Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Jogos de Minas 2014: Sacramento classifica todas as suas equipes

Edição nº 1413 - 09 Maio 2014

As equipes sacramentanas cumpriram muito bem a fase microrregional dos Jogos de Minas, realizada na cidade de 30 de abril a 04 de maio, ao conquistar dois primeiros lugares, Basquete e Voleibol; um segundo, com a equipe de Handebol masculino; dois terceiros lugares, Futsal masculino e Handebol feminino; o Futsal feminino ocupou apenas a quinta classificação na fase. Todas essas modalidades, incluindo o Futsal feminino e o Handebol feminino têm vaga garantida na etapa regional, em Uberaba, entre os dias 18 a 22 de junho. 

No Basquete, o destaque foi o atleta Guilherme F. de Carvalho, segundo melhor cestinha com 32 pontos, uma diferença de apenas  três pontos do primeiro colocado, Marcos Paulo Machado, de Araguari. Geraldo Majela de Carvalho também se destaca entre os melhores cestinhas, ele é o quarto colocado com 30 pontos.

Primeiríssimo lugar também para a equipe de vôlei feminino, que fechou invicta, com uma diferença de 5 pontos da equipe de Uberaba, a segunda colocada. Os destaques foram para as duas atletas ponteiras do time, Ritiele e Fabíola, que mais pontuaram na fase, com destaque também para a líbero Juliana.

 A equipe de Hand masculino também brilhou e é a vice-campeã do torneio,  com uma diferença de apenas dois pontos da equipe uberabense. Destaque na modalidade para o artilheiro Jair Teles  Gonçalves Santos, com 33 gols e, para o terceiro colocado, João Paulo Cintra Ferreira, com 24 pontos.  

O Handebol feminino, que não foi tão bem na competição, com dois jogos e duas derrotas, é objeto de reportagem nesta edição. Já o Futsal masculino, onde se esperava uma melhor classificação, foi só o terceiro colocado, atrás de Uberlândia e Monte Carmelo. Luiz Guilherme F. de Souza, Juliano Aparecido F. Valentim e Matheus Gomes G. Amorin são os segundos colocados na artilharia com cinco gols. Os primeiros artilheiros fizeram seis gols.  A equipe de futsal feminino ficou na quinta posição.

Na classificação geral da fase microrregional dos Jogos de Minas, Sacramento classificou-se em terceiro lugar, com 55 pontos, perdendo apenas para a campeã geral, Uberaba, com 70 pontos e a vice-campeã, Monte Carmelo, com 56. Uberlândia é a quarta colocado com 34 pontos; Araguari fechou com 32; Patos de Minas, 21, Perdizes 15, e Campos Altos, 7 pontos. 

 

‘Um dos melhores alojamentos

O ET fez um tour nas quadras e alojamentos dos atletas no sábado, oportunidade em que pôde conversar e colher avaliações importantes para eventos futuros. 

Vânia Calábria, da Federação Mineira de Handebol, faz uma avaliação positiva a respeito dos jogos, dos espaços e da performance das equipes. “Fiz a vistoria dos ginásios, não vou dar nota10, porque é a perfeição. Dou nota 9. O atendimento é bom e a contento. É um ambiente gostoso, diferente do que ocorre com cidade grande, como o que fizemos em Uberlândia, aqui as pessoas comparecem e acompanham”. 

Falando sobre as acomodações nas escolas públicas da cidade, Calábria reconheceu o improviso, mas tudo dentro do esperado. “Como sempre ocorre nessas competições, as acomodações são improvisadas, mas tudo vale a pena, quando a alma não é pequena, já dizia Fernando Pessoa, não é mesmo?. Está tudo dentro do esperado para um evento desse tamanho”, afirma.  

Avaliando sua modalidade, o Handebol, a nota data por Vânia Calábria foi um 'bom' apertado. “O Handebol em si, dou nota três, de zero a cinco, e quatro para algumas equipes”, afirma, lamentando:  “O Handebol é um esporte amador que ainda busca o  seu lugar. Está melhorando, mas precisa muito apoio ainda para crescer e são oportunidades como essas que divulgam o esporte, as equipes se entrosam, se conhecem”. 

Para Patrícia Pereira da Silva, de Araguari, a recepção na cidade foi boa, com alojamentos muito bons. “Foi um dos melhores alojamentos que já tivemos, em  uma escola muito boa, apesar de a segurança não ter sido  satisfatória. Mas ainda assim foi um campeonato muito bom, elogiou. 

Carlos Alberto de Queiroz Júnior, diretor de Esportes da Secretaria de Esportes de Uberaba, elogiando o trabalho do secretário de Esportes, Fabrício Stival, fez  também uma avaliação positiva da fase realizada em Sacramento.

