Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte local

Edição nº 1472 - 03 de Julho 2015

XIII de Maio, Marianos e New’s Old Boys definem semifinal do Amadorão

O XIII DE Maio saiu na frente no jogo de ida da semifinal, vencendo o Panela por 2x0.  Marianos e New´s Old Boys terminou no empate 2x2. No jogo de volta, neste domingo 5, tudo pode acontecer se levar em conta os resultados das quartas de final, quando o New's eliminou a Sak´s da competição ao vencer por 3x1 e 5x1; o Panela eliminou o João XXIII B ao vencer por 4x0 e 8x0 e, o Marianos, depois de um empate no 2x2 com o João XXIII A, foi lá e tirou a diferença com seis gols, 8x2.  Resultados assim apontam o alto nível da elite do futebol amador na cidade e tudo pode acontecer no jogo de volta.  E já tem até torcida fazendo apostas. Tem gente  apostando que depois de muitos anos, a final poderá ter um clássico histórico: o azulão da Estação (Marianos) x o Verdão do Terreirão (XIII de Maio). Agora é esperar pra ver. Mas uma coisa é certa, os dois jogos do domingo 5 prometem muitas emoções. Ambos serão disputados às 10h30: no Luiz Magnabosco, Mariano x New's e,  no João Cordeiro, XIII de Maio x Panela. 

 

XIII de Maio busca o bicampeonato

A diretoria do XIII de Maio Futebol Clube fez um alto investimento no Amadorão 2015, com a contratação de 12 atletas de fora,  para reforçar o time principal, conforme informações do técnico Anderson de Oliveira (Som) (foto). “A avaliação que faço da nossa equipe é muito boa, estamos 100% com a equipe. Vimos trabalhando desde o início, superamos alguns obstáculos no decorrer do campeonato e estamos com uma equipe forte para chegar ao segundo título. Montamos o time com este objetivo e estamos torcendo pra isso”. 

 

 O XIII de Maio participou do campeonato  com duas equipes, A e B, ambas contando com as orientações conjuntas de dos dois técnicos: Som e Fabiano Silva (Uva) “Trabalhamos com as duas equipes, e uma delas tinha de chegar... Como a Secretaria de Esportes deixou aberta a contratação de atletas de fora, visando dar mais qualidade à competição, estamos com   12 atletas na equipe A”.

 

Azulão da Estação  está confiante 

O Marianos Esporte Clube tem 50% de chances de chegar à final, por isso o  técnico Adriano José de Oliveira (foto) avalia positivamente a atuação da equipe. “Está indefinida nossa situação com o empate de hoje, mas estamos confiantes. Agora é fazer o 'dever de casa' durante a semana para chegarmos a um resultado positivo, em nosso campo”. 

A final XIII de Maio e Marianos está sendo esperada pelos torcedores e dará um bom clássico. Aliás, XIII de Maio e Marianos são as duas equipes que não perderam nenhum jogo, houve empates, mas derrota nenhuma. “Não perdemos hoje, estamos firmes, estamos com os pés no chão”, disse o técnico Adriano, informando que a equipe joga com três atletas de fora.

“- Excetuando três atletas de fora, demos preferência para os pratas da casa. Sou a  favor da liberação para trazer atletas de fora, pois aumenta o nível do campeonato, mas faço uma ressalva: para se ter jogadores locais é preciso oferecer a eles uma estrutura muito boa, dar apoio, incentivar, porque senão vai chegar num ponto que vamos ter só atletas de fora. Sacramento precisa lançar talentos novos”, reconhece o técnicoAdriano.  

 

New´s Old  Boys também de olho na final

O New´s Old  Boys, adversário do Marianos tem também 50% de chances de chegar à final e o técnico Oscar Justino Alves, começou a entrevista justificando o nome do  time. “Ao criarmos o time, como tínhamos atletas muito jovens e outros velhos, decidimos pelo nome, literalmente traduzido, 'Garotos jovens velhos'”, explica, e se confessa satisfeito com a evolução da equipe na competição. 

“- Em 2013, passamos pela primeira fase e, para  este conseguimos montar uma equipe mais competitiva e estamos aí na semifinal e, claro, sonhando com a final. Se não der, tudo bem, até por que o objetivo maior do esporte é exercitar o entrosamento, a comunicação e aproximação entre os homens, esporte é disciplina, por isso temos que investir nisso, independente de ganhar ou perder”, afirma, destacando que a equipe conta com quatro atletas amigos, de Ponte Alta, que vêm  troca do combustível. Os demais são todos de Sacramento ou radicados na cidade. 

