Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Presidente da Federação Mineira de Vôlei visita Sacramento

Edição nº 1650 - 23 de Novembro de 2018

O presidente da Federação Mineira de Vôlei (FMV), Tomás Tavares Perdigão Mendes, esteve visitando Sacramento, uma das poucas cidades do estado escolhidas para desenvolver o projeto Viva Vôlei, nessa terça-feira 20. Acompanhado pela técnica Maria Bethânia Silva Melo, coordenadora do projeto, e do secretário de Esportes, Márcio de Freitas Marzola, Mendes esteve com o prefeito Wesley De Santi de Melo e depois visitou o Ginásio Mário Antônio de Almeida, onde as meninas do projeto realizam seus treinamentos. 

Falando ao ET, o presidente afirma que veio trazer uma palavra de agradecimento à cidade que apostou e direcionou o projeto Viva Vôlei. “Sabemos da importância dessa oportunidade dada a crianças e jovens e agradecemos ao prefeito Wesley e a todas as entidades envolvidas que fizeram com que este projeto fosse uma realidade em Sacramento. Vemos as crianças já desenvolvendo a modalidade, trabalhando os fundamentos do vôlei e isso é gratificante”, avaliou, destacando que o projeto Viva Vôlei, além de Sacramento, está presente em apenas mais  três cidades do Estado: Arcos, Betim e Lavras. “São as cidades escolhidas pela Confederação para que possam trabalhar essa oportunidade com crianças e jovens que merecem ter uma experiência no vôlei”, justificou, fazendo uma avaliação positiva do trabalho.

 “- Cerca  de 800 crianças, mais ou menos 200 por núcleo, são atendidas pelo projeto. Minha avaliação é muito positiva, especialmente por saber que o projeto há pouco tempo atrás não tinha casa oficial.  Sacramento abriu as portas e já vemos um trabalho com um grande número de crianças. Isso nos motiva acreditar que o projeto, aqui, vai alcançar o objetivo e isso nos deixa feliz neste pontapé inicial”.

Questionado a respeito da relação da Federação com o governador eleito, Romeu Zema, Mendes explica que a Federação sempre teve uma relação muito próxima com os governos.

“Independente de partido e do governador eleito, a Federação sempre teve uma relação muito próxima com o governo do Estado através do JIMI (Jogos do Interior Mineiro), que é um evento de utilidade pública e que tem que ser realizado pela Secretaria de Esportes. Esperamos a abertura dessa porta, para que o JIMI posa continuar sendo realizado em parceria com as federações. E, assim que soubermos quem estará à frente do Esporte no Estado vamos buscar essa relação, apresentar o trabalho da FMV, juntamente com os clubes e mostrar trabalho e entender a intenção e o planejamento para o Esporte”, ponderou. 

Tomás Mendes foi eleito em janeiro de 2017 e assumiu a FMV para um mandato de quatro anos (2017/2020), com a possibilidade de uma reeleição.

 

Vamos fazer as meninas amar o vôlei

Dada a grande experiência e proximidade com a FMV, onde conquistou vários títulos para Minas, como técnica da Seleção Mineira de Vôlei, a Profa. Maria Bethânia Silva Melo foi a principal ponte para que a cidade fosse escolhida como um dos polos do projeto Viva Vôlei. 

“- Conheço o presidente Tomás há alguma tempo. Ele já sabia de toda a história de Sacramento no vôlei, das conquistas e revelação de atletas. E passou a ter um carinho especial com a cidade, para poder resgatar aquele tempo bom das 'Meninas de Ouro de Sacramento', geração da Camila Brait. E foi ele quem conseguiu o projeto Viva Vôlei, através da Confederação Brasileira de Vôlei, e hoje veio nos visitar, ver como está o  andamento do projeto, conversar com o prefeito Wesley, com o presidente da URS, Thalys Nunes e o secretário de Esportes, Márcio Luiz de Freitas...” 

