Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição nº 1622 - 11 de Maio de 2018

 

 

 

Sacramento vence Conquista por 3 a 0

A equipe sacramentana de voleibol masculino que vai representar a cidade no JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais) no mês de julho, seguindo na preparação, recebeu  na manhã do domingo 6, no Poliesportivo Mário Antônio de Almeida, a equipe conquistense, que também vai representar no evento aquela cidade. E os atletas sacramentanos fizeram bonito, vencendo os visitantes por 3x0 (25x13; 25x22; 25x23).

Entre os atletas que integram a equipe sacramentana, alguns destaques do vôlei nacional, como Gladstone Magalhães, ex-central da Seleção Brasileira de Vôlei; Thiago Leal, central campeão nacional de vôlei; Victor Henrique e Ítalo Ricardo, ambos da Superliga Nacional. 

O técnico e professor Leonardo Castro Pereira (Leo), explica que a participação de atletas profissionais visa impulsionar o vôlei masculino na cidade. “Temos atletas profissionais, com passagem na seleção brasileira, Superliga, todos com uma vasta experiência. E nosso principal objetivo não poderia ser outro, a conquista do título, superando outras grandes seleções como a de Formiga e Uberlândia. Por que não sonhar mais alto? Depende, puramente do apoio que estaremos recebendo”, analisa. 

Sobre os patrocinadores desses atletas profissionais, Leo, destaca a empresa, Retina Center, que fornece as passagens para alguns e outros vieram mesmo pela vontade de jogar. “Para o município, foi uma economia de, no mínimo, R$ 10 mil, pelo preço cobrado por partida, em torno de R$ 1 mil. Esses meninos são amigos meus de longa data, de faculdade, que aceitaram o convite e estão aqui para ajudar o vôlei masculino a crescer”, explicou. 

De acordo com Leo, que está há três anos à frente da equipe de vôlei masculino, a preparação vem desde o ano passado. “E agora, nessa reta final, estamos fazendo alguns amistosos, já prevendo as competições. Foi-me dada a missão de manter a equipe    e vou fazer o máximo possível para honrar o nome de Sacramento nas competições de que vamos participar”. 

 

Técnico quer despertar e incentivar os jovens 

Além de estar atrás de um título inédito para a cidade, o Prof. Léo tem outro importante objetivo. “Queremos incentivar os jovens sacramentanos para o vôlei masculino, que sempre foi meio apagado na cidade. O vôlei, que eu me lembre, e pelos relatos dos próprios atletas, nunca teve oportunidade de chegar tão longe como estamos  chegando. E estamos abertos para receber esses jovens que querem ser atletas  do vôlei masculino”, enfatiza, revelando o time base do JIMI 2018. 

“- A escalação da equipe base é a seguinte: Lucas (líbero), Amilton (levantador), Ítalo e Thiago (ponteiros), Gladstone Victor Henrique (central) e Rafael Bovi (oposto)”, revela, destacando nomes de outros atletas e, também os 'pratas da casa', que vêm despontando na modalidade.

“- Entre os atletas, temos o Wendel, que teve formação com Manuel, uma referência no Estado de Minas, na Academia do Vôlei. Temos o Léo, que se destacou no JEMG e foi eleito o melhor jogador; Wanderson também excelente jogador e outros seis atletas sacramentanos que integram a equipe e que têm grande potencial”, finaliza.

O uberabense, capitão da equipe sacramentana, atleta Thiago Leal, falando sobre a sua participação e a de outros na equipe, confirma que a equipe foi montada na base da amizade. “Essa equipe foi montada através da parceira e amizade entre os atletas e o professor Leonardo, um grande amigo. A equipe é composta por atletas de Sacramento e cidades próximas. Enfim,  estamos todos em casa e queremos proporcionar um espetáculo bonito para a região”, ressalta Thiago, que iniciou no esporte aos 14 anos. 

“- Logo que comecei saí em busca desse sonho e no ano passado fiz minha última competição nacional. Ao completar 30 anos, decidi parar de jogar profissionalmente e apoiar formação de equipes de voleibol para atuarem no cenário nacional”. Atualmente, Thiago é gerente comercial de uma rede de farmácias de Uberaba. 

A primeira etapa microrregional do JIM vai ser realizada em Sacramento, de 25 a 29 de julho.

