Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição nº 1649 - 16 de Novembro de 2018

III Torneio de Douradão reúne 16 duplas

Com jogos nas noites de terças e quintas-feiras, começou nessa terça-feira 13, com previsão de término no dia 5 de dezembro, mais um Torneio de Douradão no Bar Escondidinho, com a participação de 16 jogadores, distribuídos em quatro chaves: Airton, de Jubaí; Tatão, Parado e Paca, de Sacramento, na chave 1; Azevedo, de Conquista; Bigode, de Guaxima, Zé Hélio e Wisney, de Sacramento formam a chave 2. Na chave 3 estão Lu e Dedé, de Conquista; Toizim e Carlão, de Sacramento e, na chave 4, Renato, de Conquista, e Sibirica, Edélcio e Leo, de Sacramento. 

De acordo com o organizador, Hélio Antônio Santana Paim (Parado), a diferença entre o truco e o douradão são bem significativas:

- Enquanto o truco joga-se entre duas duplas, o Douradão joga-se entre quatro duplas, portando com oito jogadores por mesa, ou seja, com quatro duplas. 

- O Truco é jogado com quatro manilhas (cartas de valores mais altos): Zap, 7 Copas  Espadilha e 7 de Ouros.

- Já o Douradão é jogado com as seguintes manilhas, nessa ordem por valor: Rei de paus, Rei de ouros, 2 de ouros, Ás de ouros,  7 de paus, Dama de ouros,  Valete de paus,  2 de paus (Dunga), o Ás de paus (Piu)  e o 5 de paus (Cinquim), seguidas das manilhas pra baixo, 3, 2, etc. 

“Para jogar bem o douradão tem que ter muito entrosamento,  mais do que no Truco, por causa da quantidade de cartas manilhas e a quantidade de jogadores. A contagem é como o truco, mas a disputa é na melhor de três jogos”, esclarece.

De acordo com Parado, o Douradão é novidade na cidade. “Iniciamos no ano passado com oito duplas, quatro de Sacramento e quatro de Conquista e foi uma sugestão do Naldão, de Conquista. Em janeiro deste ano fizemos o segundo com 12 duplas. Em ambos, Sacramento foi campeã. E, agora, este com 16 duplas, mas esperamos aumentar o número de jogadores, pois tem muita gente interessada em aprender”, afirma, revelando que ele mesmo é um iniciante na modalidade. 

Os resultados da primeira rodada foram os seguintes: Chave 1: Airton 1 x 2 Tatão; Parado 1 x 2 Paca; Chave 2: Azevedo 2x0 Bigode; Zé Hélio 2x0 Wesney; na chave 3, Lu 2x1 Toizim; Carlão 1x2 Dedé e na chave 4, Renato 1x2 Sibirica e Edélcio 1 X2 Leo. 

Antônio José Vieira Borges, o Dedé, ex-craque da Associação Atlética Conquistente e truqueiro dos bons é muito amigo de Sacramento, que, e entrevista ao ET fala do gosto pelo truco. 

“- A primeira coisa é pelo prazer de estar entre amigos. Aqui somos irmãos, ganhando ou perdendo vale a diversão entre amigos e este ano o intuito maior é ajudar o menino  Otávio. Então, tudo o que fazemos de coração o retorno é maior”, afirma, destacando que prefere jogar truco. “Gosto de jogar o Douradão, mas prefiro o truco, embora a emoção do Douradão seja maior, a concentração é maior, são quatro parceiros, mas sempre há espaço para aprendermos alguma coisa mais. Então, vamos ao douradão”. 

Alessandro Cervato Afonso, o Pig, proprietário do Escondidinho, que cede o espaço e as mesas para o torneio se diz agradecido pela movimentação. “Tenho que agradecer ao Parado pela organização e aos jogadores, o pessoal que acompanha, porque é um movimento muito bom para nós, além desta finalidade para ajudar a criança em necessidade. Já no ato da inscrição, cada um dá sua contribuição”.

 

IV Torneio tem objetivo solidário

O IV Torneio de Douradão, idealizado pelo Grupo de Truqueiros de Sacramento, que tem 115 inscritos na rede social, além do lazer e da disputa, tem uma finalidade social. Ele está sendo realizado com a finalidade de ajudar uma criança em necessidade, o Otavinho, que precisa se submeter a uma cirurgia.  

“Nós nos unimos para fazer  o torneio e ajudar o menino. Não fixamos um valor de contribuição, cada um dá o que pode. Vamos tirar as despesas com baralhos e o restante irá para o Otávio, mas além da renda do torneio, temos outras doações daqueles que não estão participando”, esclareceu. 


Ruralão tem rodada  decisiva neste domingo

DER e Pinheiros estão às portas da classificação para a disputa da final do Ruralão, depois de vencerem por 2x0, os adversários Divisa e Sete Voltas, respectivamente, no jogo de ida no último domingo 11.  Enquanto DER e Pinheiros entram no jogo deste domingo com vantagem, Divisa e Sete Voltas, além de terem que correr atrás do prejuízo, terão que virar ou, no mínimo, empatar e disputar nos pênaltis a vaga. 

Em relação às punições, a equipe DER entrará em campo desfalcada, com a suspensão dos atletas Ênio e Felipe. Genivaldo está com dois cartões amarelos e outros sete jogadores estão com um. 

 Até o momento, o atleta Staylor lidera como artilheiro com 9 gols, seis a mais que Danilo Veloso (Sete Voltas), Luís Guilherme e Eduardo Cury (Pinheiros) com 3 gols.

 

Os jogos de volta da semifinal serão disputados às 16h, Divisa enfrenta em casa o adversário DER e Sete Voltas também enfrenta o Pinheiros em casa. Os jogos prometem...

 

Gilberto é decacampeão do Campeonato de Damas

Gilberto Cardoso sagrou-se decacampeão do Campeonato Sacramentano de Damas, na terceira partida da melhor de quatro no domingo 13, quando obteve 2,5 pontos contra 0,5 para o oponente, José Belisário Pereira

 

A terceira partida com 27 lances teve a duração de 42 minutos, 20 utilizados por Gilberto e 22 por Belisário e terminaram empatados. Com esse resultado, Gilberto conquistou o seu décimo campeonato consecutivo. José Belisário é o vice-campeão e Ezequiel de Mendonça ficou em terceiro lugar.