacando em vários torneios que tem participado, como por exemplo: vice campeão da Copa Araxá Sub-17; campeão do Municipal Adulto de Sacramento, vice campeão do Copão Cidade e está participando da Copa Jeriquara e Copa Anhanguera, ambas com equipes de Minas e São Paulo. E tem grandes chances de classificação para a final. 

Destaque-se que Chicão é o treinador de todas as equipes do bairro Areião, inclusive o adulto e tem como auxiliares técnicos, porém como voluntários, Geraldão e Staylor.