Para o secretário de Esportes, Márcio  Luiz de Freitas, essa é uma experiência nova no vôlei masculino. “Estamos inovando, e rendo todos os méritos ao Prof. Leo, que fez todo o projeto, apresentou à Secretaria e acatamos na hora. Trouxemos os atletas de fora, praticamente, sem custo para o município. Não estamos pagando nenhum atleta, a contrapartida da prefeitura é a alimentação e o transporte e, claro, as despesas normais do JIMI”, esclarece, desfazendo boatos.

“- Comenta-se que estamos gastando com o time de vôlei, o que gerou uma ciumeira danada, mas não tem nada disso. Esse é um trabalho do Prof. Leo, que convidou seus amigos e colegas de Faculdade e de vôlei no sentido de formar essa equipe para disputar o JIMI 2018, a quem muito agradecemos. Isso é uma coisa nova no vôlei masculino em Sacramento, anunca participou do JIMI nessa modalidade. O que queremos é trazer os jovens para jogar não só o vôlei masculino, mas também o feminino, para, quem sabe, num futuro próximo, termos equipes só de sacramentanos”.  

 

13 de Maio, NOB e Lareira lideram Amadorão

Três equipes lideram o Amadorão 2018, todos com dez pontos em quatro jogos, a diferença na classificação está no saldo de gols. São eles, 13 de Maio está na liderança, seguido pelo Newl´s Old Boys e em terceiro, o Lareira. Faltando ainda cinco rodadas para o final da fase classificatória, a “briga” vai ser boa pela disputa. Some-se ainda os pontos de bandeja com a eliminação do João XXIII do Campeonato. 

E ainda pode ter mudança, porque o Panela, está coladinho ao grupo da frente, com 9 pontos e, como as demais equipes têm cinco jogos pela frente, absolutamente nada está fechado.   Mesmo o CAS, o quinto lugar na tabela, com 7 pontos, teoricamente, tem também grandes chances.  O Alvorada contabiliza apenas 4 pontos, mas considerando a eliminação do João XXIII e o desempenho do Areião Base e São Geraldo, ambas com 1 ponto, pode também dar trabalho. E como jogo é jogado, aguardemos. 

Na quarta rodada, dia 6/5, foram estes os resultados: Lareira 5x0 João XXIII; NOB 6x0 Areião Base; 13 de Maio  3x0 Atlético e, Panela 2x1 Alvorada. 

Conferindo a classificação...

 

Clas.

Equipes

JG

PG

SG

13 de Maiio

4

10

15 +

Newl’s Old Boys

4

10

11 +

Lareira

4

10

10 +

Panela

4

09

09 +

Atlético

4

07

01 +

Alvorada

4

02

07 -

Areião Base

4

01

11 -

São Geraldo

4

01

07 -

João XXIII

4

00

23 -

João XXIII está eliminado do Amadorão

A equipe do João XXXIII  foi eliminada do campeonato por WO (Art. 63, § único  do Regulamento). A equipe abandonou a partida aos 27 minutos do 1º tempo, quando perdia de 5x0. De acordo com o diretor Wantuil Fróis,  a  partida só é válida com a permanância das equipes em campo por no mínimo 75 minutos. 

 

Com a eliminação, os atletas Charles Henrique Pinheiro de Oliveira, Antonio Dias Martins, Matheus Fernandes de Souza, Naian Ávila Martins, Cleiton Goés Martins, Caio Donizete, Alexandre Henrique Santos, Wesley Galdino Batista, Francisco de Souza Queiroz, Marco Antonio Lobato Júnior, Luiz Carlos de Souza Júnior, Jorge dos Santos Ferreira, Wallison Henrique Florêncio sofrerão as punições previstas no regulamento. Entre elas, o impedimento de jogar em campeonatos realizados pela Secretaria. 

 

Tamanduá segue na liderança do Ruralinho

O Tamanduá segue invicto na Liga dos Campeões Rurais, com 9 pontos. Em segundo lugar vem o Desemboque, a única equipe com quatro jogos, somando 5 pontos e em terceiro lugar o Sete Voltas A com 4 pontos e tem chance de subir, por ter um jogo a menos.  

 

Considerando os resultados, a disputa da quarta vaga para a semifinal será entre Sete Voltas B, que tem 2 pontos,  e enfrenta a irmã, Sete Voltas A, no próximo jogo no  domingo 20. O Quenta Sol, com 1 ponto apenas, pega o Tamanduá.