Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Eles fazem a história do esporte local

Edição nº 1448 - 16 Janeiro 2015

Momento importante na festa de encerramento do Copão de Férias foi a meritória homenagem a 16 cidadãos que se tornaram expressão no esporte local, como muitos outros que também deram a sua contribuição. Louvável a iniciativa do secretário Fabrício Stival,  para mostrar às atuais gerações, esse time, muitas vezes, anônimo, de voluntários que se tornaram pioneiros do esporte em suas várias modalidades. Revelaram-se e se revelam ao longo de sua vida como pessoas que trabalharam e trabalham pelo desenvolvimento da prática esportiva no município.  Para os homenageados foi uma emoção e tanto serem reconhecidos por seu trabalho em prol do esporte local. Merecido!

Adão Brasileiro dos Santos, se destaca por ser o  fundador da primeira equipe infantil da AABB na década de 80 e não parou mais. Sempre participando diretamente ou incentivando o esporte na cidade, foi um dos diretores da URS (1992/96); um dos responsáveis pela formação e manutenção da equipe Sak´s Futsal  e por fim, diretor Presidente da AABB incentivando o futsal, futebol e outras modalidades esportivas

 Ademaro Silvério Santana, aos 87 anos, pode ser carinhosamente chamado de o bisavô do futebol no município. Ademaro foi   atleta e fundador do time da Vendinha do Cascalho, entre 1947 a 1950, na região onde nasceu. Já na cidade, em 12 de Setembro de 1958 foi um dos  fundadores do  Esporte Clube Marianos, onde foi  também atleta e presidente  durante 17 anos. O Azulão da Estação é o seu time do coração, por ele  nutre ainda hoje uma paixão incondicional.

Antônio Claret Scalon, Polaco, é outra das grandes referências do esporte no município, que reergueu  a Liga Sacramentana Rural, Municipal e Integração;  passou grande parte de sua vida nas escolinhas de futebol de campo do Sacramento Tênis Clube, promovendo olimpíadas, torneios e grandes amistosos. Foram 32 anos dedicados ao esporte, tempo esse em que Polaco foi atleta, técnico, diretor e árbitro. Foi um  grande incentivador da participação da cidade no JIMI e outros campeonatos mineiros. Polaco é também  uns dos fundadores da URS.

Benedito Adão dos Reis (Bené da Rádio), na década de 80, incentivou e iniciou com os Jogos da Pastoral da Juventude no Seminário e logo passou a dar sua contribuição ao esporte local através da Rádio Sacramento, como  repórter esportivo durante 26 anos ou como locutor esportivo, fazendo coberturas em Jogos do Interior de Minas (JIMI), Campeonato Mineiro, Campeonato Municipal de Futebol, Campeonato  Tubal Vilela e o Copão, que por muitos anos foram transmitidos pela RS.

Carlos Antonio Pacheco, empresário, fundador da equipe de seniores, Pacheco´s Produções, na década de 90, reunindo um elenco de grandes nomes do futebol sacramentano. Foi incentivador e patrocinador da equipe de Futsal de Sacramento, a URS FUTSAL. Diretor e patrocinador por duas décadas do futebol amador da AABB, equipe que disputou vários campeonatos municipais e regionais, chegando inclusive à conquista de títulos.

 Evaristo Gomes Nepomuceno é um dos grandes incentivadores do futebol na zona rural. Evaristo sempre trabalhou na comunidade da Sete Voltas, onde começou com o futebol em 1976, time  que persiste até os dias atuais. O time da Sete Voltas, criado há 38 anos tem o mérito de ser bicampeão do Ruralão, em 2011 e 2012.   

Helvio Antonio Santana iniciou sua vida esportiva no futebol de campo, dando os primeiros passos no Rosário F.C, mas se consagrou mesmo foi como locutor esportivo na Rádio Sacramento AM, onde trabalhou por 29 anos, divulgando e  incentivando as modalidades diversas no esporte local e regional. Hélio fez parte das diretorias de entidades como a Associação Comunitária do Bairro Rosário, URS e AABB.

