Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte local

Edição nº 1523 - 24 de Junho de 2016

JEMG 2016: Escola Coronel chega à final da regional

As duas equipes de vôlei da EE Cel José Afonso de Almeida que disputam em Uberaba a fase regional dos JEMG (Jogos Escolas de Minas Gerais) desde segunda-feira 20, com duas equipes (módulos 1, 12 a 14 anos; e 2, 15 a 16 anos) chegam à final da fase, enfrentando neste sábado, as equipes de Perdizes (Escola João Walter) e COC de Uberlândia. Apenas uma equipe de cada módulo passa à fase estadual e desta para a nacional.
Até hoje, as meninas sacramentanas do vôlei brilharam nas quadras. No jogo de estreia na terça-feira 21, a equipe do módulo I bateu por 2 sets a zero a equipe de Rio Paranaíba, com parciais 25x8 e 25x5.  E no módulo II, vitória da Escola Coronel por 2x0 contra as meninas do Colégio Cenecista de Unaí, com parciais de 25x6 e 25x5.
Na quarta-feira 22, as atletas do Coronel, módulo II venceram também por 2 sets a zero a equipe de Patos de Minas (25x14 e 25x24).  E, o módulo I, a Escola Coronel venceu Canápolis, também por 2 sets a zero, com parciais 25x4 e 25x25.
Na quinta-feira 23, jogos decisivos: No módulo I, as atletas sacramentanas venceram também Perdizes por 2 sets a zero com as parciais 25x12 e 26x24. Deu trabalho, mas as atletas classificaram em primeiro lugar invictas para a semifinal. Já as atletas do módulo II não tiveram a mesma sorte, perderam de 2x0 para o COC de Uberlândia, que tem como base o mesmo time do Praia Clube, com parciais de 25x23 e 25x16. O COC classificou em primeiro e Coronel em segundo lugar.
 Na manhã desta sexta-feira 24, às 9h, as meninas da Escola Coronel, módulo I enfrentaram a  Escola de Educação Básica  de Uberlândia e, no módulo II, jogaram contra a Escola Padre João Balker/Perdizes. Foram duas belas vitórias das sacramentantas.
Para a Profa. Maria Bethânia Silva Melo, o resultado até agora foi muito positivo. ‘‘O único jogo que perdemos foi para o COC, de Uberlândia, que tem como equipe básica, o mesmo time do Praia Clube, já considerada uma equipe semi-profissional. As meninas ganham para jogar, com um treinamento muito mais rígido do que o nosso. Já nossas meninas jogam pela camisa, jogam por amor, por entusiasmo. E demos trabalho, mas nos faltou um pouco mais de segurança emocional... Mas foi tudo muito ótimo. Estou muito feliz com as meninas’’, comentou por telefone com o ET.
Amanhã é o grande dia. Vamos torcer!

 

1900 atletas estudantes participam dos jogos em Uberaba

Uberaba sedia a etapa regional dos JEMG e abriga 1.900 estudantes-atletas , de cerca de 120 escolas públicas e privadas de 44 municípios de oito Superintendências regionais de ensino (SREs): Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas, Patrocínio, Paracatu, Uberlândia, Unaí e Uberaba.
Na etapa regional do JEMG são disputadas as modalidades esportivas: basquete, futsal, handebol, peteca, vôlei, vôlei de areia e xadrez, masculino e feminino.  E o destaque vai para os enxadristas. No módulo 1, são 49 alunos participantes, sendo 19 femininos, de 14 escolas e, 30 masculinos representando 21 escolas. E  no módulo II, 46 alunos, sendo 17 femininos, de 15 escolas e 29 masculinos de 19 escolas.
Lamentavelmente nenhum representante secramentano no xadrez.  E Sacramento já teve campeão na modalidade. Em 2010, Warlon Lincoln Nascimento, da EE Sinhana Borges sagrou-se campeão de Xadrez na etapa regional do JEMG, também em Uberaba, entre os dias 29 de junho a 3 de julho.   (Edição nº 1213 - 09 Julho 2010)
E, pensar que o enxadrista Gilberto Cardoso, do Clube Sacramentano de Xadrez e Dama, que tantas lutas já fez para viabilizar a prática do xadrez nas escolas do município, ultimamente não tem encontrado apoio suficiente. Mas ele está lá, mais uma vez, como convidado da organização do Jemg, como árbitro dos jogos de xadrez. Oxalá, os responsáveis pelo Esporte na cidade saibam valorizar seu trabalho!

 

IADHED completa  22 anos em Conquista

O Instituto Assistencial de Desenvolvimento Humano, Educacional e Desportivo (IADHED) completou 22 anos de fundação na cidade de Conquista, na última sexta-feira 17.  E quem tece motivos de sobra para comemorar a data é um incansável batalhador  do esporte na vizinha cidade,  José Wilson da Silva, um  idealista,  natural de São Gotardo  e que adotou Conquista como sua e lá  tem feito muito pelo esporte. Um entusiasta.
 Na comemoração, José Wilson lembrou a trajetória do instituto na cidade. “A Escolinha Municipal de Futebol (EMF), a Escolinha de Futebol Dener (EFD), a Escolinha de Futebol e de Formação de Atletas Dener (EFFAD), a Associação Recreativa Dener (ARD), o IDS Futebol Clube, o IADHED Esporte Clube, está completando hoje 22 anos de sua fundação”, e recordou com carinho a confiança do então prefeito Sérgio Guimarães Rezende.
“- Naquele ano de 1994, quando o saudoso prefeito Sérgio Guimarães Resende me pediu para montar no município de Conquista uma escolinha de futebol. Jamais imaginei que a mesma poderia estar completando 22 anos de uma linda e rica história dentro do esporte conquistense e região. E pensar que juntos: Superamos difíceis e árduos desafios e obstáculos para se manter de pé.  Vivenciamos fantásticos e inesquecíveis momentos de alegrias, adrenalinas e felicidades demonstrados nos rostinhos de cada jogador e jogadora e admiradores...”, recorda.
Parabéns, José Wilson e a toda a galera do IADHED. Você, verdadeiramente, é o cara! Já foi reconhecido como Cidadão Conquistense?!