 

Apesar do bom desempenho da equipe comandada por ele e Jorginho, Oscar vê a necessidade de uma grande mudança no esporte amador da cidade. “Precisa melhorar muito. Primeiro, Sacramento precisa de uma Liga ou Associação para as equipes terem condições de reivindicações, e até como forma de organização, inclusive dos times. Precisamos ter uma organização com nossos atletas, que num ano estão numa equipe, noutro ano mudam pra  outro time, sem sequer dar satisfação. O time fica contando com o jogador e vai ver ele já está noutra equipe.  É um direito deles jogar onde quiser,  mas precisa ter organização, compromisso e até respeito com o time. O esporte amador de Sacramento já comporta uma associação ou liga”, defende. 

 

Panela evolui com nova formação 

O Panela Futebol Clube é um time novo na cidade, mas já faz parte do grupo de elite, vencendo alguns jogos com goleada. Para chegar à final,  terá que vencer o próximo jogo,  com no mínimo um gol de diferença,  ou em caso de empate, partir para os  pênaltis.  

O técnico Kiko Bonfim (foto,) avaliando o bom desempenho da equipe no campeonato, destaca a sua evolução. “O Panela evoluiu muito durante o campeonato, chegamos com uma  equipe nova, com  uma nova formação e a evolução foi grande, uma equipe coesa e dali tiramos os titulares para a semifinal e a final, por que não? As equipes todas estão muito bem, cresceram muito no campeonato e tem realizado muito bons jogos”. 

 

O Panela  joga com seis atletas de fora, buscando priorizar os atletas locais. “Optamos com 50% de fora e 50% da cidade e aos poucos vamos chegando...”. 

 

Secretário Fabrício acompanha partidas e avalia campeonato

Desportista nato, o secretário Fabricio Stival Ribeiro se declara feliz com o andamento do Amadorão. “O campeonato com a participação de 13 equipes, chega à final sem grandes problemas. Jogos muito bem disputados, equipes aguerridas”, avaliou cumprimentando todos os participantes e fazendo alguns comentários.

 Sobre os dois WxOs, que levou à suspensão de um ano, os atletas do São Geraldo e Bar dos Amigos, o secretário, não confirma, mas sugere a possibilidade de dois grupos, A e B também no Amadorão, a exemplo do que ocorre nos Copões de Futsal.

“- As equipes vêm pedindo dois grupos, uma coisa que deu certo no Copão. As equipes não compareceram e, pelo regulamento, todos os jogos disputados antes e depois ficaram no 1x0. E os atletas que não assinaram a súmula estão suspensos até 2016, isto é, não poderão  se inscrever para o campeonato do ano que vem. Infelizmente, um WxO é muito ruim para um campeonato, prejudica  a classificação  e  o atleta fica impedido de participar, talvez, por isso,  justifique a realização do campeonato em dois grupos, mas é um caso a ser estudado”.

Sobre a liberação a partir deste ano de cada equipe poder trazer qualquer número de atletas de outras cidades, Fabrício, como os técnicos das equipes aprova a nova modalidade por melhorar o nível geral das partidas.  'Aumenta o nível, aumenta o número de famílias prestigiando, desperta um interesse nas crianças para praticar o esporte , enfim fica um espetáculo bonito, por isso este ano resolvemos fazer um teste, liberando para trazer quantos atletas quiserem até a equipe toda para enriquecer o campeonato e fortalecer as equipes...”.

 

 De acordo com o Secretário, nas fases classificatória, os trios de arbitragem foram da própria cidade, agora, nos jogos das semifinais e finais, os árbitro vêm de fora. No jogo de ida da semifinal,a  arbitragem ficou por conta do trio, Marcílio de Adriano e Washington Humberto (auxiliares) e o árbitro principal, Nivaldo de Souza, todos de Araxá, que elogiam a atuação dos atletas em campo.   

 

Copão de Inverno Adulto e Infantil começa nesta segunda

 A bola rola a partir desta segunda-feira 6, no Marquezinho, com  mais uma edição do Copão  de Inverno,  reunindo  oito equipes  no grupo A e, 16, no grupo B.  Às 17  e 18h o ginásio fica por conta da meninada, para o Copão de Inverno Infantil.

Grupo A - Chave A:  Circuito,  Bonde dos Sem,  Lanchonete DK+1/BP e  H-Romeu/WMX/Sacranet.

Chave B:  Sak´s/TJ-P,  Atlético/Visafi,  Termir e Areião/São Geraldo.