“- Muito boa a organização do secretário Fabrício, está de parabéns, desde a recepção às acomodações e as praças esportivas. Fomos muito bem recebidos com nossos mais de 90 atletas e, para nós, tudo tem sido ótimo até agora”, afirma, agradecendo. E, de fato, Uberaba saiu na frente, ficou no topo da classificação geral com 70 pontos. Das oito modalidades venceu quatro: basquete feminino, futsal feminino, handebol feminino e masculino.

 

Luiz Carlos Ferreira Arantes, coordenador da Federação Mineira de Voleibol, elogia o alto nível dos jogos. “Nessa fase tivemos um índice técnico muito bom e que a cada ano vem crescendo, inclusive o número de equipes e aqui pudemos ver que as condições dos ginásios de esportes  são perfeitas”, avalia, ressaltando a importância do esporte para a juventude. “O Esporte é uma das principais formas de educação tanto para a criança como para o jovem. Nada melhor que o esporte para termos bons adultos, por isso a importância dos Jogos de Minas que promovem essa interação e integração de atletas e a  sociedade”. 


Atletas do Handebol reclamam falta de apoio

“Falta muito apoio para o handebol na cidade”, a declaração é da capitã da equipe sacramentana, Ana Carolina de Almeida. “Temos muita vontade e garra para treinar, temos uma ótima técnica, mas apoio da Prefeitura, quase nenhum. Para vocês terem uma ideia, não temos bolas suficientes para os treinos, uniforme, então, nem se fala. E acredito que isso nos prejudicou muito. Entramos muito desmotivadas e perdemos feio. No segundo jogo, lutamos até o último momento e amenizamos a derrota, 8x16”. 

De acordo com Carol, que há cinco anos pratica handebol, a equipe tem uma boa treinadora, o que falta é apoio da Prefeitura. “Somos duas mais velhas na equipe, Milene e eu, as outras meninas começaram no ano passado e já estão mostrando que têm talento, só que falta muito apoio. Treinamos na quadra do Rosário, mas não é fixo, eles vivem cancelando nossos treinos para ceder horário para o vôlei. Tem gente que até fala que é puxa saquismo,  eu não sei se é, só que a gente vem treinar, num horário que estava previamente reservado e, de repente, dizem que não podemos treinar, porque o vôlei precisa do horário. É sempre assim, se precisam de horário, eles tiram do handebol”, reclamam. 

Segundo as atletas, a equipe não compareceu na abertura no Marquezinho, por falta de uniforme. “Não temos uniforme, enquanto as outras modalidades têm dois, três uniformes, até para treinos. Enquanto o vôlei e o futsal participam de vários campeonatos, com liberação de Van para transportar os atletas, o Handebol não tem nada. Não nos dão uma Van para sair e competir. Já treinamos até na areia por falta de espaço. Ou seja, a prefeitura nos largou de lado”, desabafam.

 Apesar da falta de apoio, Carol e Milene afirmam que não desanimam. “Apesar disso tudo e de termos perdido, gostei da experiência, desse contato com outras equipes, coisa que não temos. Atleta precisa disso, precisa competir com outras equipes, para conseguirmos vitórias precisamos disso, de incentivo  e de treinos”, comentou Milene.

 Thainara Rezende, treinadora das equipes de handebol de Sacramento, elogiou o esforço das meninas.  “Fazemos o que podemos, quando temos, porque  as meninas têm garra, vontade e estão motivadas, pelo menos de minha parte. É um grupo novo, treinando juntas há apenas um ano, lutaram, mas, infelizmente, não deu”, mas continuamos na luta”, afirma. 

Feliz com a classificação da equipe masculina, Thainara, que perdeu o título de campeão da fase, no saldo de gols, empatando com Uberaba, no número de pontos ganhos, Thainara reconhece o trabalho realizado pela ex-tecnica Ana Cláudia, a Doida. “A equipe masculina nos deixa muito feliz, uma equipe muita boa, que já vinha com a Ana Cláudia, que fez um bom trabalho. Continuamos o trabalho e empatamos com a forte equipe de Uberaba, a quarta melhor equipe do estado. Vamos para a próxima etapa, temos quase dois meses para nos prepararmos e vamos  aproveitar o tempo  que temos”.

 

 Finalizando, a pivô Milene, veterana na equipe pede ás colegas: “Dedicação, agora é pegar pra valer, levar a sério pra vencer. Na nossa casa tínhamos que mostrar  resultado, agora é correr atrás, fazer a nossa parte e se vier o apoio da Prefeitura, melhor ainda”.