Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

200 atletas participam do II Copão de Vôlei

Edição nº 1683 - 12 de Julho de 2019

Cerca de 200 atletas, entre meninas a partir de 7 anos e jogadoras já adultas, fazem parte dos projetos, Viva Vôlei, da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e Meninas de Ouro, da Lei de Incentivo de Esporte e algumas empresas da cidade, firmados com a Prefeitura de Sacramento, levaram um grande público ao Ginásio de Esportes Mário Antônio de Almeida, na noite dessa segunda-feira 16. 

Participam do II Copão de Vôlei 13 equipes a partir de atletas da Escolinha, com 7 e 8 anos; as iniciantes de 11 e 12, pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil e adulto. “São mais ou menos 200 atletas envolvidas nos projetos” informa a Profa. Maria Bethânia Silva Melo, ressaltando o objetivo do evento.  

“O Copão tem o objetivo de fazer com que as meninas tenham atividades nas férias, divirtam-se, tenham contato com outras equipes e façam amizades. Teremos uma série de jogos que vão ajudá-las a ganhar experiência de jogos. Há algumas atletas bem novinhas, por isso vamos unir os dois projetos para que todas possam participar”, explicou ao ET a a Profa. Bethânia.

Prosseguindo, a técnica, ressaltando a satisfação que lhe traz o evento. “A realização do II Copão nos traz bastante alegria, porque as meninas melhoraram bastante de um ano para o outro e são nessas competições que elas se revelam, no gosto pelo vôlei, pelo jogo, demonstrando determinação e disciplina, um excelente parâmetro para nossa avaliação”, reconhece, informando que as atletas da categoria adulta estão participando de campeonatos na região e esperando a decisão se haverá o JIMI (Jogos do Interior de Minas), além da pretensão de participar da Superliga C.

Ao final da cerimônia, as atletas receberam da empresa Café Marques como brindes pela participação no II Copão de Vôlei, mochilas e garrafinhas de d'água de alumínio.

 

Esporte é um dos pilares da vida saudável

O prefeito Wesley De Santi de Melo falou ao ET antes do início do evento, demonstrando sua alegria ao ver a quantidade de atletas e o Ginásio cheio. “Eu gostaria de comemorar com as atletas o início do II Copão de Vôlei agradecendo a presença do grande público que está aqui no ginásio e aos promotores do evento, em especial, o secretário de Esporte, Márcio Marzola, o presidente da URS, Thalys Andrey Nunes Rodrigues e a responsável direta pelos programas, Viva Vôlei e Meninas de Ouro, dos quais a Prefeitura é parceira, emprestando todo seu apoio, a Profa. Maria Bethânia Silva Melo e, naturalmente, um cumprimento bem especial às atletas”.  

 “Isso tudo é resultado do incentivo que temos dado ao esporte. Sempre digo que Saúde, Educação e Esporte são três pilares de qualquer administração.  A Saúde dá vigor e força para você estudar, aprender e praticar esporte... enfim, qualidade de vida física e espiritual que se junta aos demais setores da administração, em busca de um mundo mais sustentável e feliz, razão de parabenizar a todos pelo evento”.

Prosseguindo, o prefeito enalteceu também o trabalho que vem sendo feito nas demais modalidades esportivas. “Temos hoje mais de mil atletas inscritos nas diversas escolinhas localizadas nos campos de futebol e nas quadras poliesportivas, como futebol de campo, futsal, basquete, Kung Fu, Karatê...”, enumerou.

Segundo o prefeito, a Prefeitura firmou este ano dois projetos muito interessantes, o Viva Vôlei e o Meninas de Ouro. “O vôlei inovou com a realização do Copão de Vôlei, que começou em nosso governo, em 2018, e hoje está abrindo sua segunda edição, com o apoio também de dois importantes programas, o Viva Vôlei e o Meninas de Ouro, além de empresas parceiras da cidade”, enalteceu, finalizando com uma promessa: “Temos de dar sequência a este investimento”. 