Além do Viva Vôlei, a URS obteve também aprovação de um projeto patrocinado através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. “Ambos são projetos de incentivo ao Esporte, o Viva Vôlei, específico, é um projeto de massificação de responsabilidade da Confederação Brasileira de Vôlei, aberto a qualquer criança e adolescente. Trata-se, portanto, de um projeto educacional  que visa melhorar a qualidade da saúde. 

Já o projeto da Lei de Incentivo ao Esporte é mais exigente, ele é um projeto de treinamento, que tem que apresentar resultados positivos, por isso há uma seleção das melhores atletas. Como se vê, um completa o outro”, explica, informando que já tem alguns patrocinadores. “Conseguimos a aprovação do projeto e estamos atrás dos parceiros, já conseguimos apoio da CBMM, Grupo Zema, além de outras empresas que estamos aguardando, mas a Escolinha já está funcionando”.

De acordo com a Profa. Bethânia, a URS e a Secretaria de Esportes já está com o projeto em andamento. “Montamos a Escolinha do Vôlei com cerca de 200 atletas com idades entre 8 e 16 anos, que são as turmas infantil e infanto-juvenil e a turma adulta, que são as meninas que resgatamos e que têm história. Então, este ano de 2018 foi o ano de construir. Começamos na verdade em setembro a fazer essa construção, fazer a garotada voltar a se interessar pela prática do voleibol, visitar as escolas, montar as turmas e a garotada está redescobrindo o esporte”, esclareceu. 

Ainda segundo a técnica a procura continua e serão montadas outras turmas. “Então este ano está sendo de construção, mas mesmo assim, ainda este ano teremos o Copão das Meninas do Vôlei para amadurecer, saber como é participar de uma competição. Afinal sempre tem a primeira vez, o frio na barriga, a emoção...”.

 Bethânia expõe, entretanto, um problema, a falta de estagiários. “Como são muitas crianças, se tivéssemos mais estagiários para ajudar, com certeza, o trabalho renderia muito mais. Sozinha eu consigo atender, mas não com a mesma qualidade que teria se tivéssemos mais pessoas para ajudar”, argumenta, declarando-se feliz com o apoio da Prefeitura. 

“- A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, abriu as portas para mim, o que é uma felicidade muito grande estar trabalhando em minha cidade. Ela está fazendo um trabalho muito bom no esporte e acredito que os responsáveis farão também um excelente trabalho no vôlei, além do Futsal, Kung fu e outros esportes que já são destaque. Agradeço a oportunidade que estão me dando de retornar e trabalhar com a criançada sacramentana”. 

 

Alunas avaliam Viva Vôlei  

Liçânia Rodrigues Moreira 13, estudante do 8º ano na Escola Coronel, atacante e levantadora, iniciou no vôlei ainda bem pequena, mas parou por um tempo.  “Bethânia deixou o vôlei daqui, continuei com outro professor, mas logo parei, e retornei agora com tudo”, explica, ressaltando que está gostando muito. “Os treinos estão ótimos e cada uma de nós, nos esforçamos bastante, procuramos dar o nosso melhor nos treinos e estamos cada vez melhores e meu sonho é ser jogadora profissional, mas jogando como atacante, porque a gente joga mais”, afirma ao lado de Luana Elis Cabral de Almeida 14, 8º ano, Escola Coronel, que concorda com Liçânia e completa: “Todas nós aqui nos esforçamos muito, buscamos ser positivas, tentando nos corrigir quando erramos. Eu prefiro jogar na defesa e no ataque e espero ser uma grande atleta”.    Nefertiti Veríssimo de Oliveira e Ana Carolina Melo Belai, ambas com 13 anos e estudantes do 8º ano na EM João Cordeiro são alunas iniciantes. “Eu fico na parte da manhã,  no CAPS Pe. Antônio Borges (Seminário),  saio para os treinos e retorno. Estou gostando muito. É muito bom, estou aprendendo. Quando a gente não consegue fazer ou  erra, a Bethânia mostra tudo de novo, ensina com muita calma até a gente aprender”, explica Nefertiti que, pelo nome tem tudo para ser uma grande atleta, no Egito Antigo, ela foi a Deusa do Nilo. E Carol completa: “Estou aprendendo muito. Bethânia tem muita paciência pra ensinar, quantas vezes for preciso. Estou gostando muito do vôlei”, afirma, revelando que também joga Futsal, no projeto 'Seleções do Futuro'. 

