Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Rogério cria novo modelo de triciclo

Edição nº 1402 - 21 Fevereiro 2014

Há pouco mais de um mês, Rogério Tadeu Pereira (foto), 40, proprietário da Bicicletaria BR, mais conhecida por Bicicletaria do Rosário, lançou no mercado um novo modelo de triciclo, que batizou com o nome de 'TRiBiS'. A inovação do veículo foi idealizada por ele, inclusive, com a possibilidade de adaptação em bicicletas convencionais. 

A idéia de inovar o triciclo nasceu a partir de  conversa com muitas pessoas que gostariam de usar uma bicicleta para atividade física e até transporte, mas que, por alguma razão, não se adaptam a uma bicicleta de duas rodas ou não têm condição de arcar com o preço. 

“- Resolvi desenvolver um triciclo a partir do modelo padrão existente no mercado, mas carregando as minhas inovações. Fiz um único protótipo e passei a trabalhar nele, sempre com a certeza de que daria certo.  Tive muito prejuízo, perdi muito material. Quando ia testar e não dava certo, eu parava uns tempos, mas voltava ao trabalho superando os problemas apresentados, até montar o protótipo definitivo. Sabia que dia a novidade funcionaria como eu imaginava. E a inovação que fiz, consiste na criação de outros componentes. Agora, a  ideia é patentear a melhoria no modelo padrão, que é de domínio público”.

De acordo com Rogério, as inovações são um segredo que guarda como patente registrada, mas que dá ao triciclo uma alta durabilidade, incluindo, inclusive, um câmbio de 18 marchas. 

Para Rogério, a vantagem em ter um triciclo são muitas: é um veículo próprio para quem não consegue equilibrar-se numa bicicleta;  é bom para a prática exercícios físicos; ajuda na melhoria da qualidade de vida; ajuda como reforço muscular em pessoas com deficiência nos membros inferiores e aumenta consideravelmente a coordenação motora. 

Rogério relata a emoção de uma das compradoras da TRiBiS. “Uma senhora de 65 anos, pesando cerca de 100 quilos, que não sabe andar de bicicleta, encontrou no triciclo a forma ideal para fazer sua ginástica. Feliz da vida, ela pedala com sucesso, diariamente, dois quilômetros. Ficou tão feliz que, ao sair do veículo depois da primeira volta,  chorou de emoção”, conta.

 Como veículo que trafega na via pública, Rogério, lembra que o praticante deve conhecer os sinais de trânsito e respeitá-los, para evitar, claro, possíveis acidentes, normalmente ocorridos devido a imprudências. 

“- Usuários de bicicletas e de triciclos devem obedecer à sinalização de trânsito como qualquer outro veículo. A  lei é a mesma. Existe uma cartilha para ciclistas, mas ela só serve para ciclovias, como a existente na avenida Ana Cândida, que liga os bairros Perpétuo Socorro ao João XXIII”, alerta. 

Mas, além da qualidade excepcional do produto, o que faz o triciclo de Rogério ser um sucesso na praça é o preço, acessível a todos os bolsos: Um triciclo novo, com garantia da Bicicletaria BR, R$ 460,00. Já um triciclo adaptado, com a bicicleta do cliente, o preço cai para R$ 220,00.

A  Bicicletaria BR vende também todos os acessórios como capacete e luva de mão (indispensáveis) e também  joelheira, caneleira, cantil e cadeado. Visite a Bicicletaria BR e faça um test-driver na BiTRiS.  

A paixão de Rogério por bikes é coisa de 30 anos, desde os 10 anos está na profissão. “A gente teve de começar a  trabalhar cedo,  eu iniciei com o meu tio José, na Casa Cardoso e nunca mais parei. Vi que era um negócio rentável e decidi permanecer na profissão.

Alguns anos depois, além de consertos e manutenção, Rogério passou a montar e vender bicicletas e acessórios. “Bicicleta sempre esteve em voga e o mercado registrou um crescimento de 40% em 2013”, revela. 

 

A Bicicletaria BR fica na rua Benedito Valadares, nº 524. Telefone: 3351-3767