Sobre as atletas homenageadas pela URS e pelo Governo Municipal, Wesley, parabenizou as jovens atletas que começaram nas escolinhas de base da Prefeitura para alcançar grandes equipes no cenário nacional e Internacional. 

“Expresso com carinho os cumprimentos da Administração a essas três grandes atletas hoje aqui presentes, Amanda, Glauciely e Sara, e ainda a Elis, pelas vitórias alcançadas nessa profissão de atleta profissional de vôlei. Que essas meninas que estão se preparando se espelhem nessas atletas e que tenham a visão de que podem fazer a prática esportiva aqui, mas que podem também sair daqui como profissionais”, disse destacando-as, nominalmente.  

“Quando que algumas dessas meninas, que viviam uma vida difícil em Sacramento sonhavam um dia jogar na Europa e ganhar razoavelmente bem para viver uma vida digna? E isso elas conseguiram com o esporte, por isso temos que parabenizar a todos que sempre incentivaram o esporte”, afirmou.

Finalizando, o prefeito Wesley frisou a importância das várias escolinhas de esportes para compensar o tempo de centenas de alunos que ficaram de fora da Escola de Tempo Integral, por conta da redução das turmas por parte do Estado. “Nossos projetos estão suprindo a ausência do Estado na educação das crianças, pois muitos pais estão inscrevendo seus filhos em nossas escolinhas. Ali, no contra fluxo escolar, eles ficam longe da ociosidade com a vantagem de aprenderem um esporte”, lembrou. 

 

Atletas recebem homenagens

As atletas Amanda Mendes Marques, Glauciely Martins da Silva e Sara Camila Oliveira Cândido agradeceram as homenagens recebidas. Todas elas, incluindo, Elis Cristina Bento, ausente, foram agraciadas com um pôster afixado dentro do Ginásio.

“Sinto-me orgulhosa, principalmente por essa conquista ser resultado do trabalho de Bethânia, quer dizer, algo que nasceu aqui e hoje está sendo reconhecido lá fora. Fico muito feliz e grata por todo caminho que percorri junto com ela e hoje estar aqui recebendo esta homenagem, que é muito gratificante”, agradece Glauciely, que fez a temporada 2018 em Portugal, no Clube Kairos, 3º lugar no campeonato português. 

Sara, a primeira atleta a sair da cidade pelo esporte, se sente honrada com a homenagem. “Fiquei feliz e muito emocionada, porque Bethânia tem um carinho muito grande pela gente”. Longe das quadras há um bom tempo, Sara está voltando muito animada.  “A última vez que joguei foi em Franca, depois disputei uns campeonatos no Rio de Janeiro e agora que estou voltando”. 

Amanda também se confessa emocionada com a homenagem. “Muito emocionada, inclusive, por poder relembrar tudo que já vivi aqui e fico muito feliz por ser homenageada desta forma, por receber um reconhecimento tão grande vindo de Bethânia, uma pessoa  que acredita muito nas atletas. Sou muito grata”. Amanda volta para os Estados Unidos, Park University, em   Kansas City, onde se apresentará em agosto próximo.  

 

Cidadãos bem formados

O secretário de Esportes, Márcio Marzola afirmou ao ET que Sacramento está trazendo de volta às quadras de esporte da cidade a essência do vôlei.  “Estamos resgatando nossas categorias de base para chegarmos a um denominador comum que é um futuro para as crianças, seja como profissionais ou cidadãos bem formados, porque o esporte educa, disciplina. E quem sabe desse celeiro de atletas que temos em Sacramento hoje, não tenhamos tantas outras atletas brilhando pelo Brasil ou lá fora, levando e elevando o nome de Sacramento. E é isso que almejamos, levar essas meninas o mais longe possível”. 

O vereador Marcos Pires, representando a Câmara Municipal, parabenizou os promotores do evento, as atletas e os pais presentes.