Ihana Junqueira de Castro Bezerra, natural de São Joaquim da Barra (SP), há  30 anos dedica-se à Natação em Sacramento. Assim que chegou à cidade, iniciou as atividades aquáticas na AABB, passando pelo Sacramento Tênis Clube, APAE, Casa Assistencial Bezerra de Menezes, Conquista Tênis Clube, Grêmio Esportivo de Igarapava, Usina Jaguara, mas sempre residindo  em Sacramento, onde há 17 anos construiu  e mantém a Academia Atlântica.

Jair Rodrigues Valdo, de saudosa memória, foi o fundador do Copão de Futsal em 1982, juntamente com o Prof. Norberto Polastrini, com o objetivo de apoiar as categorias de base. Jair fundou e dirigiu uma equipe do Comércio durante 15 anos, conquistando inúmeros títulos. Após sua passagem pelo Copão, passou-se a dedicar a campeonatos de futsal inter-bairro, quando de repente sua trajetória no esporte foi interrompida por sua morte prematura. 

João de Oliveira (João Pintei) é outro grande incentivador do futebol nos bairros e tudo começou pela paixão pelo esporte,  há 41 anos, quando  fundou o time da Baixada.  João que jogava de lateral, lembra que construíram o campo num terreno vizinho, mas sempre tinham de sair correndo quando o dono aparecia. Conta ainda que quem batizou o time de São Geraldo Futebol Clube foi o ex-prefeito José Alberto.    João não joga mais, mas até os dias atuais continua à frente da equipe do São Geraldo.

José Ferreira é outro grande incentivados do futsal e do futebol de campo. Seu Zé, como é conhecido, começou na década de 90, com o futsal no bairro Cajuru e logo passou a dirigir a equipe do Vila Nova, no futsal e no campo, cargo que ocupa até os dias  atuais, com muito esforço e dedicação.

José Francisco Pereira, Curtume, de saudosa memória, tapirense de nascimento e sacramentano de coração, pois aqui chegou aos 17 anos, sempre lutou com todas as forças pela igualdade de direitos, nunca medindo esforços para contribuir pela grandeza e respeito dos homens negros. Homem apaixonado por carnaval e  futebol, foi atleta, diretor, presidente e grande incentivador do Clube XIII de Maio.  Curtume foi representado pelo  filho.

Carlos Mayer Pereira, outro apaixonado pelo esporte, que  iniciou uma breve carreira como atleta em várias equipes da  cidade, mas seu sonho era outro, ser locutor e  jornalista esportivo. Seu sonho foi realizado a partir dos 29 anos de idade, e se realizou  na área trabalhando como locutor  esportivo em toda a região do interior de Minas Gerais e São Paulo, colocando no ar sua bela voz.

Luiz Constatino Bizinoto iniciou no futebol no  Cafundó, mas logo  mudou-se para Sacramento, numa  chácara no Areão, e a  convite dos amigos passou a   jogar no Marianos Esporte Clube. Mas Luizão, como é conhecido, anos depois passou a integrar a equipe do Areão, que tinha o seu campo numa área cedida na chácara de seu pai Juvêncio Bizinoto e lá, Luizão  conquistou seu primeiro título em 1973 e passou a  ser dirigente do time, permanecendo a frente do Esporte Clube Areão por 30 anos.

Robson Afonso Giani, aos 75 anos, é um homem realizado no esporte, pois desde os  15 anos, presta seus serviços ao Clube Atlético Sacramentano, o CAS, como presidente, apoiador e incentivador, ao lado de tantos outros grandes desportistas da cidade,  pessoas especiais, como José Antonio de Faria, o Deda e saudosa memória, e Getúlio Alves Borges, dentre outros.  

Vani Ramos, iniciou sua trajetória no esporte sacramentano no futsal,  não como atleta, mas como organizador e incentivador,  na década de 80, no   Clube Atlético Sacramentano ( CAS ), que é hoje a União Recreativa Sacramentana (URS), da quel Vani é um dos fundadores e o primeiro presidente, numa época em que  acompanhava os filhos Caco e Guti nos campeonatos desde o infantil de futsal, que  se sagrou Campeão do Interior nas categorias Infantil e Infanto, e vice campeão do estadual. No futebol de campo Vani também foi diretor do CAS, disputando campeonatos municipais e regionais como o Tubal Vilela.