 

 

Projeto Meninas de Ouro busca recursos da Lei de Incentivo ao Esporte  

Andrea Vizcarra, do projeto Meninas de Ouro, de Araxá esteve em Sacramento por ocasião da visita do presidente da FMV, Tomás Tavares Perdigão Mendes, onde falou do projeto.

“O Projeto Meninas de Ouro conseguiu uma captação em Araxá pela Lei de Incentivo ao Esporte e agora a previsão é conseguir o patrocínio da Engie. Estamos trabalhando para fazermos  um polo de treinamento também em Sacramento, para desenvolvermos o esporte nas duas cidades. Começamos em maio, com o apoio dos pais das atletas e agora estamos aguardando celebrar as parcerias.  Essa reunião hoje é para fazer os ajustes para desenvolvermos o projeto em Araxá e Sacramento', explica, informando que o projeto atende 25 atletas me Araxá. 

Áurea Barreto, coordenadora do Meninas de Ouro, foi a responsável pelo início do projeto em Araxá, em maio último.  Fazendo uma avaliação do ano, disse que foi muito positiva. “Muitos esforços e desafios, por isso, muito positiva. Ainda é um projeto que vai ser consolidado. Para isso estamos otimistas, a tendência é aumentar o número de atletas com os incentivos e, a perspectiva para 2019, é iniciarmos o ano com muito vôlei, desenvolvendo a meninada através do esporte”. 

 

Como Andrea Vizcarra faz parte da Cia de Teatro Conexão Cultura, unindo assim o esporte à arte. E não sabe dizer qual agrada mais. “O esporte e a cultura são ferramentas de transformação na vida da criança, do adolescente, por isso sou apaixonada pelos dois”.

Prefeito quer jogos profissionais na cidade
O secretário de Esporte, Marcio Luiz de Freitas comemorou  a visita do presidente da Federação Mineira de Vôlei a Sacramento. “Essa visita é uma grande honra, porque entre 853 municípios, Sacramento é uma das quatro cidades que tem o Viva Vôlei, então ficamos muito lisonjeados com essa visita e o trabalho da Bethânia, porque até então tínhamos um ginásio vazio e agora lotado de crianças”, comemorou, informando que solicitou à CBV mais um núcleo.
“Formalizamos com o Tomás Perdigão Mendes, o presidente da Mineira de Vôlei, mais um núcleo do Viva Vôlei para Sacramento, pois nosso objetivo é chegar a 500 crianças”, informou, destacando o encontro de Tomás com o prefeito Wesley.
“Baguá é uma pessoa do esporte, atuou e sempre incentivou muito essa prática, por isso essa importância toda que ele dá à atividade, só quem pratica ou já praticou esporte sabe da importância da sua valorização”.
 Em entrevista ao ET, o prefeito Wesley De Santi  (foto) disse que ficou muito satisfeito com a visita de Tomás Mendes à cidade. “Primeiro, Sacramento foi a primeira cidade a abrir o núcleo do Viva Vôlei, entre quatro existentes. Depois, quando mostramos a ele nossas dependências desportivas, especialmente o Ginásio Marquezinho, manifestamos o desejo de trazer jogos com grandes equipes para a cidade. Ele acedeu, afirmando que a estrutura de Sacramento comporta essa possibilidade. Então, vamos trabalhar nesse objetivo. Vamos ver aqui em Sacramento grandes atletas do voleibol brasileiro”, afirmou.