No Grupo B, as 16 equipes estão distribuídas em quatro chaves: Chave A: URP/Depósito São José,  Casa Franca/Academia Fitness,  New´s Old Boys e Turma da Quarta. Chave B: Alçapão, Real Minas,  LDP/Cantinho da Zeli e João XXIII. Chave C: Celismar Pinturas,  Real Barcelona,  Felino Gás e Água e Atlético Quenta-Sol A/SAQS. Chave D: Bar do Julinho/Perê Lanches,  Skina/Depósito São José,  Netos da Maria do Coco e Narguille e Cia.

 Tanto no grupo A quanto no B, as equipes jogam entre si dentro das respectivas chaves em turno simples, classificando-se a primeira e segunda colocadas de cada chave. Os vencedores das quartas de final disputarão  as semifinais em jogo único e, os finalistas A e B, decidirão o campeonato em jogo  único. Haverá também a disputa do terceiro e quarto lugares. As duas últimas equipes do Grupo A, serão rebaixadas e  os dois finalistas da série B passaram para o grupo de elite. 

 

Os jogos dos grupos A e B serão às 19, 20 e 21h.  As duas finais estão agendadas para os dias 30 (terceiro lugar) e 31, a grande final.  

 

Copinha Infantil

Na terça-feira 7 começa a  Copinha Infantil com oito equipes. Na chave A:  Sak´s/TJ-P, Assyncrito Natal,  Canelas de Madri e Bonde dos Sem e na chave B,  XIII de Maio, URS,  União e APAFS. 

 

As equipes jogam entre si dentro das respectivas chaves em turno simples, classificando-se a primeira e segunda colocadas de cada chave para as semi-finais,  que se enfrentarão em jogo único. Os vencedores das semi-finais classificam-se para a final e os perdedores disputam terceiro e quarto lugares em jogo único.

 

Escola Coronel é campeã da etapa regional do  JEMG

A equipe de Vôlei1 (12 a 14 anos), da  EE Cel. José Afonso de Almeida sagrou-se campeã da etapa regional dos Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG) realizada em Monte Carmelo entre os dias 23 a 27 e se classificou para a etapa estadual em Uberaba, de 3 a 8 de agosto.

A equipe composta pelas atletas Giovana, Laura, Marcela, Maria Fernanda, Ana Flávia, Baby, Kamila, Isabela, Lorena, Carol, Diliane e Elianay venceram Rio Paranaíba e conquistaram  o tricampeonato da competição. 

A equipe do Vôlei Módulo 2 (15 a 17 anos), correspondente  ao infanto-juvenil, perdeu para o  Colégio  COC de Uberlândia e ficou com o segundo lugar, com as atletas  Gabriela de Sá, Elisabete, Larissa, Anya, Kelly, Biah, Juliely, Sara, Jaqueline, Barbara e as gêmeas Dudinha e Luisa.

Para a técnica Maria Bethania, é  muito bom poder ver a evolução das atletas, sua dedicação e o empenho de todas em busca de um sonho. “Estamos trabalhando bastante para representar bem nossa escola e nossa cidade na fase estadual. Sabemos que será uma fase muito difícil, mas estamos felizes por já estar entre os melhores de Minas Gerais”, destaca e agradece todo o apoio recebido.  “Tudo foi possível pela união da Secretaria de Esportes, Escola Coronel, Secretaria do Estado de Minas Gerais e empresas colaboradoras, Pacheco's Produções, Jornal ET, Circuito Materiais Elétricos, e Melo Proença Seguros.

 

Essa é pra guardar na agenda: No próximo final de semana, no  Ginásio do Rosário o tradicional FEST- VOLEI. Prestigie as atletas sacramentanas. 

2° Open de Xadrez 
Abertas inscrições para mais  um torneio de xadrez em Sacramento, desta vez o II Open de Xadrez que será realizado no dia 12 de julho, às 13h. A competição terá 30 minutos de duração e os participantes concorrem a troféu e medalhas até o 5º lugar.  Inscrições femininas antecipadas são gratuitas. Neste evento será definida a 2ª vaga para a Semifinal do Campeonato Sacramentano de Xadrez de 2015.
Gilberto Cardoso na arbitragem do JEMG

O enxadrista sacramentano, Gilberto Cardoso, a cada ano vem fazenda o diferença, na arbitragem dos Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG) e este ano participou mais uma vez, através da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), da arbitragem dos jogos na cidade de Monte Carmelo nos dias 24 e 25 e,  já está escalado para a etapa estadual, na cidade  Uberaba. Destaque também para o árbitro araxaense, Adriano Pena Ribeiro.