Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escolinha de Futebol do Areião completa sete anos

Edição nº 1424 - 25 Julho 2014

Jogos amistosos entre atletas das categorias de base das Escolinha de Futebol do Areião e Araminas movimentaram o Estádio Juvêncio Bizinoto, na manhã do último domingo, 13, no bairro de Na. Sra. do Perpétuo Socorro. O evento marcou a comemoração dos sete anos de investimentos no projeto pelo técnico Wesley Nascimento (Chicão), que criou a escolinha com o objetivo de promover um trabalho de prevenção às drogas. 

“- O esporte é uma forma de educação e disciplina, especialmente nessa idade, quando os adolescentes são atraídos pelas drogas, motivo pelo qual criamos as categorias sub 11, sub 13 e sub 15, este ano estendido também aos outros clubes tradicionais da cidade, Clube Atlético Sacramentano, Marianos e XIII de Maio, sob o patrocínio da Secretaria de Esportes do município”, justificou.

,De acordo com o treinador, na escolinha  impera o respeito, a disciplina e a orientação. “É sempre estendida uma mão amiga, não almejo que ninguém seja um grande profissional, mas um grande e  bom cidadão no dia a dia”, é o lema de Chicão. 

O pioneiro desse trabalho na cidade foi o técnico Adelásio, quando criou o Mirim do CAS, no início da década de 60, seguido por João Véi. Mais na atualidade, o técnico Chó abriu a Escolinha dos Marianos e lá formou muitos atletas. E, mais recentemente, há sete anos, Chicão tomou para si a tarefa de criar a Escolinha do Areião, este ano estendida para os outros clubes.

“- Foi aqui que comecei meu trabalho, porque não havia treino de crianças no bairro.  Hoje temos  patrocínio para os uniformes e o apoio da Prefeitura”, informou, explicando seu trabalho. 

“- Os meninos chegam, eu estou aqui e enquanto tiver um, eu não saio. Vou às escolas acompanhar as notas, se não estiverem bem na escola, não treinam, não jogam. Se brigarem, não treinam e se não treinam, não jogam. Eles têm que aprender a ter disciplina. E o mais importante é que ninguém é melhor que o outro aqui dentro. Valorizo  o coletivo e eles têm que aprender que a vida é assim, uns pelos outros”, explica,  agradecendo os apoios recebidos.

Do outro lado, o técnico Orizio dos Santos, o Miçanga, que há 12 anos trabalha com a criançada araminense, também com o apoio da Prefeitura. “Eu me aposentei e resolvi fazer alguma coisa pela criançada no esporte. São 60 crianças no futebol, e acredito que o Chicão, eu e outros estamos no caminho certo. As gerações  futuras estão nas nossas mãos e se podemos fazer alguma coisa para tirá-los da rua e das coisas ruins,  temos que  fazer. A Prefeitura fornece  o ônibus e viajamos  com as equipes, não com o intuito de ganhar a partida, mas para  integração, a oportunidade de conhecimento e convivência entre crianças e jovens”.  

No final dos jogos, os promotores recepcionam os atletas com um almoço, em clima de confraternização e amizade.