Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição nº 1432 - 19 Setembro 2014

Gilberto Cardoso é hexacampeão de xadrez

Se o Brasil não conquistou seu sexto título de campeão, o enxadrista sacramentano, Gilberto Cardoso sagrou-se neste último final de semana, 14, hexacampeão do Campeonato de Xadrez de Sacramento, edição 2014, ao vencer três das quatro partidas disputadas com o outro finalista, o jovem Gilcimar Nunes Silveira. 

 

Com 36 lances, o confronto  final  teve a duração de 1h09, dos quais, 39 minutos foram gastos por Gilberto e 30 por Gilcimar, ficando com o título de vice-campeão. A jovem enxadrista, Júlia dos Santos Cardoso, repete o desempenho do ano passado ficando em 3° Lugar.

 

Conhecendo os melhores enxadristas de Sacramento em 2014...

Os campeonatos de Xadrez promovidos pela Clube Sacramentano de Xadrez e Dama iniciaram em 2008, quando Warlon Lyncon Nascimento Rosa sagrou-se campeão. A partir do ano seguinte, Gilberto vem liderando o campeonato, tornando-se hexacampeão. 

Gilberto Cardoso, 46,  é hipnólogo condicionativo, engenheiro eletricista, árbitro da Confederação  Brasileira de Xadrez (CBX) e micro empresário. Gilberto pratica xadrez há 29 anos. Aos 17, aprendeu o movimento das peças e, desde 2004, participa de torneios e trabalha como árbitro em eventos, sobretudo em Minas Gerais. Este ano arbitrou as etapas micro-regionais dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) das cidades Frutal, Monte Carmelo e Patrocínio e a etapa regional com o filho Gilberto Antônio. O hexacampeão Gilberto  fez também parte da equipe de arbitragem na Etapa Estadual dos JEMG.

 O vice-campeão Gilcimar Nunes da Silveira, 32, é comerciante. Possui o 2° grau completo, pratica o enxadrismo há cinco anos e gosta de fazer partidas com jogo aberto. Em 2011 foi o 3° melhor enxadrista de Sacramento. Sua principal fonte de pesquisa enxadrística é a internet.

 

Júlia dos Santos Cardoso, 14,  é estudante da escola Coronel José Afonso de Almeida e desde os três anos participa de torneios  promovidos pelo CSXD. Júlia, que é uma  das promessas do enxadrismo brasileiro foi a terceira melhor enxadrista em 2013 e agora repetiu a façanha. 

 

Vitor é o 3° melhor enxadrista da América Latina

O enxadrista araxaense Vítor Amorim Froís, 12,  sagrou-se o 3º melhor enxadrista da América na categoria sub-12 absoluto, no XI Sul-Americano da Juventude de Xadrez,disputado em Montevidéu, no Uruguai entre os dias 8 e 14 de setembro, evento que contou, só  na categoria sub-12 com 38 enxadristas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, além de centenas de outros das demais categorias. 

Vítor, que fez um excelente torneio, terminou entre os três melhores da categoria com um total de 6,5 pontos em 9,0 disputados.  Das nove partidas disputadas,  Vitor perdeu apenas uma partida, empatou três e ganhou cinco. O título ficou com o enxadrista argentino, Tomas Kapitanchuk, que obteve 7,0 pontos;  o vice-campeão também foi outro argentino, Mauricio Josue Suarez, que obteve a mesma pontuação do campeão, mas perdeu  nos critérios de desempates. O 3° lugar de Vítor rendeu não apenas uma grande conquista em sua carreira, mas também o título de Candidato a Mestre da Federação Internacional de Xadrez (CM - FIDE). 

 

O garoto Vitor Amorim Frois tem várias participações em títulos de campeonatos  realizados em Clube Sacramentano de Xadrez (CSXD),  como estes: em 2010, foi campeão da categoria sub-10 no 7º Torneio Relâmpago de Xadrez 'Ezequiel de Mendonça'; em 2013 e 2014, foi  campeão sub-11 e sub-12  no Xadrez Solidário e, é  campeão sub-12 no 4º Torneio de Xadrez de Inverno, no Parque Náutico de Jaguara, dentre outros títulos. 


Copão Futsal Feminino

Nesta sexta-feira, 19, a bola rola no Marquezinho na  quarta rodada do Copão de Futsal Feminino e a disputa agora segue par a par. Três equipes têm duas vitórias e uma derrota, somando seis pontos: Vidraçaria Dois Irmãos, venceu a equipe IDS/SMEL de goleada 15x2 e   lidera com saldo de gols. Em segundo lugar, as Rainhas do Futsal  e em terceiro, o Atlético Quenta Sol.  IDS/SMEL/Conquista soma três derrotas.  

Como as  equipes jogam entre si em turno e returno, as atletas se enfrentarão ainda em dois jogos, nos dias 26/09 e 3/10. As duas equipes com maior número de pontos se enfrentam na final no dia 17/10.

 

 Confira os resultados da terceira rodada no dia 12/09: Atlético Quenta Sol 4x1 Rainhas do Futsal; Vidraçaria Dois Irmãos 15x2IDS/SMEL

 

Fazendinha e Fazenda Dona Ita saem na frente no Ruralão

O Campeonato Municipal de Futebol Amador Rural – o Ruralão, começou no último domingo, 13, com quatro  jogos, dois  na Sete Voltas e dois  no Desemboque.  Fazendinha e Fazenda Dona Ita saíram na frente na estréia. Fazendinha venceu Jaguarinha por 4x1 e a Fazenda Dona Ita venceu o Desemboque por 1x0. Tudo igual no placar nos jogos Sete Voltas x Quenta Sol que terminou no 2x2 e no jogo Pinheiros x Divisa ninguém balançou a rede, 0x0. 

 

Neste domingo, 21, a bola rola  no Quenta Sol a partir das 13h45:  Caxambu x Sete Voltas e Quenta Sol x Fazendinha. No Estádio Luiz Magnabosco, também a partir das 13h45, Fazenda Dona Ita x Pinheiros e Divisa x Desemboque.